sonhar com muro

Sonhar com muro: 4 significados principais

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Abordaremos hoje um tipo de sonho que é um tanto estranho. Já é difícil a gente lembrar do que sonhou à noite, principalmente quando não é um pesadelo que nos faça acordar ou que nos deixe preocupados. Falando nisso, o que você entender por sonhar com muro? Seria um sonho, um pesadelo, uma mensagem? Se você acha que esse tipo de sonho é meio enigmático, não deixe de ler o nosso artigo até o final.

O que significa sonhar com muro de acordo com a Psicanálise

Quando trazemos a discussão sobre a interpretação de sonhos para o campo da psicanálise, não estamos fazendo isso de modo trivial. A leitura do que a gente sonha tem um papel super importante para a psicanálise de linha freudiana, pois o pai da Psicanálise defendeu que esse material seja uma janela para o inconsciente. Ou seja, esse lugar inacessível da nossa mente pode ser acessado por meio dessas lembranças.

Ademais, é possível interpretar aquilo que conseguimos lembrar. Você pode ler mais sobre isso no próprio livro de Freud, A interpretação dos sonhos, ou aqui no Psicanálise Clínica mesmo. Temos muitos artigos falando sobre tipos de sonhos diferentes e que resumem o que Sigmund Freud pensava sobre os sonhos.

Agora que você já tem isso em mente, saiba que abordaremos significados possíveis para sonhar com muro. Como o inconsciente é matéria muito particular a cada um de nós, obviamente os significados de um sonho jamais serão os mesmos. O ideal é que, a partir das interpretações a seguir, você consiga trazer algo para a sua vida. Ou melhor, esperamos que você se sinta instigado a tratar mais sobre esses significados na terapia.

O que é sonhar com muro? Confira 4 significados possíveis

Em linhas gerais, se você já chegou a sonhar com muro, provavelmente o significado do seu sonho não foi muito positivo. No entanto, é importante problematizar o que é positivo ou negativo. Quando descobrimos uma doença grave, a princípio a notícia é negativa. No entanto, se a descobrimos cedo, geralmente temos tempo e condições parar tratar o problema de maneira mais efetiva.

Assim, não se entristeça por ver que os significados para sonhar com muro são um tanto pessimistas. Seja você uma pessoa que sabe fazer do limão uma limonada ou apenas esteja mais alerta para o que pode acontecer com você. Lembre-se, contudo, que isso não é desculpa para andar mais ansioso, desesperado com o futuro.

Prefira conquistar um estado bacana de consciência (do termo awareness, em inglês). Não se preocupe com o futuro, mas em estar super presente no aqui e no agora. Se tudo o que você tem é um sonho, não precisa ficar conjecturando sobre as verdades imbuídas nele. É apenas um sonho. Vejamos como aplicar o conceito de consciência nos quatro significados principais a seguir!

1 – Sonhar com muro alto – alerta

Você é aquele tipo de pessoa multipotencial que planeja várias coisas ao mesmo tempo? O seu sonho pode ser um alerta de que você está se precipitando ao querer tanto. Quando fazemos coisas demais, o nosso corpo vai ficando cada dia mais cansado e uma mente cansada em geral não toma boas decisões. Você consegue se lembrar de algo que fez porque estava cansado demais e se arrepende?

Pois é. Veja que, nesse caso, o sonho te deixa em um estado de alerta, mas não para o mal. O que você pode fazer no aqui e agora pensando nisso é dar uma relaxada nessa programação exagerada. É algo que você faz hoje pensando no futuro e que pode até acabar ajudando você a dormir melhor. Será que o seu corpo não colaborou para você sonhar só para prestar atenção nos seus hábitos hoje?

Leia Também:  Frases de Autoestima: as 30 mais inteligentes

2 – Sonhar com muro caindo – problema de saúde

Considerando o título aqui fica difícil não andar ansioso, certo? Errado! Nada disso. Pense em como é precioso que o seu inconsciente converse com você para te alertar sobre sua saúde. O que você pode fazer no aqui e agora para tirar a dúvida é simplesmente ir ao médico fazer um check up.

Caso não esteja se sentindo mal ou já tenha se consultado com seus médicos esse ano, apenas descanse. Contudo, não ignore sintomas que podem surgir no futuro.

3 – Sonhar com muro desmoronando – dependência

Esse é um sonho que tende a ser sentido como um pesadelo. Um muro desmoronando é algo desapontador, pois se trata de uma estrutura sólida que, por algum motivo externo, está vindo ao chão. Logo, você pode acabar interpretando que o muro é você e que você está prestes a ser destruído por alguém. É uma ideia que tem lógica, mas não necessariamente é isso que sonhar com muro significa para você.

Ok, é possível que realmente o muro seja uma representação para quem é você. No entanto, talvez esse muro tenha uma sustentação frágil. Você já parou para pensar em quem você se apoia, ou melhor, como diria Clarice Lispector, “o que sustenta nosso edifício inteiro”.? Essa é uma reflexão mais útil para o aqui e o agora do que uma preocupação para o futuro. Assim, se você sente que está prestes a desmoronar, fortaleça suas bases de sustentação.

4 – Sonhar com muro quebrado – derrotas

Por fim, se o sonho que você teve já mostra um muro quebrado, você realmente pode associar essa imagem ao seu estado atual. É possível que isso não se aplique a todas as áreas da sua vida, mas que se trate apenas do seu emocional, relacionamentos ou vida profissional. Independentemente da área que for, um muro destruído pode ser construído novamente.

Como dissemos anteriormente, uma derrota pode acontecer quando o muro se sustenta em uma estrutura frágil. Dessa forma, o seu aqui e agora exige que você construa a área problemática em uma estrutura mais sólida. O sonho pode ter um significado difícil, mas ele nunca fecha as suas possibilidades de reconstrução. Assim, não é necessário andar ansioso por causa do que você viu. Adote uma postura positiva com relação ao seu presente!


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Considerações finais sobre o significado de sonhar com muro

Esperamos que com o episódio de sonhar com muro você não se sinta amedrontado ou ansioso perante à vida. É possível assumir uma postura forte e otimista apesar do que você sonhou, apenas exercitando a habilidade de estar no aqui e no agora! Para aprender mais sobre isso ou apenas ensinar pessoas a procederem assim, matricule-se em nosso curso de Psicanálise Clínica 100% online. Traduzir o inconsciente por meio da consciência é muito importante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + dez =