profissao-psicanalista-exercer

Quem pode exercer a profissão de psicanalista?

Posted on Posted in Formação em Psicanálise

quando uma pessoa começa a pesquisar sobre a profissão de Psicanalista, acaba se fazendo a seguinte pergunta: quem pode exercer a profissão de Psicanalista? Como se tornar um Psicanalista? Psicanalista é o mesmo que Psicólogo?

Essas perguntas são muito frequentes quando você deseja procurar uma ajuda Psicanalítica, ou até mesmo tornar-se um profissional dessa área.

Pensando nisso, preparamos este texto para responder a seguinte pergunta: quem pode exercer a profissão de Psicanalista? Continue lendo para saber tudo sobre essa profissão!

Psicanalista como profissão livre no Brasil

Segundo a Constituição Federal (art. 153, § 23), “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, observadas as condições de capacidade que a lei estabelecer.”.

Sobre a liberdade de trabalho, temos: “Direito consagrado (§ 23º do artigo 153 da Constituição de 1969) razão pela qual, não consta da nova Constituição, no texto, introdução ou novidade do exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão”.

Assim, os textos constitucionais demonstram de maneira clara a liberdade sobre qualquer trabalho ou profissão, ao mesmo que proíbe o Poder Público de determinar normas ou critérios que possam dificultar qualquer tipo de exercício.

Ciência laica ou leiga?

A psicanálise é classificada como ciência laica ou leiga e, que por não ter relação com religiões, pode ser exercida por agnósticos e crentes. Para o termo, laica ou leiga aponta que a psicanálise não é relacionada à área médica.

Amparo Legal ao Psicanalista

No mundo inteiro, inclusive no Brasil, a profissão de psicanalista é exercida de modo livre (sem regulamentação), seguindo critérios éticos bem rígidos. Em nosso país, a profissão se dá segundo o artigo 5. º, incisos II e XIII da Constituição Federal.

Já, de acordo com o CBO nº. 2515-50 (ocupação) do Ministério do Trabalho, a atividade de psicanalista não se trata de uma especialização, sendo uma formação que acompanha princípios e procedimentos definidos por suas instituições formadoras. Assim, o psicanalista pode ter formações em 3º grau ou graduação em diferentes áreas de atuação.

O nosso Curso de Formação em Psicanálise admite alunos que tenham concluído o ensino médio, ou que estejam fazendo ou já tenham feito graduação em qualquer área.

A Psicanálise não é Exclusiva do Médico ou Psicólogo

A profissão de psicanálise não é caracterizada como um exercício de medicina. Assim, a titulação médico-psicanalista é errada e não permitida. Consultado, o Conselho Federal de Medicina aponta com objetividade e clareza sobre o assunto:

  • “A atividade psicanalítica é independente de cursos regulares acadêmicos, sendo os seus profissionais formados pelas sociedades psicanalíticas e analistas didatas”;
  • “Não sendo a psicanálise reconhecida como especialidade médica e não utilizando a sua prática atos médicos são cabíveis a sua caracterização como exercício da medicina e, tampouco, pode o médico intitular-se médico psicanalista”.

O Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo também aponta sobre a relação da psicanálise com a psicologia:

  • “A Psicanálise é uma modalidade de atendimento terapêutico, que é exercida por profissionais psicólogos, psiquiatras e outros que recebem formação específica das Sociedades de Psicanálise ou cursos de especialização neste sentido”;
  • “Como atividade autônoma não é profissão regulamentada. O Conselho Regional de Psicologia tem competência para fiscalizar o exercício profissional do psicólogo, incluindo-se no caso a prática da psicanálise. Se o profissional que se diz psicanalista não é psicólogo registrado no CRP-SP não temos competência para exercer a fiscalização”.

Sobre o Exercício Profissional da Psicanálise

O parecer CREMERJ Nº 84/00 aponta que a psicanálise é uma atividade assistencial, não sendo privativa de uma profissão em específico. Quando exercida, deve seguir as orientações apontadas pelas instituições responsáveis pela formação. Além disso, nele é recomendado que a psicanálise não deve ser regulamentada pelo poder público. Assim, cabe às sociedades e associações definam seus critérios e códigos adequadas para seu exercício.

Quem pode exercer a Profissão de Psicanalista?

Por ser considerada uma ocupação, e não profissão, a profissão de psicanalista pode ser exercida por qualquer pessoa com formação na área. Assim, não é obrigatório ter formação em medicina ou psicologia, embora seja comum que profissionais dessas áreas complementam seus estudos com o método psicanalítico.

A definição de não ser uma profissão foi estabelecida por meio da Portaria nº 397, de 09/10/2002, do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, que identifica e classifica inúmeras atividades de trabalho em todas as áreas, sendo nela, Psicanalista/analista apontada com o código 2515-50.

