Shaun O Carneiro

Shaun O Carneiro: análise da animação

Posted on Posted in Conceitos e Significados

O objetivo deste artigo é falar um pouco do Shaun O Carneiro, protagonista da premiada animação britânica que exibe toda a sua inteligência típica e muita criatividade.

Esta animação além de divertida, é motivadora, pois a cada episódio, ele tenta resolver um problema com a ajuda de seus amigos da fazenda (como o cachorro Bitzer) antes mesmo de eles serem descobertos pelo fazendeiro ou agricultor.

O personagem Shaun O Carneiro

Shaun ou Choné é um carneiro ou ovelha inteligente, parecido até mesmo com a inteligência humana, se mostra tranqüilo e de bem com vida, sendo divertido, dinâmico e extrovertido sendo o líder do rebanho.

Seu comportamento e características, sua engenhosidade e formas criativas que encontra para resolver todos os problemas que aparecem na fazenda são certamente alguns importantes elementos que fazem desta divertida animação especialmente deste personagem alguém marcante com comportamentos e atitudes que a luz da Psicanálise possui elementos distintos para análise detalhada, sendo isso o tema desse presente artigo.

Breve histórico da animação Shaun O Carneiro

Em 6 de fevereiro de 2015, foi lançado no Reino Unido a série Shaun the Sheep Movie, originalmente em inglês que depois repercutiu para todo o mundo.

O estúdio Aardman Animations, conhecida por A Fuga das Galinhas (2000) e Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais (2005), cria em 2015 essa adorável adaptação cinematográfica série ao qual deu o nome de Shaun the Sheep, que mostra a vida de um grupo de ovelhas e outros animais da fazenda convivendo com seu querido (mas às vezes nem tanto) fazendeiro.

Os criadores da Aardman fazem suas animações usando uma técnica conhecida como stop-motion de massinha de modelar. Em português, o nome é quadro a quadro: significa que cada instante é fotografado, as figuras são movidas devagarinho e fotografadas de novo milhares de vezes até dar a impressão, quando a gente assiste, de que estão em movimento.

Ainda sobre Shaun O Carneiro

Usam outra ideia do passado, os maravilhosos filmes mudos. Interessante notar que os desenhos não tem diálogos, só aparecem poucas palavras escritas, como nas comédias malucas a exemplos do gênio Charles Chaplin.

Cada episódio leva uma rica combinação de comédia chamada de pastelão , sendo silenciosa, não há diálogos nem pelos personagens humanos. Fato marcante a observar que é demonstrado grunhidos, balidas ou suspiros para distinguir cada expressão de humor dos personagens.

Falando do Shaun

Shaun é um carneiro! É na verdade um divertido conto, dinâmico e emocionante, cheia de belas surpresas, que merece ser ser descoberta sem contraindicações por espectadores de qualquer idade. Posso dizer que Shaun é um cara tranqüilo e sempre está de bem com a vida. Em cada episódio demonstra que tem tempo de sobra, que tem um bom teto sobre sua cabeça e comida nos horários certos.

Possui amigos ao seu redor, sendo um carneiro com atitudes que parecem humanas que quando está no meio de uma certa “confusão” seja para ajudar seu amigo “Bitzer” ou até mesmo resolver algum problema da fazendo ou do “fazendeiro” se mostra criativo, determinado e perseverante, cheio de talentos.

O pequeno Shaun, é uma ovelha ao qual considero fora do comum, primeiro porque não segue o rebanho, mas os guia por aventuras incríveis. Vive na companhia de outros animais e de um cão e seu jeito irreverente promove o tempo todo passatempos, jogos e faz questão de envolver todo o rebanho para acabar com o possível tédio existente.

Amizade com os outros animais

Shaun adora se divertir, às vezes envolve os outros habitantes da fazenda, inclusive os animais que estão perto. Um dos favoritos é o cão pastor e gentil Bitzer, que sempre aparece com um boné azul, apito e garrafa térmica para o chá.

Sendo um cão de guarda, é encarregado de controlar o rebanho e manter a ordem, mas se envolve muito nas aventuras de Shaun e, em geral, é muito tolerante e não autoritário, estabelecendo uma amizade com os animais que ele deve controlar.

Bitzer esconde uma alma não-conformista, se deixando envolver por Shaun, com o objetivo também de superar o tédio e a repetitividade dentro da sua responsabilidade.

