tipos de massagem

Tipos de massagens: 10 principais e seus benefícios

Posted on Posted in Terapias

nPossivelmente o que você está precisando agora é de uma massagem. Existem diversos tipos de massagens, com benefícios para cada parte do seu corpo, melhorando tanto sua saúde mental quanto física. Para quem pretende ter hábitos de vida saudáveis, sem dúvidas as massagens ajudarão.

Massagens, no geral, farão com que você atinja equilíbrio entre a mente e o corpo. Entretanto, para cada necessidade específica existe uma massagem como tratamento, que podem até trazer a cura para muitas doenças.

10 tipos de massagens e seus benefícios

Portanto, conheça os 10 principais tipos de massagens aplicadas por profissionais da área. Com técnicas específicas, diferentes partes do seu corpo serão atingidas, buscando o relaxamento, cura medicinal e, até mesmo, podem melhorar sua estética.

1. Tipo de massagens relaxantes

Conhecida como massagem relaxante ou massagem sueca, é uma técnica que utiliza de movimentos suaves, sem força, que foca na melhora da circulação e oxigenação do sangue. Em resultado, terá diversos benefícios, principalmente:

  • sensação de leveza;
  • eliminação da tensão muscular;
  • diminuição de estresse;
  • controle da ansiedade.

É o tipo de massagem mais famoso, utilizado frequentemente para cura de transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Com movimentos leves, esta massagem elimina toxinas acumuladas no corpo e auxilia na produção de hormônios, como a oxitocina. Dentre seus benefícios, a oxitocina provoca sentimentos de amor e bem-estar.

Por fim, saiba que a massagem relaxando ajuda na eliminação da obesidade e combate dependência de algumas substâncias, como, por exemplo, de cigarros, drogas, álcool e remédios.

 2. Shiatsu | Tipos de massagens para dor

Sobretudo, nesta massagem o profissional utiliza dedos e palma das mãos para atingir determinadas áreas do corpo que precisam de tratamento. Esta técnica japonesa de massagem atua em pontos específicos do corpo, para tratamento de enxaquecas, cólicas, tensão muscular, constipação intestinal (intestino preso).

Dentre os tipos de massagens em destaque, a Shiatsu atua em pontos energéticos, que se encontram em todo corpo. Em resultado, traz cura às doenças por aliviar dores e tensões, devido ao desequilíbrio entre mente e corpo, por atua, também, na redução do estresse.

3. Reflexologia | Reflexologia podal

Pés e mãos são, sobremaneira, as partes do corpo que mais exigem esforço durante o dia, principalmente em rotinas de trabalho. Então, a massagem do tipo Reflexologia, usa de métodos com pressão nesses membros do corpo, que acionam a energia corporal na totalidade.

Em síntese, esta técnica de massagem chinesa, é indicada para melhora no sistema nervoso, estimulando a produção do hormônio endorfina, responsável, por exemplo, pelo humor, prazer e motivação.

Além disso, esse tipo de massagem cura patologias físicas, como fadiga crônica, tensão muscular e dores pelo corpo. A cura de enfermidades está ligada ao acionamento do sistema nervoso que age diretamente na função cerebral.

4. Thai Ioga | Massagem tailandesa | Tipos de massagens corporais para saúde física

Esse tipo de massagem é característico por combinar técnicas de massagem com alongamentos de yoga. Ou seja, a Thai Ioga, é um tipo de massagem onde o profissional atua nos movimentos corporais que trazem flexibilidade.

Assim, resulta em benefícios aos músculos e articulações, e, inclusive, gera um relaxamento profundo e sensação revigorante.

5. Drenagem linfática | Massagens; tipos para estética

Se você procura emagrecer e eliminar estrias e celulites, a drenagem linfática pode ajudar. Sobremaneira, é usualmente aplicada em tratamentos estéticos, bem como para emagrecimento. Auxilia na circulação sanguínea, pois estimula os gânglios linfáticos.

Desse modo, com foco na desobstrução dos causadores de retenções de líquidos, a drenagem linfática é um dos tipos de massagem que melhora o sistema imunológico. Tudo isso devido à sua atuação na circulação sanguínea.

Como o próprio nome já diz, atua como drenagem, eliminando toxinas do corpo. Em síntese, são utilizadas técnicas para combater infecções e inflações pelo corpo, além da diminuição do inchaço.

6. Massagem Ayurvédica

De origem indiana, a massagem Ayurvédica está entre os tipos de massagens que estimulam a eliminação de toxinas corporais. Ao mesmo tempo, estimula os músculos e a circulação do sangue. Dentre seus principais benefícios estão:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    • redução dos níveis de estresse;
    • alívio de tensões.
    • melhora do sistema imunológico
    • correção da postura corporal.
    Leia Também:  PNL e inteligência emocional para a vida e o trabalho

    O procedimento ocorre no chão, sobre um tatame, o profissional, com suas mãos, pés e cotovelos, alongando todo o corpo do paciente, reduzindo toda tensão.

    7. Abhyanga | Tipos de massagens terapêuticas

    Nesta massagem são usados óleos em abundância, por todo o corpo, sendo que a escolha pelo tipo de óleo vai depender de cada tratamento. O produto é utilizado para nutrir os tecidos corporais, eliminado toxinas prejudiciais ao organismo.

    Com movimentos em meio aos óleos vegetais, age também no sistema linfático e sanguíneo, além melhorar o sistema digestivo. Esta massagem faz com que os vasos sanguíneos sejam expandidos, em consequência, melhora o fluxo do sangue e melhora a pressão arterial.

    Inclusive, ajuda em doenças como depressão e fibromialgia. Além de diminuir o surgimento de rugas, pois atua na melhora da suavidade da pele, e também, auxilia na cicatrização e redução de celulites.

    8. Massagem com pedras quentes | Tipos de massagens terapêuticas

    O diferencial desta técnica de massagem é que o profissional não recorre às mãos, mas sim de pedras aquecidas. Em conjunto com óleos essenciais, tem, entre seus principais benefícios, estão:

    • relaxamento
    • redução do estresse;
    • eliminação de dores musculares.

    Similarmente a massagem relaxante, utiliza-se de movimentos suaves, porém agora com as pedras, não as mãos. Dentre os tipos de massagens terapêuticas, a massagem com pedras quentes traz equilíbrio ao sistema nervoso, tirando o cansaço e aliviando o estresse.

    9. Massagem com aromaterapia

    Em suma, é voltada para cura de dores emocionais, a massagem com aromaterapia melhora o humor, alivia tensão muscular e trabalha na redução dos sintomas de ansiedade e depressão. Este método também emprega óleos essenciais, podendo ser usado na pele ou em difusores.

    Especialistas creem que a aromaterapia age nas estruturas cerebrais relacionadas às emoções e memórias.

    10. Massagem desportiva

    Este é um tipo de massagem destinada unicamente para atletas, ou seja, tem aplicabilidade para àqueles realizam treinamentos físicos com regularidade. A massagem desportiva é necessária recuperação do corpo, em seu aspecto físico, principalmente no tecido muscular.

    Sobremodo, difere dos demais tipos de massagens que, em sua maioria, atuam no alívio do estresse. Neste ínterim, a massagem desportiva tem como principais funções acelerar o restabelecimento do organismo, prevenir lesões físicas, recuperar fibras musculares, aliviar a dor e produzir endorfina.

    Portanto, existem diversos tipos de massagens que poderão lhe ajudar, tanto sobre o aspecto físico quanto psicológico. Como visto, os benefícios principais são redução do estresse e ansiedade.

    Contudo, sem dúvidas, são os maiores causadores das doenças da mente. Afinal, alterativas naturais de tratamento de doenças são sempre a melhor opção.

    Além disso, entender a mente humana também é importante na cura de doenças psicológicas, para tanto, o estudo da psicanálise poderá ser um importante aliado. Desse modo, conheça nosso curso de formação em Psicanálise Clínica, aprenderá como aprimorar seu autoconhecimento e melhorar suas relações interpessoais.

    Por fim, se gostou do conteúdo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Assim, nos incentivará a continuar sempre produzindo conteúdos de qualidade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.