Vale ressaltar que ocupação é considerada como um trabalho usual do indivíduo, ainda mais quando ela o sustenta. As ocupações seguem princípios e normas do Ministério do Trabalho e Emprego. Deste modo, está associada à prática e a uma atividade de trabalho e fonte de renda.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Áreas de Competência da Profissão de Psicanalista

    Segundo o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) 2515-50, do Ministério do Trabalho e Emprego, as competências permitidas para a profissão de psicanalista são:

    • Avaliar comportamentos individual, grupal e instrumental;
    • Analisar, tratar indivíduos, grupos e instituições;
    • Orientar indivíduos, grupos e instituições;
    • Acompanhar indivíduos, grupos e instituições;
    • Educar indivíduos, grupos e instituições;
    • Desenvolver pesquisas experimentais, teóricos e clínicas;
    • Coordenar equipes de atividade de áreas afins;
    • Participar de atividades para consenso e divulgação profissional;
    • Realizar tarefas administrativas;
    • Demonstrar competências pessoais.

    Esta é a realidade legal da profissão de psicanalista. Ela não se trata de uma profissão regulamentada e não possui um obrigatoriedade em ser. Mesmo assim, possui amparo legal para ser exercida. Além disso, possui uma relação com as ciências e uma epistemologia científica e histórica reconhecida no mundo inteiro. Sendo mais 125 anos de existência e de característica livre e laica.

    Caso você se interesse em se aprofundar na área, conheça nosso Curso de Formação em Psicanálise.

    72 thoughts on “Quem pode exercer a profissão de psicanalista?

      1. Eu não tenho formação acadêmica, posso mesmo assim cursar psicanálise??

          1. Posso exercer a função de psicanalista depois de concluir o curso e não tendo nenhuma formação superior?

        1. No texto está dito q o curso pode ser frequentado por quem concluiu o ensino médio.

    1. Com a pos em psicanálise posso exercer a profissão?

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Olá, Viviane, tudo bem? A pós-graduação não é o meio propício para você atuar, pois foca apenas em teoria, não as outras duas partes do tripé psicanalítico: supervisão e análise. Convidamos você a se inscrever em nosso Curso de Formação, que contempla o tripé da formação e tem a abordagem aplicada à prática que você está procurando. Gratidão. Equipe Psicanálise Clínica.

        1. Existe Doutorado em Psicanálise?
          Se sim, o indivíduo que fez graduação em tecnólogo em RH e pós em psicologia organizacional e Psicanálise clinica ,fazendo o doutorado em psicanálise pode se intitular Doutor em psicanálise?

          1. Psicanálise Clínica disse:

            Olá, Caroline. Qualquer pessoa que termine um doutorado pode designar-se “doutor”. Não se preocupe tanto com os títulos, eles são resultado de uma estrutura social arcaica baseada em status. Se você for uma boa psicanalista e seus analisandos/pacientes reconhecendo sua ajuda, você será valorizada, independentemente da forma como lhe chamem.

        2. Qual seria esse curso que envolve o tripé ??

      2. Com a formação em psicanalise podemos fazer terapia com indivíduos em clinica

    2. Boa tarde, qual endereço de vcs, telefone, e-mail para contados.

    3. Uma futura psicológa❤️ disse:

      Para fazer esse curso é obrigatório ser maior de idade ?!Ou eu posso fazer com 17?!

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Olá, Luana, tudo bem? Você pode se inscrever desde já. Como a duração do curso é de 12 meses a 36 meses, você terá completado 18 anos de idade ao finalizar o Curso. Para inscrição, acesse: https://psicanaliseclinica.com. Gratidão.

    4. Boa tarde minha filha fez 16 anos agora e e emancipada, ela pode fazer o curso e exercer?

    5. Ana Paula Hasse disse:

      Para atuar como psicanalista clínico precisa ter curso superior também? Ou apenas com o curso de pscicanalista clínico já pode exercer?

    6. Renata Varise disse:

      Para fazer o curso de psicanálise eu preciso ter alguma faculdade? Ou apenas formação técnica já é suficiente?
      Sou técnica de enfermagem e gostaria de me formar em psicanalista seria possível?

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Renata, nosso Instituto admite alunos com formação a partir de ensino médio completo. Não requer curso superior em nenhuma área em específico. Qualquer dúvida, fale conosco pelo Contato. Equipe Psicanálise Clínica.

    7. priscila viana disse:

      Psicanalista clinico pode ser perito da justiça? ou apenas psicologos?

      1. Fabiana Reis disse:

        Estou cursando o técnico de massoterapia..Posso fazer o curso de psicanálise?

    8. E em relação ao mestrado em psicanálise? Também só se aprende a teoria e não se pode atuar?

      1. Gostaria de saber se depois de graduada em psicanálise, poderei atuar em clínicas, hospitais e atuar em locais onde o psicólogo tbm atua?

        1. Psicanálise Clínica disse:

          Gleici, tudo bem? Após concluir o curso, será possível atuar como psicanalista. Sobre onde atuar, você poderá atuar em clínicas já existentes ou montar seu próprio local (físico ou virtual) de atendimento.

    9. sou formada em desiger, fazendo uma pós graduação em psicanalise eu posso exercer a profissao (clinicando)

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Lucilia, o ideal é um curso de formação, já que o enfoque da pós é na teoria psicanalítica, não contemplando o tripé da psicanálise.

    10. Thiago Alves disse:

      Olá! Posso fazer o curso de Psicanalise Clinica, e atuar como Psicanalista, mesmo sem ter nenhuma Graduação, ous seja, só tendo o Ensino médio?

    11. O psicanalista que não tem formação em psicologia ou psiquiatria pode exercer a abordagem do Aconselhamento Psicológico? Ou seja, o psicanalista pode dar conselhos?

    12. Estou terminando meu curso de marketing, é um curso técnico, comprei o curso de vcs e já estou no módulo 2. Quer dizer que não poderei obter meu diploma? Me formo no meu curso antes de terminar o curso de psicanálise.

    13. Uma pessoa que possui tec. em segurança do trabalho pode fazer este curso e logo após a formação, exercer a profissão? Se sim, seria um profissional autônomo?

    14. Cirlei Felipe disse:

      Bom dia!

      O curso é reconhecido pelo MEC?
      Ao se formar posso clinicar?

    15. Sou da área da saúde formado em Técnico em Radiologia Médica…(Diagnóstico por Imagem)
      Terminando o curso em Psicanálise posso exercer a profissão?

    16. Olá. Eu já estou fazendo uma pós graduação em psicanálise e sou formada em letras. Gostaria de saber se vocês possuem algum programa de supervisão? Pois estou cursando há 6 meses, infelizmente, se eu trancar vou perder 6 meses de estudo e dinheiro.
      Queria poder fazer algo para completar o tripé.
      Além da pós, eu fiz 3 cursos complementares de técnicas de atendimento e prática clínica.
      Podem me orientar, please!

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Paula, tudo bem? No momento, não supervisionamos alunos que realizam outros cursos. O enfoque das pós-graduações acabam sendo apenas teórico. Em nosso curso, já é diferente: englobamos o tripé teoria + supervisão + análise. Recomendamos que você mantenha seu curso de pós, e também inscreva-se conosco no Curso de Formação, para ter esta dimensão prática.

    17. PAOLA CRISTINA LIMA DE OLIVEIRA disse:

      Olá! Estou terminando Teologia, posso associar a Psicanálise na atual ministerial? E também gosta quero atuar profissionalmente.

    18. Se eu não tenho superior, eu não posso exercer a profissão de psicanalista ?

    19. carlos silva disse:

      Boa tarde! Estou me formando em pedagogia e gostaria de saber se fazendo o curso posso atender pascientes em meu escritório, isto é, se posso exercer livremento a profissão?

    20. Olá , tenho o curso técnico em Radiologia,posso estar fazendo o curso de psicanálise?
      E clinicar após o término?

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Pode sim, Marta. Você será bem-vinda a estudar conosco.

    21. JULIANA S. CÉSAR disse:

      BOM DIA, SOU ASSISTENTE SOCIAL E GOSTARIA DE ATUAR EM UM “CONSULTORIO” COMO PSICANALISTA, FAZENDO O CURSO PODEREI ATUAR? O CURSO DE VOCES É DE NIVEL SUPERIOR OU TECNICO?
      GRATA.

    22. Carlos César Raymundo disse:

      Sou teólogo e filósofo curso superior pelo MEC. Nesse caso eu posso abrir um consultório de psicanálise.

    23. Olá, Moro fora do Brasil e gostaria de fazer o curso. Com esse certificado posso me associar aos membros internacionais? Ele é valido para o IPA? Muito obrigada.

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Olá, Flavia. Não temos informações sobre as bases para se autorizar em cada país. A princípio, a psicanálise é um ofício livre a qualquer pessoa com nosso curso de formação, mas é preciso ver se o país específico de seu interesse estabelece alguma exigência a mais.

    24. Cassia Marchioli disse:

      Olá! Tenho só 1 semestre em psicologia, e não pretendo voltar. Posso fazer o curso de psicanálise e atuar na área somente com o ensino médio?

    25. Andressa Andrade Guedes disse:

      Sou formada em odontologia, posso exercer a função de psicanalista com a pós em psicanálise?

    26. Patrícia Cristina da Silva disse:

      Boa noite,
      Gostaria e saber se este curso é técnico ou bacharel ?

    27. Só tenho ensino médio, não tenho superior, após terminar o curso posso atuar como psicanalista ? Se sim onde posso atuar? Posso abrir consultório só com o curso?

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Olá, Tatiane. Nosso curso de formação requer o ensino médio pelo menos, não precisa ter ensino superior. Ao final do curso, você poderá atuar na área, inclusive com consultório, seguindo nossas orientações (parte teórica e prática da formação, 100% online).

    28. O curso é só on-line ou presencial também?

    29. Boa noite. Sou bacharel em ciencias contábeis. Posso fazer psicanálise como curso ou psicanalise clinica? /quanto tempo?

    30. Luana Gomes Ferreira disse:

      Em quanto tempo, preciso finalizar o curso, após a inscrição ?

    31. Uma pergunta. Um recém formado em psicologia que ainda não possui o crp, se diz Psicanalista Clínica. Isso pode?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *