Sonhar com aranha segundo a Psicanálise e a cultura popular

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Os sonhos com aranhas possuem uma infinidade de significados. Entretanto, entre a teoria da psicanálise e popular existe uma intersecção que pode nos direcionar a interpretações mais precisas se você passar por um episódio de sonhar com aranha.

Esse tipo de sonho, em princípio, pode desencadear temores devido à sua natureza nociva. Para muitas pessoas, apenas a imagem do animal já lhes parece repugnante, um corpo assimétrico sobre oito patas. Ou seja, este temor físico também se acentua pela variação de peçonha que a espécie possa apresentar.

Entretanto, os animais estão em nossos sonhos para nos dizer algo a respeito de nossa realidade. Simbolizam os instintos primitivos e impulsos de nossa natureza primordial. Por isso, a presença destes seres em nossas experiências oníricas precisa ser vista de forma mais consciente.

Afinal, o ser humano não prova nada de mais predatório que seu subconsciente reprimido pelos limites da nossa mente. Sendo assim, o sonho com aranhas deve ter seu sentido investigado de forma a fornecer elementos que gerem vantagens ao sonhador. Assim sendo, promove autoconhecimento e evolução.

Sonhar com aranha segundo a psicanálise

Segundo a psicanálise de Jung o sonho com a aranha representaria o mundo psíquico primitivo, alheio à consciência. A tomada do livre árbitro sem as presunções da ilusão do mundo fenomenal, existindo assim apenas a dualidade. Ao mesmo tempo inteligência criativa e predatismo numa mesma simbologia.

A aranha em muitas culturas está ligada à criação do mundo. Isto se deve a forma com a qual se dedica à tecelagem de sua teia. Fio a fio ela molda as espirais que representam o destino dos homens. Porém, têm eles a liberdade de tecê-lo ou se entregar ao que lhes esteja reservado.

Sendo assim, sonhar com aranha pode simbolizar uma luta que esteja travando entre aceitar ou criar seu destino.

Sonhar com a fuga de uma aranha

Sonhos em que há fuga de uma aranha revelam que o indivíduo se desvia de algo em seu destino. Porém, não consegue enxergar algo que deve ser trabalhado e vivido. Dessa forma, é preciso rever o modo como encara o livre arbítrio diante de situações conflitantes.

Entretanto, se existe a representação de repulsa pela visão da aranha vamos ao outro extremo. Ou seja, existe a consciência de que algo está presente e seu destino, mas se nega a aceitar. Estas são as coisas imutáveis, de natureza permanente ou momentânea.

Ainda assim, não podemos esquecer do princípio dual da imagem da aranha. A beleza e o perigo convivem em harmonia neste cenário onírico. A simetria das formas da teia e sua atração para a morte aqui é apenas simbólica. A aranha pode se encerrar aqui como a mãe possesiva ou devoradora de parceiros.

Sonhar com aranha segundo o simbolismo popular

Sonhar com aranha no imaginário comum está ligado de maneira invariável a armadilhas montadas. Assim, o sonho com a aranha pode simbolizar:

  • traição pessoal;
  • má aposta de negócios;
  • ou encantos diversos que levam à perdição.

Isso se baseia na concepção lógica do dinamismo da aranha. Ela tece delicadamente e pacientemente a teia por meio da qual captura seu alimento. Num mecanismo dos mais elaborados e já decifrados pela ciência. A teia de uma aranha se adequa em conformação para atrair e manter a presa fixada.

Estariam ali representados os ardis de pessoas mal-intencionadas que iludem para levar alguém ao seu fim. Portanto, sonhar com aranha também estaria ligado ao sentido de morte, dada a natureza perigosa do animal. O tamanho do animal no sonho simbolizaria a proporção da ameaça que se anuncia.

No cotidiano, as aranhas são prontamente repelidas e enxotadas dos cantos onde se fixem. Isso denota a repulsividade e o temor a esses animais. A presença de aranhas e suas teias simbolizam o ambiente velho, descuidado e abandonado. Tanto assim que teias são decoração em comemorações típicas de Halloween.

O temor ligado às aranhas também se traduz pelo seu silêncio. Afinal, as aranhas são seres que não vocalizam nem provocam ruídos em seu deslocamento. Assim, sua aproximação jamais pode ser ouvida, o que nos remete novamente ao contexto de armadilhas.

Outras interpretações da simbologia das aranhas

A aranha tece de forma diligente sua teia de forma centralizada, a partir de um centro se criam os raios de sua teia. No simbolismo, isso estaria ligado à natureza narcisista, obsessiva pelo centro do “eu”. Portanto, retornando à abordagem da psicanálise, o centro da teia revelaria a introspecção do narcisista.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Em muitas civilizações como a africana e a oriental a aranha tem uma predominância forte no mundo espiritual. Ela representaria inclusive deuses criadores do universo, representado no tecer da teia. Essa atribuição cósmica a eleva a um animal símbolo de sorte, contrariando a crença ocidental.

