psicanalista formado no que

Psicanalista é formado em que?

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise

Primeiro, o psicanalista é formado em quê? Para se tornar um psicanalista, é necessário se formar no Curso de Formação em Psicanálise. Sobremodo, vale destacar não é necessária uma graduação, em nível superior, para se tornar um psicanalista. Basta que tenha Ensino Médio Completo e já pode se matricular.

A psicanálise é um estudo sistematizado de conhecimentos sobre a psique humana. Ou seja, o Psicanalista estuda a mente, sobremaneira a mente inconsciente, aplicando técnicas para que seus pacientes se curem de transtornos advindo de traumas e emoções até então desconhecidas.

Então, já podemos, agora, suprir uma dúvida importante: a atividade de Psicanalista não é exclusiva de médicos e psicólogos. Ou seja, você que já se formou no ensino médio, pode se inscrever no curso e se tornar um Psicanalista.

Quem foi Sigmund Freud, “pai da Psicanálise”?

Antes de tudo, importante conhecer, brevemente, a história de Sigmund Freud (1856-1939). Freud foi um médico neurologista que contribuiu para diversas áreas do conhecimento, como medicina, psicologia, filosofia, literatura, política, etc.

Entretanto, o seu estudo sobre a mente humana que lhe tornou conhecido mundialmente. Em 1886, por estudos com pessoas que sofriam de distúrbios nervosos, ele criou a Teoria da Psicanálise. Logo depois, por “brigas judiciais”, Freud consegui fazer com que Psicanalista pudesse ser uma profissão livre, ou seja, não somente para um grupo, como médicos e psicólogos.

Descobriu que, com técnicas eficazes, ser é possível determinar que os transtornos mentais têm origem na mente inconsciente. Assim, são originados de traumas familiares, de infância, sexualidade, atitudes emocionais e diversos outros fatores que estavam na mente mais profunda.

Qual curso para ser formado psicanalista?

Freud entendeu que a Psicanálise não poderia ser restrita a uma única profissão. Isso porque Freud tinha um conhecimento enciclopédico e multidisciplinar. Por isso, entendia que a Psicanálise poderia ser exercida por pessoas de quaisquer profissões, sendo que este diálogo entre áreas fortaleceria o campo de saber psicanalítico.

Assim é no Brasil e na maior parte dos países do mundo: a atuação em psicanálise pode ser feita por profissional de qualquer área de formação. Isso não significa uma atuação irresponsável. O psicanalista que esteja em atuação precisa continuar exercendo o tripé da psicanálise:

  • Teoria: depois de se formar em um Curso de Formação em Psicanálise (como o nosso), manter-se estudando, lendo e realizando novos cursos.
  • Supervisão: o psicanalista precisa ter o acompanhamento constante de outro psicanalista mais experiente, mesmo depois de formado; isso é importante para ter um olhar responsável e “de fora” sobre os casos que estiver atendendo.
  • Análise pessoal: o psicanalista também precisa ser analisado. Isso é essencial para que ele se conheça e reduza a contratransferência indevida sobre seus próprios pacientes.

Para se tornar um Psicanalista, como falamos anteriormente, não é necessária uma graduação. Então, se você tem o Ensino Médio Completo, já poderá iniciar. Para tornar-se um Psicanalista, é necessário se formar em um Curso de Formação em Psicanálise.

Nesse sentido, embora seja uma profissão livre, é necessário um profundo conhecimento nos conceitos psicanalíticos para poder atuar como Psicanalista. Então, você deve ser criterioso quando for escolher a Escola de Psicanálise para sua formação.

Desse modo, vale destacar o nosso Curso Completo de Formação em Psicanálise, confere grau de Formação em Psicanálise Clínica, na modalidade de Curso Livre. Assim, conforme os termos do Decreto n° 5.154/2004. Em sua, sua certificação é regida pelos termos das leis:

  • Lei nº 9394/96;
  • Decreto nº 5.154/04;
  • Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97);
  • Lei Complementar 147/2014 (art. 5, incisos I, IV).

Além disso, especificamente quanto ao curso e o exercício profissional, o Psicanalista tem sua carreira regida Ministério do Trabalho e Emprego / CBO 2515.50, de 09/02/02, pelo Conselho Federal de Medicina (Consulta nº 4.048/97), pelo Ministério Público Federal (Parecer 309/88) e pelo Ministério da Saúde (Aviso 257/57).

