Não aceite menos do que você merece

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Em algum momento de nossas vidas já nos colocamos em posição de abdicação pessoal em favor de outra pessoa. Além de abrir mão daquilo que merecemos, escolhemos viver uma vida infeliz enquanto poderíamos ter algo melhor. Continue a sua leitura para construir uma reflexão sobre si e não aceite menos do que você merece.

Nunca aceite menos do que você merece

Para muitos ler esse tipo de entrada pode indica uma grande arrogância ou egoísmo, mas não se trata disso. Seja qual for o motivo, às vezes nos colocamos em situações em que o amor nos aprisiona. Por medo de ficarmos sozinhos ou não termos a sensação de ser amados, aceitamos qualquer coisa que surge no caminho.

Não aceite menos do que você merece, independente da pessoa em si ou pela situação que você está. Ser infeliz é uma escolha, mas a felicidade deve ser uma meta quando estamos em um relacionamento com alguém. Por conta disso que não deve se ligar com qualquer um que possa te afastar disso.

Um amor de migalhas não mata a fome de ser amado e desejado. Sem contar que o amor não deve ser implorado ou pedido, mas, sim, doado voluntariamente e de coração aberto. Além de ser leve, é verdadeiro, engrandecedor e agrega a nos, nos conduzindo a um crescimento existencial.

Você merece um amor de verdade

Não aceite menos do que você merece quando alguém faz questão de regular o amor sobre você. Sentimentos calorosos e bons fazem parte da postura desse indivíduo, de modo que respeite a construção mútua. Com isso, alguém que te ama de verdade:

Valoriza você sempre

Não se trata apenas de dar presentes, fazer passeios ou qualquer coisa ligada somente aos bens materiais. A valorização se dá ao longo da vida juntos, de modo que sinta as diferenças que faz sobre ele. Quando valorizamos aquele que amamos estamos, de certo modo, agradecendo o impulso para ser feliz que ele está dando.

Possui orgulho de te ter ao lado

Não no sentido de ser uma propriedade para ele, mas, sim, de ser um agente que estimula a mudança e o crescimento. Acredite, todo mundo quer ter alguém do lado para fazer planos e crescer em conjunto. O orgulho se dá, em parte, pelo incentivo que recebemos para alcançar a nossa melhor versão dia após dia.

Carrega um zelo

O cuidado com o parceiro vem do receio de que qualquer coisa ruim possa alcançá-lo. Não que ele seja incapaz de lidar com os seus problemas, nada disso, mas o amor envolve um pouco de sacrifício. Entre alguém que te acompanha aos problemas ou quem te coloca como escudo contra eles, quem você prefere?

O valor da conexão

Apesar de ser simplista demais, para muitos, o amor se resume à conexão carnal que algumas pessoas compartilham. Isso é confundido com amor porque o que elas têm se mostra diferente de qualquer outra coisa. O mundo parece sumir quando ambos se tocam e os corpos conversam.

É preciso ter em mente que a conexão mais importante que devemos ter é a mental e a emocional. Sim, o sexo pode ser importante, mas se assemelha mais a uma consequência da química entre duas pessoas. Por sua vez, a conexão interna possibilita que conhecemos o outro em sua verdadeira essência e saibamos apreciar isso.

Leia Também:  30 frases de gratidão

Essa conexão de verdade acontece também pelas coisas mais simples e que nos aproximam. Por exemplo, quando falamos sobre coisas aleatórias com intimidade e concordância sem beirar o constrangimento. Não aceite menos do que você merece quando você pode ter tudo o que precisa com alguém que te compreende e busca o mesmo.

Poder aproveitar os menores momentos da vida

Linhas acima abrimos espaço ao valor que as coisas menores da vida podem significar para nós. Quando batemos na tecla ” não aceite menos do que você merece”, defendemos o seu direito de aproveitar isso. Usufruir desses pequenos gestos é importante porque:

Fortalece o contato um com o outro

É por meio das pequenas coisas que vamos lembrar dos nossos parceiros e das diferenças que fazem em nossas vidas. Seja o modo de sorrir, uma receita especial, um gesto de carinho na hora certa… Através dessas ações menores que temos o fortalecimento de nosso relacionamento e do que nos significa.

Aumenta a empatia

Com o passar do tempo ficamos mais sensíveis as necessidades do outro sem ao menos ele dizer isso. Essa percepção acontece quando notamos gestos característicos na raiva, angústia, tristeza e, claro, alegria. Nesse caminho, viramos parceiros mais proativos, criando um ambiente em que isso pode ser conversado.

Cria um pilar de sustentação em momentos difíceis

Quando o mundo parece estar contra nós, ter alguém que nos apoia do lado faz toda a diferença. É como ter um momento de paz e sossego para reavaliarmos nosso momento e descansar um pouco. Ainda que não deva ser uma exigência, preste atenção se o outro tem disposição a isso.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Flores da gratidão

Não aceite menos do que você merece quando o amor que recebe não é bondoso e acolhedor. Tocamos nesse ponto porque, à sua maneira, uma pessoa deve sentir que isso aquece o seu coração. Dessa forma, a gratidão por alguém fazer diferença em nossa vida pode florescer e iluminar a retribuição.

Evite se apegar a pessoas desinteressadas e vazias que em nada possam te adicionar. Caso o faça, terá um caminho fácil para sofrer diariamente com alguém que não reconhece e valoriza o seu amor. Acolha de coração quem pode te amar pelo o que carrega, aceite o que você tem e possam caminhar em conjunto.

Amor de verdade não se constrói em um fim de semana

Certamente você ou algum conhecido se envolveu com alguém de maneira descompromissada e esporádica. Mas se acredita que isso pode se desenvolver a algo maior, sinto informar, mas é difícil. Se o outro quisesse ter algo mais a sério com você, a disponibilidade dele iria muito além da cama.

Quando uma pessoa realmente está querendo algo mais sério, há um antes, durante e depois. Se quer sair na sexta-feira, os planos podem começar dias antes. Isso significa que a preparação é tão importante quanto o que virá no encontro de fato.

Assim, não aceite menos do que você merece de alguém que só quer um fim de semana. É preciso que te levem a sério, de modo respeitoso e não abusem do que sente. Muito além da cama, o prazer estará em sua companhia e nos momentos em que aproveitam a vida.

A vergonha da curtição

Sim, sabemos que o contexto de cada situação é diferente e que nem sempre um casal pode andar de mãos dadas. Porém, se não há qualquer impedimento plausível, porque o outro somente te encontra as escondidas?

Leia Também:  Psicopatia infantil: significado, causas e tratamentos

Evite confundir curtição com início de romance e não aceite menos do que você merece. Tenha em mente que se for com essa intenção, será muito mais fácil magoar você. Acredite, você não precisa desse tipo de relação.

Considerações finais sobre não aceite menos do que você merece

Não aceite menos do que você merece porque o mundo tem muito mais a oferecer do que aparenta. Não se trata de se achar bom de mais a alguém, mas não se deve aceitar qualquer pessoa. Quem quer que chegue até você precisa te colocar em crescimento da mesma maneira que deseja fazer isso por ele.

Assim, valorize a si mesmo, se permitindo ser feliz com alguém que queira dividir as mesmas pretensões. Seu amor se alinhará com quem o merece e os dois podem aproveitar dos frutos colhidos aqui.

Para se desenvolver e alcançar a sua melhor versão, se inscreva em nosso curso online de Psicanálise Clínica. Com a ajuda das aulas, poderá reavaliar a sua vida com autoconhecimento e certeza do que deseja para si. Não aceite menos do que você merece quando está a caminho do seu potencial completo com a ajuda da Psicanálise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =