não aceite migalhas de afeto

Não aceite migalhas de afeto

Posted on Posted in Comportamentos e Relacionamentos

Algumas pessoas chegam ao ponto de abirrem mão de si mesmas por acreditarem em qualquer aparência de amor. Por conta disso que se relacionam de qualquer maneira para sentirem um gosto mínimo de ter alguém do lado. Dessa forma, peço que não aceite migalhas, continue a leitura e entenda porque você vale muito.

Se alguém já te falou que você estava aceitando migalhas, ou se contentanto com pouco, talvez seja o momento de você rever suas relações e entender melhor o que porquê isso está acontecendo. Saiba que muito tem a ver com a sua autoestima

Mas continue comigo que iremos entender melhor o assunto no decorer deste artigo!

O que são amores quebrados?

Ao longo de nossas vidas presenciamos os mais variados casos de amor à nossa volta. E mesmo assim temos um risco de ter a nossa própria história no hall de trajetórias complicadas do coração.

Sem que nos cuidemos, ficamos expostos a um caso de amor que mais machuca do que nos deixa felizes e em plenitude.

Em parte, isso pode ser nossa culpa, já que nos movemos para lugares onde qualquer coisa está servindo. Sem contar que somos ensinados a valorizar o amor em casais e não nos sentimos completos apenas com nós mesmos. Por isso, caso esteja procurando alguém para amar, não aceite migalhas de quem quer que seja.

Pense nas pessoas dentro de um relacionamento que estão infelizes porque não querem ficar sozinhas. Não estamos iniciando um levante contra as relações, nada disso, é muito pelo contrário. Abrimos esse artigo na intenção de que você escolha em com quem quer dividir seus momentos a dois, fazendo bem tanto a você quanto ele.

Por que aceitamos migalhas?

Embora não queira admitir, o “não aceite migalhas” é um eco contínuo na mente de quem se coloca nessa posição. No fundo, o indivíduo sabe onde entra e o que esperar do outro, mesmo que faça mal. As causas mais comuns para isso são:

1. Medo da solidão

Ficar sozinho se mostra um desafio, quase que tortura, a muitas pessoas. Por conta disso que concordam em ter qualquer pessoa ao lado para acabarem longe da solidão. Contudo, é melhor ter um espaço para refletir e crescer do que gastar sua energia investindo em algo sem futuro.

2. Falta de autoestima

A presença de uma autoestima bem construída faz com que não aceite migalhas de qualquer pessoa. Indivíduos que não enxergam valor na própria existência são mais suscetíveis a se envolverem em relações fadas ao fracasso. Por não acreditarem em si mesmos, acham que alguém pode fazer isso por eles.

3. Ausência de autoconhecimento

Não conhecer os próprios sentimentos e necessidades nos coloca a mercê de desvios e relações complicadas. A falta de autoconhecimento acaba afastando qualquer pessoa de entender o que realmente está procurando. Sem isso nos tornamos alvos fáceis a contatos desastrosos e muito abusivos.

Certamente já deve ter ouvido a expressão “É como ir no supermercado sem saber o que quer comer”. É muito simplista e em comparação com o tema, até infantil, embora não deixe de ser verdadeiro. Quando alguém não sabe o que quer, tudo o que surgir pelo caminho acaba servindo. É preciso ter poder de escolha, de modo a gerir sua parte interna para se colocar no caminho adequado.

Dessa forma, procure pensar no relacionamento como parte integrante assim como seus estudos, sua casa, suas finanças, entre outras coisas. Da mesma maneira que eles, você precisa saber conduzir suas ações e reações na busca por essa interação. Assim, não aceite migalhas de qualquer pessoa que surja em seu caminho sem saber como isso te afeta.

Ao longo do texto repetiremos algo que você precisa dizer a você sempre: você merece mais!

Não tenha vergonha de dizer que merece mais

Amar-se não é um ato de egoísmo, soberba, arrogância ou desprezo por todo o resto em favor da sua imagem. Ter amor próprio significa que você não se coloca em situações que possam acabar com a sua felicidade. Nisso, tem segurança suficiente para entender que qualquer coisa não vai bastar em seu caminho.

Caso já tenha se culpado por terminar uma relação que te fez muito mal, diga a si mesmo “eu mereço mais”. Não é um mantra para que esconda a sua dor e acredite ser superior a alguém, nada disso. É um pequeno momento de clareza para que entenda que sempre pode buscar o melhor quando as opções presentes não cabem a você.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Talvez possa interpretar isso como se alguém fosse bom demais para se dispor à outra pessoa. Contudo, devemos sempre abraçar as pessoas que colaboram para incrementar o nosso melhor. Por isso não aceite migalhas afetivas de quem quer que seja.

    Amor pela metade é como engolir areia quando se tem sede

    Embora a analogia acima seja um tanto quanto confusa, falamos a respeito de substituir algo benéfico por algo danoso. O amor machuca quando não é direcionado da forma como deveria. Na verdade, podemos até confirmar e defender que não se trata de amor genuíno.

    A expectativa também colabora bastante a isso, de modo que acabe confundindo uma ação com a realidade. Para explicar melhor, pense em alguém desesperado visto por outra pessoa. Ao menor sinal de atenção recebido fará de tudo para que isso não se perca, se submetendo a qualquer coisa.

    Leve em conta que pode se machucar quando se expõe a situações que acredita serem soluções, mas são problemas. Amor pode ferir quando não é bem entregue, equilibrado e recíproco. O outro possui um papel muito importante nisso porque precisa ser proativo em demonstrar suas intenções e emoções a você.

    Não fique próximo de quem está em cima do muro

    Não aceite migalhas de qualquer pessoa que se mostra indecisa sobre o que sente por você. Sim, sabemos que a vida é feitas de variados contatos e nem todo mundo quer se relacionar. Mas acontece que muitas pessoas usam você para ter uma noite e te deixam confuso com carinho.

    Elas te fazem pensar que possuem algo único, mesmo que não seja um namoro, mas não é verdade. Por mais duro ou agressivo que isso soe, é quase que fosse um step para quando algo melhor não surgir.

    Se você não é a primeira opção de alguém, em hipótese alguma se deixe ser a segunda. Lembre-se que alguém deixar vago e mexer com as suas emoções é desrespeitoso, doloroso e sem benefício mútuo algum. Nisso, essa pessoa vai ficar em cima do muro até que ele ameace cair em sua direção até que você saia desse lugar.

    Dicas: não aceite migalhas

    Só não aceite migalhas das pessoas que, de algum modo, abusam da sua boa vontade. Porém entenda que nem todo mundo age dessa forma e há aqueles que valem a pena investir. Entenda que:

    1. Amor só vale a pena quando é equivalente

    Não caia no argumento de que as pessoas se completam porque encontram o que falta nos outros. Precisa se sentir inteiro por si mesmo e só encontrar alguém que perceba isso e queira partilhar algo juntos. Da mesma forma que entrega o seu amor, recebe de modo equivalente.

    2. Nunca aceite ser a segunda opção de ninguém

    Como dito linhas acima, fique longe de alguém que só te procura quando está sem “nada mais interessante para fazer”. Esse tipo de pessoa quase nunca se interessa por suas dores ou mesmo se lembra de te procurar diante delas. Busque se amar, se sustentar e encontrará alguém que veja o mundo de modo semelhante nesse quesito.

    3. Você é mais do que um fim de semana

    As pessoas que realmente querem algo construtivo com você irão planejar isso e se manterem presentes. Quando montam planos, mesmo que simples, sempre tem algo a comentar ou mesmo garantir a sua presença. Mire sempre em indivíduos que possuem essa matriz de comportamento.

    Considerações finais sobre o não aceite migalhas

    Acredite que sempre vai merecer o melhor e não aceite migalhas de quem quer que seja. Por mais maravilhoso que alguém pareça ser, não caia na ilusão de que é a peça que falta. Você deve fazer isso por si mesmo e somente então expandir isso a quem merece.

    Ademais, pessoas com essa percepção amadurecida, as pessoas vão poder encontrar você mais facilmente. Procure pensar que se tornará um ímã que atrai atitudes construtivas, seguras e bem direcionadas de outras pessoas. Não tenha receio de pensar e perceber que merece bem mais do que te entregam.

    Para colaborar com esse crescimento se inscreva em nosso curso online completo de Formação em Psicanálise. As aulas vão te ajudar a estruturar uma estima sobre seu verdadeiro potencial e as transformações que pode alcançar. O autoconhecimento construído vai fazer com que não aceite migalhas e sempre busque aquilo que te eleva.

    2 thoughts on “Não aceite migalhas de afeto

    1. Inteligente e sábio o que li. Hoje percebi muita coisa

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *