qual sinônimo de agir

Sinônimo de Agir: significado e palavras sinônimas

Posted on Posted in Comportamento

Como sinônimo de agir estão palavras como praticar e realizar. Nesse sentido, tem relação imediata com o comportamento em meio a tomada de decisões. Você possivelmente já disse que agiu sem pensar, em meio a situações em que não conseguiu gerenciar suas emoções.

Porém, também é preciso entender o agir sob outra perspectiva, o medo de agir. Isso pode ser paralisante, até mesmo pela abundância de opções que temos hoje. Então, você acaba com medo de agir justamente por ter medo do arrependimento, medo de errar, medo de fracassar. O que resulta em ação nenhuma.

Então, o sinônimo de agir, acerca dos pensamentos e ações humanas, vai além do simples significado etimológico da palavra. Ou seja, tem muito mais relação com nossas habilidades para tomada de decisões, com foco e objetividade, tratando aquela situação como uma experiência de vida. Entendendo errar é normal que deve tomar riscos.

Sinônimo de agir | Significado de agir

Quanto a comportamentos, o sinônimo de agir é: se comportar, andar, ir, conduzir, ser. Ao passo que, sobre uma ação ou resultado, o sinônimo de agir é: funcionar, atuar, realizar, operar, fazer, produzir, exercer.

Nesse sentido, a palavra agir, em seu significado no dicionário, indica o verbo atuar, fazer, tomar providências, provar reação, produzir um resultado. Agora, você consegue entender o vasto significado da simples palavra agir?

Antônimo de agir

Nesse ínterim, o antônimo da palavra agir é, consequentemente, restringir, conter-se, abster-se, privar-se, omitir-se. Neste ponto, já se pode verificar a importância da palavra agir em diversos aspectos de nossa vida, sobremaneira quando necessitamos tomar decisões.

Portanto, o sinônimo de agir leva a reflexão acerca de quando deixamos de agir simplesmente pelo receio de nos arrepender. Atitudes simples do cotidiano, até mesmo as mais simples, se transformam em angústia e sofrimento. Neste posso passa-se a entender o que realmente é o agir.

Pensar demais e não agir

Vivemos em um universo com muitas opções, assim, o que parece ser bom, pode levar a decisões irreversíveis, até se a decisão for simplesmente não agir. Muitos acabam perdendo tempo pensando demais nas alternativas disponíveis e, ao final, acabam escolhendo coisa nenhuma.

Um exemplo simples: escolher uma refeição em um cardápio com diversas opções. De tanto pensar nas alternativas ali disponíveis, acaba-se escolhe o mais simples, aquele que já está certo que irá gostar. Afinal, não quer arriscar escolher um prato que não goste. Logo após, vem o arrependimento por ter “perdido a chance por pensar demais”.

Desse modo, comportamentos como estes podem acontecer em situações mais graves, que impactam diretamente no psicológico. Exemplificando, viver em um relacionamento abusivo por medo da mudança, medo de agir. Esse comportamento é chamado de “Paralisia por análise”.

Impossível sempre acertar ao agir | Sinônimo de agir para sua vida

As decisões fazer parte da vida e você precisa tomá-las, sem ficar pensamento infinitamente sobre a melhor opção. Embora óbvio, vale ressaltar que o ser humano é suscetível a erros, faz parte de sua natureza. E deixar de agir por medo de fracassar, resulta no fracasso.

Em outras palavras, entenda que se você deixar de agir por receio de se arrepender ou, se agir tarde demais, o resultado será fracassar. Ao passo que o sucesso não baterá à sua porta, você deve se levar e escolher o seu caminho, e lembre-se: Impossível sempre acertar ao agir

Por exemplo, muitas pessoas passam anos de sua vida em um emprego que odeia. Mas acabam pensando demais sobre o risco que irá correr se sair de lá e procurar outro trabalho que lhe traga satisfação pessoal. “Mas e se eu não ganhar a mesma coisa, vou ficar aqui mesmo.”

Portanto, a pessoa se torna triste, e, até mesmo, desenvolvendo doenças e síndromes. Como, por exemplo, a chamada Síndrome de Burnout (ou Síndrome do Esgotamento Profissional). E tudo isso acontece pelo simples fato de não agir, do medo de se arrepender, do medo do fracasso.

Pensar muito e agir pouco

Sobremaneira àqueles mais ansiosos, justamente por seus pensamentos acelerados, decidir não é uma tarefa fácil. No geral, as pessoas tendem a pensar demais sobre as opções disponíveis para escolha, pensando mais no que iriam perder com uma escolha errada.

Leia Também:  Vontade de se isolar: o que isso sinaliza?

Para solução desse conflito interno, existem técnicas simples que farão total diferença. Conforme Seiti Arata, você consegue desenvolver habilidades para tomar decisões, ao saber analisar todo o contexto para a escolha que entender assertiva àquele momento. Isso por meio de três técnicas simples:

  1. pensar em cada decisão como um experimento;
  2. limitar suas opções;
  3. estabelecer suas prioridades.

Cada decisão é uma experiência

É errado encarar que as decisões são, em geral, imutáveis, ou seja, que você não pode se arrepender e ter novas escolhas. Como, por exemplo, se decidiu se casar, isso não quer dizer que tem que durar para sempre. Leve como uma experiência de vida, até mesmo para amadurecimento emocional.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Importante destacar que cada momento é uma escolha, cada segundo é uma decisão sua. Quando você finalmente ter essa percepção acerca de suas decisões, será claro que, agir ou não agir dá o mesmo trabalho. Porém, o não agir lhe paralisa, e o agir faz sua vida progredir.

    Limite suas opções

    A demora na tomada de decisões ocorre em razão de muitas opções disponíveis. Então, você deverá diminuir as alternativas e gerenciar onde deverá focar. Materializando com um exemplo simples: se você tem somente opções saudáveis de alimentos em seu armário, sua dieta será cumprida.

    Nesse sentido, a dica também é estabelecer um limite de tempo de escolha, como, por exemplo, a escolha de uma TV. Você estabelece que ficará 2 horas pesquisando e, caso não encontre, irá escolher a de menor preço, sem dúvidas isso mudará seu comportamento no processo decisório.

    Estabeleça suas prioridades

    Então, para conseguir limitar suas opções, você deverá estabelecer suas prioridades. Ao determinar o que, de fato, é importante para você evitará que fique pensando demais nas alternativas que lhes estão disponíveis. Aqui oportuno o ensinamento de Lewis Carroll, em “Alice no País das Maravilhas”: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”.

    Portanto, sinônimo de agir vai além de simplesmente fazer algo. Agir significa, basicamente, tomar decisões que lhe trarão consequências para sua vida, tanto positivas quanto negativas. Cabendo a você, entender que tudo lhe servirá como uma experiência e fará com que você aproveite a vida de uma maneira completa.

    Por fim, se gostou deste conteúdo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Assim, nos incentivará a continuar produzindo conteúdos de qualidade.

    Além disso, compartilhe suas experiências, tire suas dúvidas, vamos falar mais sobre o sinônimo de agir. Deixe seu comentário na caixinha logo abaixo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.