sonhar com dente torto

Sonhar com dente torto: 4 razões psicológicas

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Alguns de nossos artigos mais excêntricos e divertidos são aqueles em que nós trazemos algumas interpretações possíveis sobre os nossos sonhos. Não fazemos isso trivialmente, pois para a Psicanálise é importante demais ter em mente a importância da interpretação dos sonhos. No entanto, enquanto alguns deles têm sentidos mais óbvios, outros são totalmente aleatórios e estranhos. Por exemplo, o que você acha de sonhar com dente torto?

4 razões psicológicas para justificar o que significa sonhar com dente torto

Bom, como dissemos mais acima, para a Psicanálise, que é estudada na área da Psicologia, o material do sonho é muito importante. Assim sendo, não existe material que seja muito estranho, nojento ou impossível de ser interpretado. Ademais, vale lembrar que nós não temos controle sobre aquilo que sonhamos. Por esse motivo é que se você vir a sonhar com dente torto, isso é importante tanto quanto um sonho com o amor da sua vida.

Para não entrar muito nesse assunto do que é sonho, coisa que já discutimos em outros artigos, vamos explicar em linhas gerais porque o seu sonho é importante. Na Psicanálise, interpretam-se os conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa. Os sonhos não escapam a esse material, principalmente tendo em mente que, para Freud, eles são uma maneira de acessar o nosso inconsciente.

Se você chegou aqui como alguém leigo, entenda o seu inconsciente como um espaço da sua mente que funciona independentemente da sua consciência. Portanto, lá ficam guardadas muitas memórias e materiais que você não acessa facilmente como uma lembrança. Nessa conjuntura, para Freud você pode chegar nesse lugar e interpretar o que há lá quando você conta aquilo que sonha.

Assim, sonhar com dente torto…

É recuperar algum tipo de lembrança ou material que está no seu inconsciente. Contudo, é necessário destacar que, a depender da pessoa e do momento em que ela está, o significado para esse sonho muda bastante. Por esse motivo, trouxemos aqui 4 razões principais para que você esteja retomando essa imagem do dente torto. Ela é bastante específica, logo, pode ser que o significado esteja aqui ou não.

No entanto, é bacana dizer que sonhos com dentes geralmente dizem muito sobre a sua vida pessoal. Veja, estamos falando de algo que fica dentro da nossa boca, mas que também é acessível para os outros por meio de um sorriso. Assim sendo, a interpretação nos leva a pensar que sonhar com dente torto é algo do âmbito privado ou da nossa relação com outras pessoas? Só você pode dizer!

De todo modo, confira!

1 – Sonhar com dente amarelo e torto – atenção com a saúde física e mental

Bom, a lógica para a explicação desse significado principal é bastante óbvia. Os dentes fazem parte do seu corpo e, como todos os órgãos, precisa de cuidado. Quando fica amarelo e torto, geralmente é porque não está recebendo o necessário. Nós temos a tendência bastante problemática de cuidar apenas do que fica visível, não é? Hidratamos a pele, cuidamos das rugas, escondemos as olheiras e tentamos adotar um estilo nas vestimentas.

No entanto, não é todo mundo que se preocupa com os dentes. Para alguns, dentes pertencem à vida pessoal, enquanto para outros é ferramenta de poder e sedução. Assim sendo, será que você faz essa distinção quando vai dar prioridade à sua saúde? Será que dá mais atenção ao que é visível socialmente – estética e físico -, enquanto acaba preterindo o que concerne à sua saúde mental? Essa é uma escolha bastante perigosa.

Leia Também:  9 grandes pensadores que você precisa conhecer

Para ficar mais informado sobre isso, recomendamos a leitura de um artigo que produzimos pensando no lema mente sã, corpo são. Ademais, recomendamos também que você não seja relapso com nada que diga respeito a você. Cuide sim do exterior, mas não deixe de se preocupar nem por um minuto com a pessoa que vive dentro desse corpo que recebe tantos cuidados. Às vezes o sonhar com dente torto é o sinal que você precisava para mudar de vida!

2 – Sonhar com dente torto e mole – começo de um novo ciclo

Por outro lado, um dente torto e mole não sugere a falta de cuidado, mas a necessidade de extração. É o que acontece com as crianças, quando estão trocando os dentes de leite por dentes permanentes. Embora isso também aconteça com pessoas adultas e idosas, dessa vez sem a substituição natural, novos dentes chegam. Esse momento de troca sugere o final de um ciclo e o começo de outro.

Se isso ocorrerá na sua vida pessoal, profissional ou nos relacionamentos construídos ao longo da vida, é você quem poderá dizer. É até possível que você chegue nessa conclusão sozinho, mas a maneira mais assertiva de tentar interpretar aquilo que sonhou é por meio da consulta com um psicanalista competente.

Esse é o tipo de profissional que estudou as técnicas freudianas de análise e poderá te ajudar a chegar em uma conclusão satisfatória!

3 – Sonhar com dente nascendo torto – coisa nova chegando, atenção redobrada

Uma coisa é sonhar que o dente ficou torto e precisa de extração. Outra completamente diferente é sonhar que o dente já nasceu torto, ou seja, estamos falando sobre algo que já tem problemas desde a sua concepção. Isso por acaso faz sentido para você, pensando na sua vida de modo geral? Pois é, existem relacionamentos e projetos que mal começaram, mas já ativam aquele nosso sensor de “isso vai acabar dando problema”.

Que tal usar a sua consciência para fazer algo pelo aqui e pelo agora? Se você está vendo um problema nascer diante dos seus olhos, é melhor cortá-lo pela raiz. Ou melhor, tal qual fazemos com um dente que nasce torto, procure uma maneira de corrigir o problema cedo.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

4 – Sonhar com dente encavalado ou montado – vergonha e preocupação

Por fim, temos aqui um significado para sonhar com dente torto que é bastante estético mesmo. A visão de um dente nessas condições, para quem tem é bastante incômoda e revela uma preocupação com algo que se destaca na imagem. De modo geral, trata-se de um problema mais interno do que externo, que não deixa de ser uma preocupação legítima tendo em vista problemas de saúde relevantes para a saúde bucal.

Considerações finais sobre sonhar com dente torto

Esperamos que nossa discussão sobre sonhar com dente torto tenha ajudado você a pensar mais em como está a sua vida hoje. Além disso, ressaltamos que nossos palpites são apenas interpretações comuns, que não necessariamente se aplicarão ao seu caso. Falando nisso, para aprender a ficar afiado na técnica de interpretação freudiana, não deixe de se matricular em nosso curso de Psicanálise Clínica 100% EAD!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 6 =