Como ser formado como psicanalista?

Logo após se formar no Ensino Médio, se quer aprofundar no estudo da mente, escolha uma instituição para fazer seu curso de formação.

Leia Também:  O que é um Instituto Psicanalítico?

Assim, ao se tornar um Psicanalista, estará apto a utilizar de associações livres, por meio da mente do paciente, consciente e inconsciente, para conseguir ajudar na cura de seus distúrbios mentais.

Psicanalista formado no quê? Confira as etapas do Curso de Psicanálise Clínica

Neste ínterim, antes de se matricular em um Curso de Formação em Psicanálise, é importante entender quais são as etapas dos cursos. Como, por exemplo, o nosso Curso de Psicanálise Clínica, é composto pela seguinte estrutura:

Etapa Teórica

Sobretudo, a Etapa Teórica tem 12 módulos, com material extenso e aprofundado acerca dos ensinamentos de Freud. Além disso, estudará outros pensadores da Psicanálise, como Lacan, Klein e Jung. Em suma, são 12 apostilas, ainda mais, vídeos, artigos e E-books, como material complementar.

Etapa Prática

Juntamente com a teoria, vem a Etapa Prática, que se compõem de Supervisão, Análise e Monografia. Caso opte pelo nosso curso, importante informar ser tudo online, o que significa que se beneficiária de todos aspectos de um curso EAD (Ensino à Distância). Esta etapa, seguirá dessa maneira:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    • Supervisão: estudo de casos pelo professor e debate com toda turma;
    • Análise: com o grupo, todos analisaram o tema. Além de terem todo suporte do professor;
    • Monografia: para efetiva conclusão do curso, que se caracteriza como um trabalho escritor sobre determinado tema relacionado à área.

    Bem como, tendo em vista ser um curso de formação que deve ser monitorado, haverá encontros, no nosso caso virtuais. Seja como for, você terá monitoria com duração de 6 meses.

    Afinal, o psicanalista é formado em que?

    Em síntese, o psicanalista é formado assim que, possuir o Certificado do curso de psicanalista. Desse modo, este certificado terá a lista das leis e resoluções que fundamentam a profissão do psicanalista. Ainda mais, constará a carga horário de Teoria, Supervisão e Análise. Para ser psicanalista, não requer um curso superior prévio em uma área específica.

    Bem como, saiba que não se trata de um curso de formação, mas sim modalidade de Curso Livre. Sobremaneira, desde a época de Freud, a psicanalista não é um curso de graduação. Em outras palavras, é um curso de formação profissional, na categoria de cursos livres.

    Ou seja, os profissionais psicanalistas se forma em Psicanálise conforme os termos da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), número 2525-50, do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal.

    Principais benefícios do Psicanalista formado

    Contudo, o Psicanalista terá um conhecimento aprofundado sobre a mente humana, sobremaneira a mente inconsciente. Logo após a conclusão do curso, o psicanalista formado estará capacitado para entender sobre:

    • Autoconhecimento: entender a própria mente é um dos fatores mais importantes do curso. Afinal, é necessário entender a si mesmo para poder entender a mente das pessoas como um tudo. Então, estará formado em o que trará conhecimento sobre as visões sobre si mesmo, que não teria sozinho;
    • Relacionamento interpessoal: a Psicanálise lhe ajuda a compreender melhor os comportamentos, sentimentos e emoções das outras pessoas;
    • Agregar em sua carreira atual: muitos estudantes de Psicanálise viram que, por meio deste estudo, podem agregar em outras carreiras profissionais. Como, por exemplo, médicos, advogados, empresários, gestor de pessoas em empresas, dentre outros;
    • Atuar como psicanalista: por fim, claro, o Psicanalista com formação, que poderá atuar no atendimento em consultório, com remuneração ou, se preferir, de maneira voluntária. Devendo, para tanto, seguir todos os preceitos do método psicanalítico, que adquiriu em Curso de Formação em Psicanálise.

    Portanto, se quer tornar-se um Psicanalista, se inscreva em nosso Curso Completo de Formação em Psicanálise, 100% EAD.

    Além disso, se gostou de todo conhecimento adquirido neste artigo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Desse modo, nos incentivará a continuar produzindo conteúdos de qualidade para nossos leitores.

    One thought on “Psicanalista é formado em que?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.