organizar a vida

Organizar a vida: 6 ideias que realmente funcionam

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Está à procura de ideias realmente boas para organizar a vida? Não se preocupe mais com isso, pois separamos 6 ótimos direcionamentos que vão te ajudar a entrar nos eixos, ter uma rotina com mais bem-estar e viver com mais leveza. Confira!

Por que você deveria estar organizando a vida?

Atribui-se a Clarice Lispector uma citação que diz o seguinte: “há um mau gosto na desordem de viver”. Se você conviver com uma pessoa extremamente desorganizada por mais de uma semana, com certeza concordará com essa afirmação.

Uma pessoa desorganizada não lembra dos compromissos que assume, chega atrasada, não demonstra o menor respeito pelo tempo dos outros e vive desapontando alguém. 

Por outro lado, se você se colocar no lugar de alguém com problemas de desorganização, verá que levar uma vida assim é muito difícil. 

Você não quer desapontar ninguém, mas seus compromissos são tantos que é impossível satisfazer a todos. Nada que você faz realmente sai excelente, o que te leva a questionar se você é competente em suas atribuições.

O que é organização

Em linhas gerais, saber organizar a vida é ser um bom gestor do seu tempo. Isso significa que você consegue controlar o que acontece durante as 24 horas do seu dia, os 7 dias da sua semana e os 365 dias do seu ano.

Ademais, você lida bem com imprevistos, está ciente da rotina de quem convive com você (cônjuge, filhos, colegas de trabalho) e não assume mais do que o essencial porque entende o quão precioso é o seu tempo.

Você é alguém que sabe priorizar, isto é, sabe o que merece a sua atenção e se dedica a poucas coisas por vez. Dessa forma, é capaz de conquistar a excelência em tudo o que faz – justamente porque faz pouco.

Este não é um cenário desejável, tanto do ponto de vista de quem convive com uma pessoa desorganizada quanto da perspectiva de quem não consegue gerir bem a própria vida?

Sem mais delongas, confira 6 ideias para organizar a vida que vão funcionar!

Se organizar a vida é uma das suas metas, confira as dicas que preparamos. Certamente elas te ajudarão a sair de um estado de ineficiência e mediocridade para uma rotina de bem-estar, autorrealização e muito mais leveza.

1 – Cuide de sua saúde física

Começamos a nossa série de dicas pelo lado de dentro. Para muita gente, o processo de se organizar envolve uma visita a uma papelaria para comprar canetas, agendas e blocos de papel. 

No entanto, o primeiro passo para uma vida verdadeiramente organizada é a procura por uma organização interna, isto é, começa pela saúde!

Se você fizer uma rápida análise sobre como está a saúde do seu corpo hoje, qual o seu diagnóstico? 

Caso não seja uma pessoa saudável, comece por aí. 

A prática de exercícios físicos estimula o foco, a atenção e a memória. Estas são coisas que certamente você desejará para garantir uma rotina com mais organização, não é verdade?

2 – Cuide de sua saúde mental

Um outro aspecto da organização interna para você que quer organizar a vida é a saúde mental. Você consegue imaginar o porquê?

Lembre-se que o ato de organizar confere certa previsibilidade para o dia a dia, porém, a vida é bastante imprevisível. Sem cuidar da saúde mental, a qualquer sinal de um imprevisto ou de algo que saia do plano, você sofrerá com sintomas de estresse e ansiedade.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Sem um cuidado bacana com essa parte do seu organismo, você pode acabar desenvolvendo transtornos e doenças graves. Assim sendo, cuide da sua mente e das suas emoções!

    3 – Invista na qualidade do seu sono

    Anda dormindo pouco para conseguir dar conta de mais atividades? Infelizmente precisamos te informar que esse hábito fará mais mal do que bem no médio e longo prazo.

    Para muitas pessoas, o sono atrapalha a produtividade. No entanto, pensa-se assim por ignorância, falta de informação. 

    Na realidade, o descanso do corpo e da mente contribui com uma produtividade sadia e atenta. Dormindo bem você também ganha mais foco, atenção e rapidez no raciocínio. 

    Leia Também:  Bom Dia: 30 melhores mensagens para você enviar

    Além disso, leva a vida com menos estresse e mais bom humor.

    4 – Exercite a disciplina em momentos simples da sua rotina

    Se você é uma pessoa desorganizada porque não tem disciplina em algumas áreas da vida, esse é um problema que merece atenção. Talvez o seu problema seja o atraso em compromissos familiares, o não cumprimento de prazos no trabalho, uma casa que você não consegue manter arrumada etc.

    Há vários hábitos que fazem uma pessoa não se sentir uma boa gestora do tempo e da vida. O importante aqui é você reconhecer o que te afeta e o que afeta quem convive com você. 

    Comece por aí, investigando o que pode ser feito para que você vá caminhando na direção da pontualidade, da limpeza e do que mais você deseja para si.

    5 – Evite usar muitos métodos e materiais de organização

    Essa é uma das dicas mais importantes que podemos dar para quem quer organizar a vida. Sabemos que com tantos profissionais e métodos despontando todos os dias nas redes sociais, é tentador aplicar tudo o que vemos em nossa realidade. 

    No entanto, ao seguir vários métodos, você acaba não se comprometendo com nenhum, o que leva ao abandono da missão de se organizar sempre que percebe que está mais desorganizado do que nunca.

    Escolha apenas um método para o problema de desorganização específico que você tem. Então, siga por um período pré-determinado. Contudo, se o problema não se resolver, teste outra coisa e faça esse processo de teste e análise até ver que a organização se concretizou.

    6 – Aprenda a focar em poucos projetos por vez

    Por último, uma das dicas mais valiosas sobre organizar a vida é: aprenda a priorizar. Nem tudo é prioridade todo dia, logo, você não precisa viver como se fosse. Ademais, o excesso de atividades e preocupações é um ladrão de organização, produtividade e bem-estar. 

    Não é todo dia que a sua casa precisa estar impecável. Você não precisa assumir toda e qualquer oportunidade profissional que aparece só para mostrar serviço. 

    Ademais, de vez em quando, sua família precisará entender que é tempo de se dedicar mais ao trabalho porque essa dedicação maior não durará para sempre. A gestão eficiente da vida está aí, na habilidade de equilibrar responsabilidades dentro de um limite de tempo. Quanto menos itens você precisar manter no ar, melhor.

    Considerações finais sobre como organizar a vida efetivamente

    Esperamos que, com este artigo, você tenha descoberto ideias eficientes para organizar a vida. Gerenciar o tempo e as responsabilidades não é fácil mesmo, então deixe de lado a culpa para investir em práticas efetivas e que vão ajudar.

    Recomendamos, por fim, que você busque entender como organizar a vida a partir da perspectiva da psicanálise. Há décadas milhares de pessoas buscam o auxílio do método terapêutico de Sigmund Freud para viverem melhor. Em nosso curso 100% online de Psicanálise Clínica, ensinamos o que você precisa saber para aplicar em sua vida pessoal e, se quiser, poderá até clinicar! Confira!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.