máscara de La Casa de Papel

Máscara de La Casa de Papel: homenagem a Dalí

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Você sabe de onde vem a Máscara de La Casa de Papel ? A máscara de Salvador Dalí na série espanhola La casa de papel é uma grande tentativa de homenagem e respeito, pois reproduz uma caricatura do rosto de Dalí.

Salvador Dali e a Máscara de La Casa de Papel

Salvador Dali, pintor espanhol que fazia questão de promover a si mesmo, foi um surrealista com uma técnica única que ao observar suas ilustres obras não fica claro a intensão desse irreverente artista no que diz respeito às suas obras. Na maioria das vezes pensamos que é de caráter provocativo, mas quando observamos todas as suas obras percebemos uma genialidade misturada com certa alucinação que faz dele uma figura extravagante dotada de um talento ímpar que merece ser destacado.

Não é exagero considerá-lo como um dos principais artistas do século XX ou porque não dizer que foi uns dois maiores artistas plásticos já existentes. Sendo pintor e escultor deixou suas marcas extravagantes, mas com muita genialidade em diversas obras que até hoje decifrá-los é um tanto complexo devido sua capacidade criativa carregado de mistérios que lembram alucinações.

A pequena cidade catalã de Figueras (Catalunha), no dia 11 de maio de 1904, foi presentiada com o nascimento de Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, ao qual desde cedo já mostrou um grande talento artístico, falecendo no dia 23 de janeiro de 1989. Foi considerado por muitos como louco, excêntrico, amoral.

Ainda sobre Salvador Dali e a Máscara de La Casa de Papel

Sua autobiografia diz que durante a infância, tinha atitudes perturbadores, além de estar sempre com raiva. É notório imaginar como cresceu num ambiente assombroso e de certo modo estranho, demonstrou isso de uma forma muito clara em muitas obras retratadas durante toda a sua vida. Principais características do estilo artístico de Dalí:

  • Presença de elementos psicológicos em suas obras de arte.
  • Sua obra foi muito diversificada. Além das pinturas e esculturas, trabalhou também com fotografia, cinema, ilustração e literatura.
  • Presença, principalmente em suas pinturas, de aspectos oníricos (ligados à natureza dos sonhos). – Imagens consideradas bizarras.
  • Recebeu influência de artistas do classicismo.
  • Obras marcadas por grande qualidade plástica.
  • Dalí criou também poemas surrealistas.

Esse gênio do movimento chamado Surrealismo, criava o que ele mesmo chamou de “fotografias de sonhos pintadas à mão”, tinha um método único e desejava transcender o mundo da razão para o mundo dos sonhos acreditando que seria possível através da sua arte.

Máscara de La Casa de Papel, Salvador Dalí e o movimento surrealista

Ele escreveu, “O verdadeiro pintor é aquele capaz de pintar cenas extraordinárias no meio de um deserto vazio. O verdadeiro pintor é aquele capaz de pintar pacientemente uma pera cercado pelos tumultos da história”. – Salvador Dalí – Seus pensamentos, seus delírios, sua forma de mostrar seus trabalhos, mostravam muito mais que um artista extravagante e genial, mas sim, um grande explorador da psique, alguém que ousava sonhar que fazia questão de trazer à tona elementos mais escondidos do seu inconsciente transformados em linhas e cores em desenhos completamente bizarros.

Leia Também:  Religião, Deus e Psicanálise

Quando vemos a série La Casa de Papel observa-se que bandidos usam macacões vermelhos e máscaras de Salvador Dalí. A escolha pela máscara de Salvador Dalí tem relação com o orgulho espanhol. O vermelho usado pelos assaltantes é frequentemente associado a revoluções.

O pintor é o principal nome do movimento surrealista do século 20 e apesar de ser ligado muito à França, o famoso nasceu na Espanha. Outro ponto é que o trabalho de Salvador Dalí era considerado rebelde. É mais uma identificação com os assaltantes de La Casa de Papel.

Considerações finais

Esta série espanhola foi produzida pela Atresmedia e posteriormente adquirida pela Netflix, onde se tornou um fenômeno de audiência. Mas algo que me chama a atenção é a seguinte indagação: Porque Salvador Dali? Seria por causa da sua extravagância? Pela sua genialidade? Ou pelas “loucuras” mostradas em sua arte?

Entendo que isso teve tão grande repercussão que há diversos sites comercializando essas máscaras, que torcidas a usam como forma de protesto contra seu time ou até mesmo na política.

É difícil encontrar uma resposta, pois a complexidade desse excepcional artista não pode ser enaltecida apenas em uma máscara ou em entrelinhas mostradas em uma série, mas se realmente houve essa intenção deveria ser melhor explorado, pois os diversos elementos contidos em sua obra são um rico material ainda a ser explorado.

Referências

https://www.suapesquisa.com/biografias/salvador_dali.htm – https://conhecimentocientifico.r7.com/salvador-dali/ – https://amenteemaravilhosa.com.br/metodo-de-dali-despertar-criatividade/ – https://observatoriodocinema.uol.com.br/series-e-tv/2020/04/por-que-usam-mascaras-de-salvador-dali-e-macacoes-vermelhos-em-la-casa-de-papel-veja

O presente artigo foi escrito por Cláudio Néris Baes Fernandes[[email protected]]. Arte educador, arteterapeuta e estudante de Psicanálise Clínica.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *