procurar ajuda

Procurar ajuda: como saber quando chegou a hora?

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Saiba com o artigo a seguir o momento para procurar ajuda. Falando da minha área em especial, a psicanálise se ocupa do amor e do ódio, dos sofrimentos e dos prazeres, de nossa fala, sonhos e de nossas fantasias. Ela se ocupa principalmente em resgatar coisas inconscientes que jamais saberíamos que existem caso não fossemos a fundo em análise na nossa vida.

Procurar ajuda de um Psicanalista

Dentro dos variados motivos que levam as pessoas em busca de um psicanalista – muitas vezes, entendidos como a “luz do fim do túnel” – podemos dizer que a análise pode e deve existir como instrumento de apoio aos diversos assuntos que as pessoas lidam diariamente e que ela pode ser acessada por todos. É muito comum ouvir que é necessário algum tipo de patologia para a busca de um psicanalista, de uma ajuda profissional, mas existem situações comuns que não são patologias e que incomodam, e muito a vida das pessoas.

Por exemplo, alguns medos que não são em grandes proporções, algumas questões sobre relacionamentos, sobre uma determinada atitude que a pessoa deseja mudar nela mesma, suas causas são conscientemente desconhecidas, mas a terapia evita que certas atitudes ruins sejam tomadas, trazendo para o consciente o que estava nas profundezas.

Por exemplo se caso estivéssemos alinhados com nossas questões e de repente acontece algo como uma separação, um luto, uma fase de baixa energia, com sintomas de depressão, uma fobia não muito compreendida, ou até mesmo uma perda de perspectiva relacionada a um desejo não realizado, ansiedade, o stress do dia a dia, enfim tem vários pequenos eventos que podem causar e desencadear uma neurose por exemplo. O sofrimento não é uma frescura ou fraqueza. É parte da vida de todos.

Inconsciente e procurar ajuda

Pode surgir sem um motivo claro ou de um fato relevante, associado a acontecimentos ruins, ou mesmo aos bons, com que nos deparamos. Diferente da tristeza, é difícil encontrar as vezes um nome pra determinado sofrimento . Porém, é possível dar-lhe tratamento e um tempo de cura.

A psicanalise não resulta na felicidade completa, idealizada , mas é uma fonte onde por meio da fala livre e exposição de tudo que está no inconsciente, por meio da elaboração das ideias , atos falhos, sonhos, o analista pode encontrar e decifrar, com um olhar de fora detalhes que antes não eram percebidos, e assim ajudar num processo de organização da mente de modo com que o paciente possa aprender a conviver melhor e entender o problema que o aflige.

Por meio da escuta, a psicanálise se torna uma das melhores formas de acessar o inconsciente, de ajudar o paciente a se conhecer melhor. Por isso o papel do psicanalista é auxiliar a pessoa ao que ela precisa mudar, fazê-lo enxergar onde está o problema, que na maioria das vezes está em nele mesmo, isso muda a nossa visão em relação a vida, as ações, as pessoas e aos problemas.

Uma busca por nós mesmos

A psicanálise é uma busca por nós mesmos, é uma descoberta. Nossos amigos , familiares, parentes, que nos conhecem muito bem podem até nos aconselhar , servir como lugar de desabafo, mas quando se trata de melhorias, de conhecer a real causa do problema, a ajuda de um profissional sempre será a melhor opção pois o psicanalista trabalha com ferramentas que ajudam a chegar ao inconsciente , ele vem com um olhar de fora , que pode trazer o indivíduo a perceber atos que antes não eram percebidos.

Leia Também:  Garantias Constitucionais pela visão da psicanálise

Não podemos apostar cem por cento da cura em ninguém, mas podemos procurar a ajuda para nos entendermos melhor, para que a partir do laço de analista e analisando possa assim se estabelecer um laço de empatia, pois o psicanalista está sempre a se colocar no lugar do outro , para assim poder entendê-lo melhor, e principalmente também, para nos entregarmos à uma viagem em busca de nós mesmos.

Conclusão

Quando parece que as coisas não andam, que os planos e projetos sempre estão dando errado, que a vontade de fazer, inovar , e seguir não está mais presente nos dias, e o desanimo a falta de energia está se tornando constante , quando se percebe que a disposição pra fazer atividades que antes proporcionavam prazer agora já não mais está mais presente, aí que está a hora de pararmos e pensar em procurar uma ajuda mais específica, mesmo não tendo nenhuma patologia, a ajuda psicanalítica irá solucionar o problema antes que ele possa se agravar, uma das melhores formas de seguir adiante, é saber onde estão nossas sombras, como elas interferem na nossa vida, o auto conhecimento primeiramente faz com que percebamos onde está o erro, e como podemos ser alguém melhor , não melhor para os outros, mas uma melhor versão de nós mesmos, para nossa própria e única busca pela felicidade, e para sabermos como olhar por outros ângulos as diferentes situações. Lembrando sempre, que você não está sozinho, busque a análise.

O presente artigo foi escrito por Sheila([email protected]). Formada pela IBPC, colunista mensal do blog Psicanalise Clinica, saiba mais no blog: lifebysheila.com

One thought on “Procurar ajuda: como saber quando chegou a hora?

  1. Parabéns! Excelente trabalho! Com certeza, ajudará bastante muitas pessoas em relação a procurar ajuda a um (a) psicanalítica. Diminuindo assim o preconceito a respeito as doenças da mente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.