o que é influenciador digital

Influenciadores Digitais: o que são e quais técnicas psicológicas usam

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise

Influenciadores digitais fizeram com que o mundo dos negócios se altere substancialmente, trazendo uma nova forma de empreender. Onde, através de redes sociais, é possível ter diversas fontes de renda e poder viver no meio web.

Então, já pensou em fazer o que gosta e ainda ter um público seu? Essa pode ser sua chance! No entanto, não é tão simples quanto parece. Ou seja, precisará estudar todas as técnicas de como trazer seguidores e ranquear na internet.

O que é influenciador digital?

Na era da tecnologia, com certeza já viu influenciadores digitais em suas redes sociais. Afinal, o que é influenciador digital? Basicamente, são os responsáveis pela criação de conteúdos web, por meio de plataformas como Instagram, YouTube e TikTok.

Além da monetização através destas plataformas de conteúdo, o influenciador também pode ser o responsável pela divulgação de empresas, por meio do marketing digital.

Desta maneira, com técnicas dinâmicas e criativas, estabelece uma relação pessoal com o seu público, influenciando potenciais clientes da marca.

Como surgiram os influenciadores?

Marketing de influência não é uma técnica utilizada desde os anos 1760, quando a Rainha Charlotte promoveu sua marca de porcelanas.

Porém, na forma digital, surgiu em meados dos anos 2000, através da rede social Orkut, que, com certeza, os jovens fãs de Instagram e TikTok nem sequer conheceram.

O que faz um influenciador digital?

Em resumo, os influenciadores digitais, também conhecidos como “influencers”, são pessoas que se destacam no mundo web, através de seus canais.

Por meio de blogs e redes sociais, servem de inspiração e, assim, influenciam a vida pessoal dos seus seguidores. Digamos que muitos se tornam ídolos e, seus fãs, podem atravessar a casa dos milhões, ao redor de todo mundo. Afinal, o alcance da internet não tem fronteiras.

Exemplos de influencers

Os influenciadores digitais trazem conteúdos das mais diversas formas. Por exemplo, se procurar por conteúdos infantis no YouTube, provavelmente encontrará o Canal de Felipe Neto. Com mais de 44 de milhões de seguidores, ele conquistou crianças pelo mundo.

Whindersson Nunes despensa comentários, não é mesmo? Passando de vídeos de humor em um quarto simples, hoje é celebridade nas redes, com seus mais de 43 milhões de seguidores.

Ainda, trazendo conteúdos financeiros de forma simples e descontraída, Nathalia Arcuri, em seu canal Me Poupe!, é referência na web, com seus mais de 7 milhões de seguidores.

Quais são as técnicas psicológicas utilizadas por influenciadores digitais?

Atualmente qualquer pessoa pode torna-se um influenciador digital. Por exemplo, para fazer o marketing de uma determinada marca, você não precisa mais ser um artista de televisão. Fato que mudou totalmente o conceito de celebridade que conhecíamos antes.

Antes de tudo, a capacidade do influenciador é medida, basicamente, por sua habilidade de engajar o público. Porém, não é tão simples quanto parece. Se quer entrar neste mundo, segue algumas dicas importantes:

  • escolha um nicho;
  • defina uma estratégia de conteúdo;
  • nunca compre seguidores;
  • converse com seu público, dê atenção.

Portanto, podemos assimilar que influenciadores são empreendedores, aproximando pessoas e negócios para seu público.

Como eles influenciam no comportamento dos seguidores?

Contudo, os ditos influencers podem ser vistos pelo seu público como uma referência de comportamento. Então, seus seguidores acabam reproduzindo aquilo que a personalidade digital, ainda que subliminarmente, indica como o ideal para ter uma “vida perfeita”.

Sobretudo com os jovens, o influencer tem relação diária, repercutindo em seus comportamentos. Como, por exemplo, imitando estilo de vidas, que, muitas vezes, é apenas uma edição da realidade, causando em seu público a ilusão de vida ideal.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    A “vida perfeita” dos influenciadores digitais e o impacto na saúde mental

    Você já reparou como a maioria dos influencers sempre estão lindos e felizes? Eles vivem, muitas vezes, em uma redoma de medo, frustração, buscando a todo momento sua reafirmação.

    Leia Também:  Consulta online com psicanalista

    Porém, sabemos que é improvável que esta vida maravilhosa de fato exista. Corpos sarados, estilo de vida saudável, viagens incríveis, carros novos, casas incríveis e alegria infinita; é possível isso tudo de uma só vez? Sabemos que não!

    Desse modo, se deve entender que a felicidade, real e autêntica, é aquela intrínseca ao ser, a que lhe é inata. Ou seja, embora possa ser demonstrada, ela não tem a necessidade de ser ostentada a todos.

    O que é positividade tóxica?

    Diante de um discurso positivo, pessoas se sugestionam e entram em uma espécie de pressão para atingirem a vida feliz.

    As pessoas tendem a serem eternas insatisfeitas, tanto com questões físicas quanto emocionais. Mas esquecem que a felicidade pode ser adquirida de formas diferentes para cada um. Tudo depende de percepções e propósitos individuais.

    Como usar as minhas redes sociais de maneira saudável para mente?

    Diante do exposto, chegou a hora de usar a internet ao seu favor, para aprimorar sua saúde física e mental. Desse modo, não mais assumir a forma de outra pessoa, como um modelo perfeito a se seguir e espelhar. Caso contrário, não irá se construir corretamente como indivíduo.

    Neste sentido, o caminho é usar suas redes sociais de maneira racional. Ou seja, de maneira prudente, para que as redes sociais sejam uma opção para seu lazer. Neste aspecto, que também não interfira em suas atividades fundamentais em seu cotidiano.

    Portanto, não negligencie seus princípios e o que, de fato, é importante em sua vida. Então, traga o equilíbrio para os seguintes aspectos do seu cotidiano:

    • família;
    • relacionamentos amorosos e sociais;
    • atividades físicas;
    • trabalho e estudo;
    • ter disciplina para distribuir seu tempo;
    • encontrar diversas formas de satisfação pessoal;
    • se permita a novas experiências;
    • aceite o novo e se desafie sempre.

    Influenciadores digitais também podem sofrer

    Àquele que pode ser sua referência como pessoa, na verdade, pode estar precisando de ajuda urgentemente. Tendo em vista que se encontra em uma competição desenfreada entre os influencers, com uma angústia constante sobre números de curtidas e visualizações.

    Em resultado, acabam sempre esperando por uma aprovação, com a necessidade de se autoafirmar a todo instante. Então, caso as críticas surjam, entram em um estado de depressão, ansiedade, tristeza e medo de rejeição.

    Afinal, quer mesmo ser um dos melhores influenciadores digitais?

    Ser famoso parece glamouroso, mas está longe de ser um caminho fácil. Não será um influencer de sucesso de um dia para noite. Será necessário que estude técnicas específicas.

    Portanto, ferramentas de marketing digital e desenvolvimento pessoal serão imprescindíveis para um futuro de sucesso nas redes sociais.

    Então, o que acha de começar pelo autoconhecimento? Neste ponto a psicanálise poderá lhe ajudar bastante. Dessa maneira, leia nossa seção de dúvidas para saber como estudar e se formar na área de Psicanálise (www.psicanaliseclinica.com/faq).

    Por fim, falando em engajamento na internet, caso tenha goste desses conteúdos, curta e compartilhe este artigo. Será uma forma de nos incentivar a sempre produzir conteúdos de qualidade para nossos leitores.

    One thought on “Influenciadores Digitais: o que são e quais técnicas psicológicas usam

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.