    Sendo assim, a simbologia de sonhar com aranha difere abruptamente em decorrência da distinção cultural. Contudo, está sempre associado à questão da construção dos caminhos do destino. Isso sendo o homem seu principal coadjuvante na construção de cada jornada.

    Trabalho executado

    O sonho claro com uma aranha tecendo uma teia também pode simbolizar o reconhecimento por um trabalho executado. Sua diligência e dedicação a algo que constrói e do qual espera frutos pode estar aí representado.

    Na cultura gótica, a aranha é usada como símbolo de poder e perigo, podendo além disso, representar a eternidade. Afinal, seu número de patas corresponde a oito, que é o número tido como símbolo do infinito. Um ciclo que não se desfaz, ininterrupto em sua condução.

    Comentários finais: sonhar com aranha

    Nossos sonhos são as representações mais intimistas que podemos ter de nós mesmos. Contudo, essas mensagens chegam até nós carregadas de simbolismos e elementos desconhecidos. Com isso, impedem nossa interpretação clara e precisa e então vagueamos entre as diversas fontes possíveis de esclarecimento.

    A psicanálise com toda a certeza nos trouxe à luz possíveis leituras, isto é, nos mostrou que sonhamos mais do que podemos imaginar. Somos seres complexos submersos em nossa própria escuridão: nosso subconsciente. Uma força amorfa que rege todas as nossas experiências.

    Tudo o que sabemos, todas as repostas estão lá, porém, esse acesso não é tão simples. Afinal, evoca nossos medos, traumas e conflitos internos. Por isso, os sonhos são uma porta voluntária por onde podemos enxergar passagem. Devemos nos atentar e valorizar cada revelação que nos seja feita por meio deles.

    Saiba mais

    Sonhar com aranha, por exemplo, dependendo da sua cultura, talvez lhe pareça algo aterrador. Porém, pare, respire, se volte para o seu íntimo, para o seu momento. É importante avaliar outros elementos e composição do sonho. Todo o cenário do sonho tem um motivo e razão de ser, nada é posto ali de forma aleatória.

    Sonhos são a linguagem da alma, do seu eu interior dizendo: Olhe para isso! Preste atenção aqui. Precisamos estar abertos a ouvir e reconhecer nisto um exercício de autoconhecimento, indispensável à plenitude do ser. Pense nisso caso venha a sonhar com aranha. Por fim, para saber mais sobre sonhos e inconsciente, matricule-se em nosso curso de Psicanálise Clínica online!

    4 thoughts on “Sonhar com aranha segundo a Psicanálise e a cultura popular

    1. Cláudia das Graças Coelho Carvalho disse:

      Sonhei que estava mexendo no armário da cozinha e notei vários pontos pretos no saco de açúcar. Quando o retirei do armário, o saco estava furado e começou a sair muita aranha de pernas curtas, cabeça pequena, mas bunduda. Elas começaram a subir pelas minhas pernas, e subir umas sobre as outras e continuavam sair muitas aranhas do saco, fazendo um barulho horrível, parecendo um chiado. Eu comecei a bater nas que estavam em minhas pernas e comecei a gritar, pus as mãos na cabeça em sinal de pavor.
      Só lembro até ai. Sonhei depois que deixei meu netinho, para trás e ele ficou perdido. Uma vizinha o encontrou na rua e o levou para casa dela, e ele ficou agitado quando ouviu minha voz e ela subiu com ele em uma escada para ver sobre o muro. Vi seu rostinho pela metade e fui correndo busca-lo. Só que na verdade, foi ela quem o troxe ate mim, e logo em seguida sonhei que minha cunhada mais nova, morreu. Foi muito real. Não quis ir ao enterro, mas as pessoas vinham até mim, para abraçar e eu chorava muito. Quis ver seus filhos, um por um e ficava imaginando como iriam seguir suas vidas……. É muita loucura. Acordei muito assustada com esta série de sonhos. Podem me ajudar. Estou preocupada com a relação deles.

    2. Sonhei com uma aranha preta e grande definhando acredito, ela estava tipo deitada, e remexia as pernas compridas bem devagar, como se estivesse morrendo. A sensação é que fiquei observando ela por horas, deu um pouco de medo pois ela era enorme mas ao mesmo tempo senti um pouco de tristeza, não sei porquê.

    3. LARISSA DE ARAUJO MUNIZ disse:

      Sonhei que estava em um lote, tinha várias teias de aranha brancas, por todo lado e eu tinha que passar por elas, no sonho estava com muito medo é desespero, acabei correndo pra chegar onde deveria, sair cortando as teias é tinha algumas aranhas no meu corpo.

    4. Sonhei que estava em um quarto com parede branca e quando observava as paredes tinham aranhas médias e meio com corpo cumprido, e pretas, várias delas, bem peçonhento, nojento o sonho, elas estavam nas paredes desse quarto branco, tinham alguém comigo no quarto alguém da família mas não lembro quem era ao certo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *