sucesso

O que é sucesso: análise psicológica e social

Posted on Posted in Conceitos e Significados

O que é sucesso para você? Muitas pessoas relacionam o sucesso à dinheiro e fama, entretanto não há uma resposta objetiva para o seu real significado. Cada pessoa deve ter propósito, para que, assim, consiga entender o que o sucesso representa.

Em outras palavras, atingirá o sucesso quando concluir seus próprios planos de vida. Mas isso pode ser difícil para muitas pessoas que passam a vida seguindo o propósito do outro. Resultando em uma total descrença acerca da existência do sucesso. De antemão, saiba que você é quem cria a sua realidade, não o outro.

Mas, afinal, como saber se já atingi o sucesso? Antes de tudo, tenha um planejamento pessoal, para os mais diversos aspectos, como familiar e profissional. Então, atue diariamente, degrau por degrau, para que esses objetivos se concretizem.

Significado de sucesso | O que é sucesso?

O significado da palavra sucesso, no dicionário, é um acontecimento favorável; resultado feliz; êxito. Ou também: aquilo que sucede; acontecimento; fato; ocorrência; qualquer resultado de um negócio, de um empreendimento. De antemão, se vê a amplitude desse conceito e sua subjetividade.

Agora, foque no conceito de sucesso como êxito e resultado feliz. Para isso ocorrer você terá que ter um plano, e esse plano seja concretizado, um projeto cumprido. Porém, saiba que o sucesso não acontece do dia para noite, ele vem depois da experiência, e isso leva tempo.

Faça o que é certo

Você deve ter em mente, sempre, que se você se propôs a fazer algo, deve fazer o que é certo. Afinal, tudo o que você fizer terá consequências, sejam positivas ou negativas, cabendo somente a você a decisão sobre suas ações. Ou seja, faça o seu dever de casa corretamente. Acredito, a longo prazo, saberá o que é sucesso.

Se pode afirmar que a felicidade é algo que se pode cultivar. Pois, o cérebro é o órgão da experiência, ao qual grava tudo que se vive, então, gradativamente, ele pode ser treinado. Então, o que tal treinar seu cérebro para atingir o seu sucesso, pessoal e profissional?

Você tem um propósito de vida?

Antecipadamente, você é o seu maior projeto de vida, sendo assim, está em suas mãos elaborar este projeto. Tenha planos, faça perguntas e respostas a si mesmo, incluindo “quando”, “onde” e “como”.

Ao estabelecer um forte plano, agora trabalhe diariamente para concretizá-lo, sinta a cada dia o sucesso. Assim, siga sua intuição e tenha um objetivo, agora acelere em direção a ele. Não se esqueça que a sua competição é com você mesmo.

Portanto, ter um plano claro e definido limitará os seus gatilhos mentais que esteja lhe bloqueando. Desse modo, ter esse plano estabelecido com clareza, facilitará a sua execução com tranquilidade e confiança.

O que é sucesso para você vs. O que é sucesso para sociedade?

Devido à cultura ao qual vivemos, quando se fala a palavra sucesso, quase que imediatamente pensamos em ter muito dinheiro. Entretanto, para maioria, isso soa como negativo. Mas com certeza não o é, o dinheiro é uma das formas de atingir o sucesso, e pensar dessa forma é, em suma, uma crença limitante gravada em sua mente.

Porém, não se culpe em ser ambicioso, em ter planos que parecem inatingíveis, você pode ser tudo que quiser ser. Porém, deve aprender a atingir o equilíbrio entre a ambição e a tranquilidade, entre o prato principal e a sobremesa.

Uma dica: acorde todas as manhãs e cumpra o tratado com você mesmo, você quem deve fazer com o seu sucesso, siga o seu plano com constância, dia após dia. Lembre-se: o sucesso nunca chegará até você; você que deve chegar até ele.

Vale enfatizar a importância de adquirir conhecimento continuamente, afinal, aprender não custa nada e não ocupa nenhum espaço. Quando você desenvolve uma paixão pelo aprendizado, começa a desenvolver habilidades de que nunca imaginava ter.

Agora vale uma breve citação do Livro O segredo da prosperidade judaica, de Dor Leon Attar:

Procure por conhecimento, e não por opinião!

Sucesso e prosperidade

Antes de tudo, sucesso e prosperidade não é sobre ganhar ou perder, ser rico ou pobre, mas sim sobre evoluir. Sendo assim, entenda que o seu tempo é precioso demais para agir com futilidades que o dinheiro pode comprar, pois tempo desperdiçado é pior que dinheiro mal gasto.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Se vive em uma sociedade onde se espera que o próximo o ajude a ter uma vida bem sucedida, como se ele fosse o seu salvador. Como, por exemplo:

    • “E se eu conseguisse aquela promoção no emprego, eu teria um sucesso.”;
    • “Acho que se eu tivesse agido dessa forma no passado, tudo seria diferente”;
    • “Se aquele candidato ganhar, eu vou conseguir atingir o ser feliz mais rápido, porque o país será melhor”.
    Leia Também:  Dislexia: o que é, características e o que fazer?

    Sinta o sucesso

    Das frases acima, você possivelmente já ouviu algo do tipo ou até mesmo chegou a dizer frases similares. Sendo assim, você somente mudará a sua percepção da realidade quando passar a acreditar que algo bom pode lhe acontecer a qualquer momento e que está acontecendo agora. Assim entenderá o que é sucesso.

    Então, comece a sentir essa coisa boa, como se estivesse sendo concretizada, sinta-a, visualize em sua mente. Você estará jogando para que o universo a reproduza. Mais uma vez, tudo depende de você, somente de você, nunca se esqueça disso! Você é o que sua mente reproduz.

    Ou seja, escolha ser feliz, ter sucesso, ser próspero. Então, quando você tomar essa decisão, tudo é só uma questão de tempo. Aprenda a respeitar este tempo.

    Otimismo e sucesso na psicologia

    O otimismo é considerado, para a psicologia, como a extensão das expectativas favoráveis que as pessoas têm sobre seu futuro, utilizam de sua fé, para poderem trilhas seus caminhos. Conforme o ditado popular: “A fé move montanhas.”

    Sendo assim, se pode concluir que o sucesso é consequência desse otimismo, desse pensamento positivo. Os otimistas, sobremaneira, vêm até mesmo seus fracos com uma visão positiva. Ou seja, aceitam o erro e, posteriormente, agir de forma diferente.

    Agora, responda para si mesmo as seguintes perguntas: “O que é sucesso para mim?“; “Qual meu propósito de vida?”. Pode ser que você não tenha uma resposta imediata, mas, diante de tudo, você precisa encontrar suas respostas. Somente assim encontrará esse tão famoso “sucesso”.

    Por fim, se gostou deste conteúdo, curta e compartilhe em suas redes sociais, isso é muito importante para nós. Nos motiva a continuar sempre produzindo artigos de qualidade para você.

    One thought on “O que é sucesso: análise psicológica e social

    1. Muitas vezes, as pessoas tem um conceito de sucesso, ao que uma colega outrora chamou de “ser servil”! Tais pessoas acham que a gente ter relativo conforto caiu do céu ou herdamos o que temos! Não é raro aquele porteiro ou vigia, de prédio residencial, se prontificar a chamar o elevador e, conduzir carrinho de compras, para grupo de pessoas sadias como presenciei hoje! Já disse Jesus quem procura por médico está doente ou que mérito terá convidar para refeição quem poderia pagar por ela? Sucesso exige empatia: um engenheiro olhou um cachorro triste, num canto, pela dificuldade dele com problema de mobilidade! A prótese não eliminou a dificuldade de duas patas sincronizarem-se no caminhar: com ajuda do veterinário, fizeram a introdução de um andador “fixo”. O cachorro que também tinha histórico de abandono nas ruas, teve o futuro “modificado”! Encontrei uma senhora na rua, que voltou do caminho que estava fazendo e deu uma parada. Perguntei a ela se estava em duvida ou esquecido o trajeto. Inicialmente negou, mas depois agradeceu minha preocupação porque já havia esquecido o trajeto, mesmo o costumeiro! Estar atento as necessidades dos outros, gera a empatia, de encontrarmos pessoas certas, as necessidades futuras nossas!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.