Leia Também:  Como Nossos Pais: interpretação da canção de Belchior

O rebanho e a convivência com Shaun

Alguns membros do rebanho ao qual Shaun pertence merece aqui ser destacado, principalmente pelo seu papel e importância para os demais. Temos as personagens:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    • Shirley, uma enorme ovelha que sempre esconde em sua lã objetos inusitados que observa-se ser de muita utilidade nas aventuras que se segue;
    • Timmy, por sua vez é encrenqueiro, considerado mascote do rebanho;
    • Mãe de Timmy, sempre com bobes na cabeça, estando apreensiva em todo o tempo com seu filho disposto a atormentar a todos.

    Importante ressaltar com base em uma análise grupal, que o rebanho está sempre pronto para seguir Shaun, primeiro por ser muito carismático e depois para saírem da rotina. As demais ovelhas não se mostram pensantes, mas fazem questão de seguir as imposições de Shaun.

    As sabotagens

    Há ainda os antagonistas de Shaun e do rebanho que são os porcos, considerados bandidos nessa divertida história. Eles vivem em um pequeno chiqueiro, são rancorosos e invejosos, tem como objetivo atrapalhar o tempo todo os planos das ovelhas e vivem incomodando. Apesar disso, suas tentativas de sabotarem são frustradas pela capacidade criativa de Shaun de resolver e mediar conflitos.

    Não posso me esquecer que há um gato que não sabemos o nome, se mostrando um inimigo de todos os outros animais, desejando ser o único destinatário da atenção e dos mimos do agricultor. Sendo ciumento e narcisista tem como vítima principal o cão Bitzer.

    Por último quero citar aqui o fazendeiro, sendo tranquilo e plácido, sempre trabalhando na sua terra com alegria e satisfação, não percebendo a estranheza dos seus animais. Seu nome jamais foi mencionado, não possui mulher nem filhos e gosta de ficar em casa, sendo rodeado pelos animais que de certa forma cuidam dele pro liderança de Shaun.

    Análise dos personagens na série Shaun, O Carneiro

    • Shaun ou Choné, o protagonista da série e líder do rebanho. Ele é um carneiro ou ovelha inteligente e mantém sua cabeça. Ele tem uma boa amizade com Bitzer.

    • Bitzer é o cão pastor do rebanho e um bom amigo para Shaun. Bitzer faz o que pode para manter Shaun e os amigos fora de problemas.

    • Shirley, uma carneira gorda e muito gulosa, capaz de comer qualquer coisa. Na maioria das vezes precisa das outras ovelhas para a empurrar por estar acima do peso.

    • Timmy é um cordeirinho bebê e mascote do rebanho. Vive abraçado com seu ursinho e não larga sua chupeta. Apesar de ser ainda bebê do rebanho, está sempre no centro de alguns episódios e tem sempre a mãe para mantê-lo seguro.

    Outros personagens

    • Mãe de Timmy, é uma carneira vaidosa com bobes no cabelo, às vezes se mostra descuidada com relação aos deveres maternos, mas fica inconsolável quando o filho se perde, mas fica feliz quando é encontrado com segurança

    • O Fazendeiro ou Agricultor é ruivo, calvo, desastrado e nunca consegue fazer nada certo. Não sabemos seu nome, mas procura dirigir a fazendo sempre em companhia de Bitzer, seu fiel cão pastor. Dá a entender que os componentes do rebanho são mais inteligentes que ele, principalmente o Shaun.

    • Os Porcos são considerados inimigos dos carneiros. Gostam de colocar os carneiros em apuros e de contrariá-los. Apesar disso, Bitzer os coloca na linha e dá a entender que tem medo do cão. São agressivos e sentem prazer em fazer algo para prejudicar o rebanho.

    • Pidsley é um gato ciumento e amarelo do fazendeiro. É narcisista, não gosta dos carneiros e quer atenção somente para ele.

    Conclusão: o desenho Shaun O Carneiro

    Ver esses memoráveis episódios ao meu ver é gratificante, pois além de demonstrar criatividade e inteligência por parte de Shaun e seu rebanho, notamos que é muito bem conduzido, com uma trama bem explorada.

    Encontramos disciplina, organização e cada personagem sempre tem algo a nos ensinar, fato então marcante para todas as idades que se surpreendem a cada novo episódio.

    Referências bibliográficas:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Shaun_the_Sheep

    Shaun: O Carneiro

    Qual é a origem do desenho Shaun Carneiro?

    Este artigo foi escrito por Cláudio Néris B. Fernandes, Arteterapeuta, Aromaterapeuta e Psicanalista Clínico formado pelo I.B.P.C.

    One thought on “Shaun O Carneiro: análise da animação

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.