Negativismo

Negativismo: o que é e como combatê-lo?

Posted on Posted in Conceitos e Significados

O que é negativismo, qual o significado da palavra? Como combater o negativismo em prol de uma vida mais saudável? Venha conosco para entender os comportamentos das pessoas negativistas, evitar o negativismo em você e saber como lidar e ajudar pessoas assim.

Definição de negativismo

Se buscarmos no dicionário encontraremos a seguinte definição para negativismo: “Espírito de negação sistemática, comportamento que consiste em dizer não, sempre ou frequentemente às ideias, solicitações ou propostas dos outros, encontramos também “atitude de quem espera sempre que o pior aconteça, pessimismo”.

Muitas vezes nos pegamos dizendo que essa ou aquela pessoa é muito negativa ou nós mesmos percebemos que na maioria das vezes temos pensamentos muito negativos a respeito das situações que acontecem em nossa vida.

Por que somos tão negativos?

Nosso cérebro tem uma tendência ao negativismo. Antigamente nossos ancestrais viviam em estado de atenção esperando pelo ataque, essa postura garantia muitas vezes a sua sobrevivência, mas também deixava o cérebro em constante estado de alerta, com medo, esperando sempre que algo de ruim acontecesse. Dessa forma condicionamos nosso cérebro a esperar sempre pelo pior.

Quando passamos por um momento agradável ou quando conquistamos algo que estávamos buscando, nossa satisfação tende a passar muito rapidamente, por exemplo, conseguimos comprar aquele carro que tanto queríamos, ficamos felizes é claro, mas essa felicidade tende a passar tão rápido que nos esquecemos das coisas que nos privamos e de como nos empenhamos para fazer essa conquista.

Ao contrário, quando nos acontecesse algo de ruim, esse fato muitas vezes impacta todas as áreas da nossa vida, como se tudo em nossa vida estivesse errado, nos culpamos, lamentamos e imaginamos o que de ruim ainda pode acontecer conosco. Dessa forma, observamos que focamos muito mais nossa atenção naquilo que acontece de ruim em nossa vida do que nos acontecimentos positivos.

Exemplo de negativismo

Por exemplo: Acordamos nos sentindo bem, tomamos um bom café da manhã, fazemos nossa atividade física, encontramos a pista livre a caminho do trabalho, durante a manhã conseguimos finalizar com sucesso todas as nossas pendências, comemos nosso prato preferido na hora do almoço, podemos perceber que até agora tivemos um dia bom, se no entanto ao retornarmos do almoço nosso chefe nos chama e faz observações negativas acerca de um relatório.

Provavelmente no resto do dia nos sentiremos chateados e desmotivados esquecendo completamente como foi o restante do dia focando apenas nesse fato negativo, se a noite alguém nos pergunta como foi nosso dia, tenderemos a falar apenas desse momento negativo sem pensar nos momentos positivos que tivemos ao longo do dia.

Por que algumas pessoas são mais otimistas do que outras?

Algumas pessoas parecem naturalmente extrair sempre o lado bom até das situações mais desafiadoras, essas pessoas tem uma propensão maior para o otimismo.

Não existe uma única explicação para esse fato, mas o ambiente em que foi educada pode ter contribuído para o desenvolvimento de um comportamento mais positivo diante da vida, crescer ouvindo frases motivadoras e de incentivo fortalece crenças mais positivas.

Leia Também:  Trilogia das Cores: 10 dicas para entender Kieslowski

Ao contrário, crescer em um ambiente excessivamente crítico, ouvindo frases como “não se arrisque pois não dará certo” ou “ você fracassou novamente” não cria uma atmosfera favorável para o desenvolvimento de pensamentos positivos.

É possível se tornar uma pessoa mais otimista?

Simplesmente repetir que se é otimista ou adotar frases feitas sem atitudes concretas não tornará uma pessoa negativa uma pessoa otimista. A mentalidade negativa foi construída ao longo da vida do indivíduo e para alterar os padrões de pensamento nosso cérebro precisa ser treinado para isso, mas é claro que é possível fazer essa mudança, mas é preciso praticar diariamente, e aos poucos o negativismo deixará de ocupar o papel principal na mente do indivíduo.

Abaixo dicas de como treinar a mente para ter pensamentos mais positivos:

  • Fuja das notícias sensacionalistas

A mente negativa tende a procurar notícias trágicas muitas vezes com riqueza de detalhes que só contribuem para que a mente se torne ainda mais negativa, procure buscar notícias que vão agregar valor à sua vida pessoal ou profissional, não se trata de se alienar, mas de procurar notícias de qualidade e não aquelas notícias que tem como único objetivo ganhar audiência.

  • Pratique atividade física

Ao praticarmos atividade física nosso corpo libera endorfina, essa substância traz sensação de bem-estar no nosso corpo, além disso a prática de exercícios aumenta nossa autoestima, nos sentindo bem conosco teremos maiores chances de ver o mundo de forma mais positiva também.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    • Cultive bons relacionamentos

    Estabeleça um limite quando tiver que lidar com pessoas negativas, que reclamam de tudo, colocam dificuldade em todas as situações, criticam tudo e todos. Se quer melhorar a qualidade dos seus pensamentos procurem conviver com pessoas mais positivas, que apesar das adversidades procuram focar na solução e não só nos problemas.

    • Mude o foco

    Os pensamentos não mudam de uma hora para outra, quando perceber que os pensamentos negativos estão tomando conta da sua mente, procure contextualizar a situação, na maioria das vezes o negativismo traz muitas ideias fantasiosas maximizando os problemas.

    Procure mudar o foco, realizar uma atividade que exija sua atenção, pense em algo bom que esteja acontecendo em sua vida, assim o pensamento negativo vai perdendo força.

    • Trabalhe o equilíbrio emocional

    Adversidades e desafios sempre vão existir na vida de todos nós, não temos controle sobre tudo, pratique o autoconhecimento para que você esteja melhor preparado para lidar com os momentos desafiadores quando eles vierem.

    • Pratique a gratidão

    Não olhe apenas para o que deu errado, observe tudo de bom que você tem na sua vida. Um problema no trabalho não quer dizer que sua vida inteira esteja com problema.

    Conclusão

    Saiba separar as coisas, tire a energia positiva das coisas que estão indo bem e foque no que pode fazer para melhorar aquilo que não está caminhando satisfatoriamente.

    Caso perceba que seus pensamentos negativos estão impactando muito em sua qualidade de vida, busque ajuda profissional, um psicólogo ou psicanalista pode ajudá-lo a construir uma mente mais positiva que trará benefícios em todas as áreas da sua vida.

    O presente artigo foi escrito por Vera Rocha([email protected]), coach, atuando na área de Gestão de Pessoas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *