Lula Molusco

Lula Molusco: análise do personagem de Bob Esponja

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Neste artigo, entenderemos juntos sobre o personagem Lula Molusco, presente na animação Bob Esponja Calça Quadrada.

Falar da animação conhecida como Bob Esponja Calça Quadrada que está completando 22 anos de existência é um desafio motivador, principalmente por não ser um leitor assíduo desse desenho de grande sucesso que tem invadido as telas do cinema e se tornou uma série muito vista na Netflix e também na tv.

Entendendo sobre o personagem Lula Molusco

Meu interesse aqui se baseia na análise dos seus personagens e não na centralidade do próprio Bob Esponja, mas especificamente no Lula Molusco com seu jeito irreverente dentro de uma personalidade que é só dele.

Suas características, seu temperamento, falácias e mania de perfeição são alguns importantes elementos que fazem deste célebre personagem alguém marcante com comportamentos e atitudes que a luz da Psicanálise vale a pena ser analisado detalhadamente, sendo isso o tema desse presente artigo.

Breve histórico da animação

Em 1º de maio de 1999 essa irreverente animação estava sendo lançada, trazendo um contagiante alegria com personagens marcantes com características próprias, onde em pouco tempo conquistou muitos telespectadores, independente da sua geração. Falar desses 22 anos de sucesso nos mostram de uma forma clara que cada personagem tem algo de diferente a nos ensinar dentro de uma história que se passa dentro de um vasto oceano.

Bob Esponja, o personagem central foi criado por Stephen Hillenburg, um biólogo marinho e animador. Segundo consta, em 1984 iniciou os primeiros rascunhos em uma aula quando ministrava biologia marinha na Califórinia, no Instituto Ocean. Anos mais tarde que traços foram inseridos como a calça quadrada, tão marcante e significante que atualmente faz parte da sua característica que sobressai por si mesmo.

Quando olhamos para os desenhos, observamos que duram em média 15 minutos, atualmente já foram traduzidos para mais de 60 idiomas e pode-se dizer que somam quase 250 episódios. Esse grande sucesso repercutiu tão positivamente que seus personagens começaram a ganhar fama até chegarem a tela dos cinemas.

Lula Molusco e a estréia do primeiro filme

A estréia do primeiro filme aconteceu em 2004, sendo escrita, produzida e dirigida pelo seu próprio criador. Porém, em 2015 com o lançamento do filme: Bob Esponja: Um herói fora d’água, Stephen atuou como roteirista e produtor executivo. Stephen Hillenburg, morre devido a esclerose lateral amiotrófica (ELA), em 2018.

Apesar disso, a empresa Nickelodeon continuou produzindo e lançou em 2020 no mês de novembro outro filme chamado: Bob Esponja: O Incrível Resgate, em homenagem ao seu criador. A princípio o filme, era para estar nas telas dos cinemas, mas devido a pandemia foi cancelado, estando disponível no catálogo da Netflix.

Os personagens

Bob Esponja é uma figura excêntrica e muito energética, é na verdade uma divertida esponja, que vive em um abacaxi, tem um vizinho conhecido como Lula Molusco, mau-humorado e ranzinza que vive em uma cabeça da Ilha de Páscoa.

Patrick Estrela é o outro vizinho de Bob Esponja, que o considera seu melhor amigo, que na verade é uma gorda e rosada estrela do mar que vive debaixo de uma enorme pedra.

Leia Também:  Memória: o que é, como funciona?

Esses são os nomes dos personagens que compõem a animação: Bob Esponja, Patrick Estrela, Sandy Bochechas, Seu Siriguejo, Perola Siriguejo, Lula Molusco Tentaculos, Gary Caracol, Plankton, Sra. Puff, Homem Sereia e Mexilhãozinho, Larry a Lagosta, Perch Perkins, Princesa Mindy e Patchy o Pirata.

Análise dos personagens principais

  • Bob Esponja – Considerado muito simpática e engraçada, é uma esponja que ama caçar agua-viva. É cozinheiro e trabalha no Siri Cascudo. Patrick Estrela é seu melhor amigo.
  • Patrick Estrela — Seu melhor amigo é o Bob Esponja, e assim como ele ama caçar água-viva e adora se divertir com ele.
  • Sandy Bochechas — É uma esquilo do Texas que se acha inteligente, usa um tanque de oxigênio para respirar debaixo d’água. Usa um biquíni roxo e verde com babados quando está em casa, é tachada de indecente por alguns peixes.
  • Seu Siriguejo — Dono do restaurante chamado Siri Cascudo, lugar onde Bob Esponja trabalha. É um caranguejo egoísta, ganancioso que ama o dinheiro acima de tudo.
  • Lula Molusco Tentaculos — Odeia o Bob Esponja e o Patrick e não esconde isso deles, mesmo sendo vizinho e trabalhando no Siri Cascudo como caixa. Se autodenomina um grande clarinetista e acredita ser um grande artista.

Apesar de não haver continuidade nos episódios, todos se interagem de uma maneira ou de outra, mas em meio a conflitos e confusões, sempre se esforçam no final para que tudo fique bem. A animação na verdade tem a ver com a natureza infantil do Bob Esponja e seu melhor amigo, Patrick Estrela, embora adultos, possuem uma inocência muito comum nas crianças.

O Lula Molusco

Todos os personagens são plausíveis de admiração, mas particularmente o Lula Molusco é meu preferido, não apenas pela sua irreverência, mas por suas características que fazem dele um dos mais comentados e conhecidos até mais que o próprio Bob Esponja que é o elemento central dessa animação. Lula Molusco é um polvo de aproximadamente 40 anos que trabalha de caixa no Siri Cascudo.

É negativo ao extremo, sua voz é anasalada, anda sempre entediado e possui manias excêntricas. Acredita que todas à sua volta são insuportáveis, principalmente seu vizinho Bob Esponja que está sempre alegre e seu amigo Patrick Estrela que o considera lerdo demais. Além disso, é um centralizador, tem mania de perfeccionista onde gosta de tudo arrumado e se incomoda por estar fora do lugar as coisas principalmente em sua casa.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Impaciente, intolerante, insatisfeito e controlador são algumas das características presentes nesse personagem que representa bem nosso cotidiano. É de certa forma pouco egoísta, sínico e bipolar, demonstrando as vezes nenhuma preocupação com as pessoas em sua volta, cuilpando sempre alguém por tudo que acontece errado, além desse notório cinismo apresenta também postura de superioridade especialmente com o própio Bob Esponja fazendo questão de provocá-lo.

    O Lula Molusco e nós mesmos

    Fazendo uma análise desse personagens podemos tirar algumas conclusões que são importantes:

    • Ele trabalha em um emprego que não gosta e sempre diz de uma forma clara que está ali porque precisa pagar seu aluguel;
    • Tem sonho de ser um grande músico, um artista e, apesar de ter um gosto pela música e pela arte apurado, ninguém o entende;
    • Considera seu trabalho mediano, não dá muita importância e o faz praticamente de má vontade. Como fica na sua, trabalha de uma maneira que não deixa ninguém criticá-lo;
    • Faz tudo o que gosta sempre na sua casa, onde está pintando, vendo televisão ou ainda tocando sua clarineta desafinadamente.
    Leia Também:  Conceito de Cidadania: significado, história (resumo)

    Por ser caseiro, mostra que a vida adulta para ele é cansativa, onde prefere sua casa do que conhecer e vislumbrar o restante do mundo. De alguma forma, o Lula Molusco somos nós.

    Conclusão

    Estamos cansados em todo tempo, vivemos entediados, ficamos em casa à vontade, trabalhamos para sobrevivermos e dificilmente é algo prazeroso, estamos fechados para as coisas do mundo e as pessoas à nossa volta deixa-nos irritados sem qualquer motivo e sem perceber tornamo-nos centralizadores onde achamos que somos perfeitos, intocáveis e que o problema é nos outros e não em nós mesmos.

    Por fim, apesar de identificar o mal humor do Lula Molusco e ser um meme, é notório perceber que possui diversos problemas em sua personalidade, fato esse muito comum em meio à sociedade em que vivemos.

    Referências

    https://www.em.com.br -https://wikiesponja.fandom.com/ptbr/wiki – https://medium.com/@bebedisco/na-vida-adulta-somos-o-lula-molusco – https://jornerds.com

    O presente artigo foi escrito por Cláudio Néris B. Fernandes([email protected]).Arte-educador, Arteterapeuta, estudante de Neuropsicopedagogia e de Psicanálise Clínica.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *