Por que uma pessoa se isola

Por que uma pessoa se isola?

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Vários fatores nos fazem entender por que uma pessoa se isola, porém acredito que de alguma forma todas as pessoas que se isolam estão carregando algum tipo de medo ou talvez algum tipo de trauma que as conduziu até o isolamento.

Por que uma pessoa se isola e o que é se isolar

Segundo o dicionário, o medo é “o estado emocional resultante da consciência de perigo ou de ameaça, reais, hipotéticos ou imaginários”. Viva sem medo e não se isole Baseado na definição dada pelo dicionário a respeito do medo e acreditando que uma pessoa se isola por estar com medo de alguma coisa eu gostaria de citar alguns exemplos que podem nos ajudar a pensar a respeito disso. Isolamento por consciência de perigo ou ameaça reais: A Bíblia fala a respeito de um profeta chamado Elias que desafiou 400 outros profetas chamados profetas de baal, nesse desafio o Deus que respondesse com fogo seria o verdadeiro Deus.

Dessa forma aqueles que estivessem servindo ao Deus falso deveriam morrer, de acordo com a História o Deus de Elias fez cair fogo do céu enquanto o deus baal não respondeu nada e então os seguidores de baal foram mortos. Meu ponto aqui é que o profeta Elias não demonstrou nenhum medo ao se posicionar diante dos profetas de baal, porém, após esse feito, uma mulher chamada Jezabel disse que mataria o profeta Elias, então, esse mesmo profeta que não temeu 400 profetas teve medo de ser morto por Jezabel e fugiu isolando-se em uma caverna até o dia em que Deus falou com ele a respeito de tudo que ele estava vivendo e ordenou que ele retomasse sua missão.

Aqui podemos perceber o isolamento devido a consciência de um perigo real. Isolamento por consciência de perigo ou ameaça hipotéticos: Um exemplo de perigo hipotético que o mundo está vivendo é o isolamento devido ao perigo de contágio do covid-19. Digo que é hipotético porque não necessariamente uma pessoa que não faz o isolamento contrai o virus e da mesma forma, não necessariamente uma pessoa que faz o isolamento deixa de contrair o vírus, dessa forma, existe um perigo hipotético de que se uma pessoa não se isola ela vai contrair o vírus.

Por que uma pessoa se isola com medo do covid-19

O fato é que, devido ao medo de se contaminar milhares de pessoas pelo mundo se isolaram seja dentro de casa, seja indo morar em algum lugar distante de tudo e de todos, muitas empresas mudaram a rotina de trabalho para home office e a rotina das pessoas mudou radicalmente trazendo uma série de prejuízos na saúde, na economia e em várias áreas. O isolamento devido ao medo do covid-19 acabou por desencadear uma série de doenças em muitas pessoas, isso porque, para muitos, viver isolado é extremamente difícil.

Mesmo com o surgimento da vacina, outros medos vão tomando conta da mente das pessoas e causando doenças, medo por exemplo da vacina não ser 100 eficaz contra o vírus, medo das coisas não voltarem mais a sua normalidade, medo de um colapso no mundo. Nesse sentido é preciso buscar um equilíbrio para se manter calmo diante das diversas situações que a vida nos apresenta e seguir em frente. Isolamento por consciência de perigo ou ameaça imaginários: O que seria um perigo imaginário?


Leia Também:  Fetiche do corpo transgênero

Curso de Formação em Psicanálise Clínica EAD


Perigos imaginários são aqueles criados por nós mesmos e que desencadeiam em nós um estado de alerta, estado esse que nosso corpo desencadeia sempre que estamos em alerta, então, nosso coração bombeia o sangue mais rápido para o caso de ser preciso correr mais rápido por exemplo.

Considerações finais

O problema é que esses perigos imaginários não se resolvem correndo mais rápido ou respirando aceleradamente, são questões que se resolvem intelectualmente, e aí está o problema porque esses são perigos nos quais o gasto de energia é inútil, por exemplo: Vou ser demitido no fim do ano? Minha esposa vai me abandonar? Alguém vai me perseguir na rua? Tudo isso desencadeia reações no nosso corpo provocando picos de pressão arterial que não têm sentido algum, já que não vamos ter que sair correndo.

Acredito que a mesma energia que dedicamos para desencadear o medo também podemos usar para desencadear um estado de calmaria e dessa forma frear as consequências que o medo traz. Pessoas que vivem esses medos imaginários podem buscar o isolamento como forma de se sentirem mais protegidas. Penso que o isolamento deve ser evitado a todo custo para que se possa ter uma mente saudável e dessa forma desfrutar da vida com mais qualidade.

Com certeza existem outros fatores que podem levar uma pessoa a buscar o isolamento, fatores como algo ocorrido ao longo da vida, algum tipo de decepção com outras pessoas, traumas de infância, dentre outras coisas, porém é importante buscar ajuda para que isso não se transforme em um estilo de vida e traga prejuízos à saúde e em outras áreas da vida. Sempre é possível superar as situações que acontecem na vida e se isolar não é a solução.

O presente artigo foi escrito por Reginaldo C. Santos ([email protected]). Criador do site https://atetocaroceu.herokuapp.com/, Psicanalista, Pastor, Tecladista, Analista de sistemas, formado em Ciência da Computação pela faculdade Pitágoras e em Psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica. Casado há mais de 20 anos minha família é minha maior conquista. Entre em contato por e-mail.

5 thoughts on “Por que uma pessoa se isola?

  1. O noticiário Covid-19 virou “tocar o terror”! Como muitas pessoas passaram esses dois anos sem se vacinarem, ontem uma jornalista deixou “escapar” uma “necessidade de ter que acreditar” na vacina como “um amuleto” ao ler a notícia que “não vacinados” estão tendo pior quadro da doença. Só faltou ela concluir “é isso”! A situação de atrelar “medicações e afins” como “blindagem ao adoecimento” tem levado muitos ao adoecimento mental, inclusive com abstinência sexual, a “reboque”! Já ouvi em caminhada, de um marido, que além do “estranhamento” dos casais em terem o mesmo ambiente de trabalho (home office) teve cônjuge que evitou relações sexuais, ainda que tivessem os dois , direto, na residência. Há também uma tese, da adversidade, colocando ter sido mais difícil, os relacionamentos homo afetivos, no lockdown. Não vejo assim, o tal “marido” que encontrei na caminhada, ficamos amigos íntimos e, quando viemos a transar ele parecia “iniciante” na vida sexual, porém, estava é descendo do “armário”: deixou aflorar a Bissexualidade!

  2. Gosto de me isolar para dar um tempo e pensar, são tantas informações. Principalmente com o uso de tecnologias. Nossa ente fica a mil o tempo todo, preciso de espaço para respirar.

  3. Eu gosto de me isolar, porque gosto de ficar só pra arrumar alguma coisa que ficam pendente. Gosto de por terra em minhas plantas. Podar minha plantas … E porque realmente gosto de verdade da minha companhia. Tenho que me políciar pra não me insolar muito! Mesmo porque no dia de minha folga é importante me socializar e interagir com outras pessoas. Minhas duas filhas e meu Neto de 6 anos que moram perto de mim.

  4. Muito bom comentário! O perigo de se isolar é quando se torna permanente, aí vira doença. O ser humano não foi feito para estar só! Um exemplo temos nos registro antigo que o Divino Criador, depois de ter criado o homem, disse: “Não é bom que o homem fique sozinho, Farei uma mulher, que o ajude e o complete.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.