quem tem amigo

Quem tem amigo tem tudo

Posted on Posted in Comportamento

Você sabe que quem tem amigo tem tudo? E o valor de uma amizade para sua saúde mental? Uma amizade verdadeira é capaz de ajudar no processo de fortalecimento da psique de um indivíduo, contribuindo assim para sua saúde e integração social enfraquecida. Assim já dizia o livro da vida: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.

Sobre quem tem amigo

Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade…” (Eclesiástico 6:14-17). O ser humano não nasceu para viver sozinho, compartilhar experiências, alegrias, dores, medos, frustrações, fracassos e conquistas com um outro ser é um privilégio que nos permite evoluir psiquicamente e conquistar o mundo, principalmente o nosso mundo interior através do autoconhecimento, pois amigos verdadeiros nos integram às relações sociais, nos afastam da solidão se tornam uma companhia, nos dão a atenção devida através de uma boa e verdadeira escuta e apoio emocional.

Pesquisas científicas nos mostram que as boas amizades interferem positivamente na saúde das pessoas, lhes dando uma vida mais longeva e saudável. E é a partir dessa premissa que a seguir listaremos alguns dos vários benefícios que só uma amizade verdadeira pode nos oferecer, que são: Autoconhecimento; Saúde emocional; Companhia; Uma vida mais longa e otimista; Uma vida mais leve; Maturidade; Menos estresse; Integração social; Quebra de crenças limitantes e Fortalecimento da psique.

Autoconhecimento para quem tem amigo

Cultivar vínculos nos ajuda a desenvolver nossa própria identidade através do autoconhecimento, contribuindo assim para a ampliação da nossa capacidade de nos comunicarmos de forma mais assertiva, levando em consideração a responsabilidade afetiva com o próximo.

Saúde emocional: Além de nos ajudar com a saúde do corpo, ficando livres de doenças, pois pessoas alegres e não solitárias, embora saibam o valor da solidão em certos momentos, também sabem da importância de se reunir às pessoas, possuem o sistema imunológico mais forte, segundo pesquisas, o que faz com que além do corpo o psicológico dessa pessoa também seja fortalecido.

Companhia: Ter alguém para se dividir os momentos bons e ruins deixa a vida mais fácil de ser vivida. Uma vida mais longa e otimista: Como ter bons amigos influencia diretamente na saúde física e psíquica, consequentemente isso proporciona uma vida mais longa a quem desfruta dessa amizade, sendo assim uma vida mais feliz, mais otimista, mais positiva.

Uma vida mais leve para quem tem amigo

Amigos nos dão apoio nos momentos difíceis, sendo escuta e estendendo a mão, aliviando assim o peso causado pelas nossas aflições, tornando nossa vida um pouco mais leve. Maturidade: Sempre que existe convivência saudável, existe aprendizado, trocas de experiências, as pessoas expandem mais os seus horizontes, suas visões de mundo, passando assim a compreender melhor a si mesmas e ao próximo, isso se chama amadurecimento.

Menos estresse: Ter boas companhias é sinônimo de bons lugares, de bons passeios, boas rotinas, boas conversas, boas risadas, etc, e tendo tudo isso é difícil morrer de tédio, a vida se torna menos estressante. Integração social: O ser humano não nasceu para viver só, e sim em sociedade. A integração social é importante para aumentar a autoestima pessoal e o bem-estar de cada um que busca viver fora de suas “bolhas” se relacionando com outras pessoas.

Leia Também:  Autocompaixão: significado linguístico e na psicologia

Quebra de crenças limitantes: Por meio da convivência e da troca de informações entres as pessoas conseguimos notar as diferenças e semelhanças entre elas, e isso se torna algo muito importante no processo de quebra das crenças limitantes.

Fortalecimento da psique

Uma mente forte é uma mente madura, e o amadurecimento da psique se dá devido a relações sólidas e verdadeiras onde as trocas de experiências de vida e a confiança mútua levam a um autoconhecimento e o autoconhecimento leva a uma psique saudável. Entretanto, é importante também destacar que amizades conhecidas como “tóxicas” contribuem para que ocorram efeitos contrários em relação a tudo que positivamente aqui foi exposto como benefícios. Se uma “amizade” te faz sentir mal, para baixo, te drena toda energia e te isola do convívio de outras pessoas é hora de repensar esse laço, se ele vale a pena continuar ser mantido.

Portanto, se está passando por dificuldades em seus relacionamentos interpessoais e não está sabendo lidar com isso de maneira saudável, não tenha receio em procurar ajuda profissional, as sessões de análise é o lugar ideal para se tratar desses assuntos.

Não sofra sozinho, compartilhe suas dores, só assim elas se tornarão mais leves e suportáveis. E para finalizar nada melhor do que colocar em prática o que nos ensina Mahatma Gandhi: “Gaste seu tempo ao lado de pessoas inteligentes, dirigidas e educadas.

Conclusão

As relações devem nos ajudar e não nos machucar. Cerque-se de pessoas que refletem a pessoa que você quer ser. Escolha amigos que você orgulha de ter conhecido, pessoas que você admira, pessoas que te respeitam. Pessoas que fazem o seu dia um pouco mais brilhante, simplesmente por estarem nele.

A vida e muito curta para perdemos tempo com pessoas que sugam a nossa energia e felicidade.” Logo, a amizade verdadeira se torna uma grande patrocinadora de alegrias e bem-estar na vida de um ser humano, sendo apoio psíquico e social de quem a usufrui.

O presente artigo foi escrito por Juliana Corrêa. Nasceu em Belo Horizonte no ano de 1990, é bacharel interdisciplinar em ciência e tecnologia, criadora do @analise_sem_neura no instagram, psicanalista clínica e programadora neurolinguística (PNL) em constante formação. Embora também possua formação em engenharia civil pela Universidade Federal de São João Del Rei, sua paixão pela mente humana, sua vontade de ser agente de transformação no mundo e o desejo de fazer dos seus esforços e ações serem acolhimento, evolução, sucesso e proporcionar paz aos sofrimentos, trazendo de volta a felicidade daquelas pessoas que a procuram, falaram mais alto do que a convivência com os números.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    6 thoughts on “Quem tem amigo tem tudo

    1. Notei que eu me sentia limitada no ciclo de pessoas em que vivia, não sentia que “era o meu lugar”. E não por as pessoas serem chatas nem nada, mas não pertencia ali.
      Mudei de ciclo esse ano e me sinto tão bem que não da para explicar, mais leve e feliz.
      Amizades são muito importantes com toda a certeza!

    2. Muito bom artigo! Tem um provérbio que descreve a importância de ter amigos! “Não despreze o seu amigo nem o amigo de seu pai. Uma boa amizade vale muito nas horas difíceis; se você tem um bom amigo próximo de você, não precisará depender de parentes distantes.” Pv. 27.10

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.