Personalidade forte: comparamos vantagens e desvantagens

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

A independência comportamental de muitas pessoas, por vezes, acaba sendo mal interpretada. Se não são vistos como sinônimos de arrogância, são vistos como dominadores, duros e incompreensíveis, mas tudo não passa de um equívoco. A partir de nossa breve análise, confira os prós e contras de uma personalidade forte e tire novas conclusões a respeito.

Quem tem personalidade forte se preocupa com suas amizades

Por conta da personalidade forte, uma pessoa não se deixa influenciar pelos demais. Essas pessoas acabam por tentar moldar o que este pensa, tentando conduzir de forma disciplinada a sua vida. Com isso, o indivíduo com personalidade mais vigorosa escolhe a dedo com quem vai se relacionar. Talvez, por isso, passe uma imagem de antipatia.

Intolerância

Infelizmente, quem tem personalidade forte acaba passando uma imagem de intolerância aos demais. Isso porque o mesmo não aceita eventos ou situações muito superficiais. Por conta desse nível de cobrança, os outros passam a evitar encará-lo em qualquer tipo de atividade pessoal ou laboral.

Sensibilidade e profundidade de convicção

Entretanto, já que não são dados a situações superficiais, optam por serem profundos o quanto podem. Facilmente, encadeamos uma conversa enriquecedora e construtiva quando mantemos contato, mesmo que por um curto período de tempo, conhecemos há tempos esses indivíduos. Ainda que tenham uma postura um pouco prepotente, abrem espaço para conversas e correspondências.

A personalidade forte não aceita as desculpas dos outros

Por serem extremamente motivadas e sérias com suas responsabilidades, as pessoas de personalidade mais forte se irritam quando alguém apresenta desculpas para suas negligências. Para eles, o lamento é desperdício de tempo e não vale a pena reclamar de algo. Assim, procuram partir para ação. Quem faz o contrário pode ser visto como alguém sem resiliência.

Ausência de lamento na hora de procurar por soluções

Continuando, ao invés de se entregarem às circunstâncias, alguém de personalidade mais proeminente vai à ação. Concentram a sua energia na mudança de status que possuem no momento. Eles costumam ser bem engenhosos, quando estão diante de um problema. Com isso, enxergamos outras habilidades bem vantajosas neles, como:

  • Criatividade

Eles usam o que possuem à mão, otimizando as suas opções e chances de sucesso de forma original. Caso não tenham o que precisam, acabam por criar condições para que as oportunidades cheguem. Assim, independente do tempo que necessitem, improvisarão suas ferramentas de trabalho.

  • Ousadia

Eles costumam ir na contramão da maioria, porque acreditam que determinada coisa pode dar certo com o empenho correto. Por conta disso, se mostram ousados em suas escolhas, demonstrando uma coragem rígida e direcionada. Assim, mesmo que enfrentem desafios, encontram um caminho para superá-los a partir da ousadia.

  • Cansam-se facilmente

Por causa de sua postura, quem tem personalidade forte acaba se cansando facilmente. Isso porque os mesmos são mais pró-ativos em relação aos desafios do mundo. Graças a isso, acabam se exaurindo com extrema facilidade. Ainda assim, embora esteja cansado, não abre mão do que tem vontade.

  • Sabem ouvir

Esse grupo de pessoas se propõem a ouvir de verdade os outros, porque enxergam possibilidades. Entretanto, o seu interesse genuíno em ouvir algo que o outro tem a dizer acaba assustando. Não somos acostumados a conversar de forma tão encorajadora com alguém desse tipo. Ainda que faça algo bom, pode acabar sendo mal-interpretado.

  • Isola-se com muita facilidade

Graças à forma como este sujeito pensa e age, pode acabar se isolando do restante do grupo. Isso porque, dada à confiança que tem, acaba servindo de apoio aos demais. Com isso, já que espera ser cobrado por algo, essa pessoa prefere ficar em algum canto ou mesmo em casa. Mesmo que não pareça, ela também é sensível.

Leia Também:  Satiríase: o que é, quais sintomas?

Não há uma procura desmedida por holofotes

Existe uma autoconfiança sadia que o impele a ser autossuficiente sem dar atenção ao que os outros pensam. Assim, este não visa chamar a atenção para si, porque sabe que não precisa disso. Erroneamente, algumas pessoas acreditam que alguém de personalidade forte procura chamar atenção, mas isso não reflete a verdade.

O que acontece de verdade é que esta pessoa entrega o que tem de mais natural em si mesmo. Dessa forma, os outros conhecem de perto a essência dele, respeitando-o e  valorizando-o por isso. Essa figura carrega habilidades intelectuais e emotivas que são apreciadas pela maioria.

Dificuldade na compreensão de sentimentos simples

Por fim, infelizmente, quem possui personalidade forte não consegue entender reações humanas mais simples. Isso porque, dada a forma como sua mente é construída, esse não dá a mesma importância a algumas coisas como outras pessoas fazem. Dessa forma, fica difícil a compreensão de:

  • Medos

Seu controle excessivo não deixa que ele se abale por conta de receios menores. Dessa forma, pode até parecer indiferente às situações que os outros vivem. Todavia, o mesmo não entende, de verdade, como alguém se deixa se abater por aquilo. Ele não consegue compreender que cada pessoa é resiliente ao seu modo.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    • Desejos

    Todos nós temos desejos triviais e que nos satisfazem de forma plena, mesmo sendo pequenos. Alguém com uma postura mais forte não carrega a mesma perspectiva que este grupo. Para ele, é como se coisas grandes possuíssem um valor equivalente ao das pequenas.

    Comentários finais sobre ter uma personalidade forte

    Como mencionamos acima, pessoas com personalidade forte deixam uma grande impressão por onde passam. Seu comportamento condensa bem toda a segurança e ponto de vista que este carrega. Por conta disso, os mesmos podem acabar sendo mal-interpretados. Mesmo que não saibam, são vistos como arrogantes e/ou indesejados.

    Como deve ter visto, tudo não passa de um equívoco. Claro que esse grupo possui suas falhas naturais e isso é comum a todos. Mesmo assim, também carregam suas qualidades e todos nós podemos nos inspirar nelas. Em suma, trata-se de uma grande questão de perspectiva. Nós escolhemos o que queremos ver, e não o que se precisa enxergar.

    Para que entenda melhor como a personalidade dessas pessoas é construída, inscreva- se em nosso curso 100% online de Psicanálise. A partir de seu conteúdo, você entenderá os gatilhos que motivam os indivíduos a serem como são. Assim, cada comportamento é estudado e entendido corretamente. Sem contar que também trabalhará seu autoconhecimento.

    Nossas aulas são totalmente online, permitindo que se tenha o máximo de conforto possível. Isso porque você pode estudar quando e onde for melhor para você, sem atrapalhar a sua rotina. Desse modo, você pode organizar a sua própria grade de estudos sem se preocupar com atrasos ou chamadas. Além disso, contará com o apoio contínuo de nossos professores.

    Nossa equipe é composta pelos melhores profissionais disponíveis no mercado. O diferencial é que eles te desafiarão de forma sadia, a fim de explorarem o máximo do seu potencial. Ao fim do curso, terá em mãos um certificado impresso que registra sua trajetória conosco. Por meio dele, comprovará a sua rica formação na área.

    Leia Também:  Interpretação de sonhar com besouro

    Obtenha a ferramenta para mudar o rumo de suas atividades e melhorar exponencialmente sua vida, especialmente se você tem uma personalidade forte. Faça nosso curso de Psicanálise!

    One thought on “Personalidade forte: comparamos vantagens e desvantagens

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *