o que significa borderline

O que significa Borderline: significado e características

Posted on Posted in Teoria Psicanalítica

Hoje veremos o que significa borderline. Quando alguém nos pergunta se conhecemos alguém com determinadas características físicas, é fácil responder “ah, conheço Fulano” ou “Ciclano é assim”. Mas e se pensarmos em aspectos não tão positivos e nos perguntarmos se conhecemos pessoas que sofrem de algum tipo de transtorno transtorno (ainda mais algo tão específico como o transtorno de personalidade borderline)?

Saberíamos responder de imediato? Se pensarmos em algum artista então, fica ainda mais simples responder que “aquele canta bem” ou “o outro é bom ator”. Podemos ainda complementar com nossa opinião sobre a beleza física ou sobre o desempenho de alguém relacionado ao esporte.

O que significa borderline? Você conhece alguém assim?

É muito comum, quando pensamos em alguma celebridade, idealizarmos um indivíduo sem dificuldades nem defeitos, alguém próximo da perfeição, que nos inspire e/ou seja uma referência para nossos próprios momentos de alegria, tristeza, inspiração e afins.

Isso acontece sem quase nunca considerarmos que, apesar da fama, uma pessoa famosa é um ser humano igual a nós, com vida pessoal, pais, irmãos, amigos e amores, porém, com uma exposição muito maior.

Seguindo ainda o pensamento de que celebridades, artistas, músicos e criminosos são seres humanos como outros, com suas vidas pessoais, traumas, vivências, famílias e seu momento histórico, neste trabalho apresentaremos algumas pessoas famosas que, supostamente, de acordo com análises de profissionais da área, possuem o transtorno de personalidade borderline.

Então, o que é ser borderline?

Em princípio, classificado entre as neuroses e as psicoses, o paciente diagnosticado com transtorno de personalidade borderline apresenta “além da instabilidade emocional, revela perturbações da autoimagem, com dificuldade em definir suas preferências pessoais, com consequente sentimento de vazio” (SILVA, 2015, p.77).

A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, explica que em seu entendimento, para realizar o diagnóstico de um paciente com TPB ela destaca ainda ser necessária a presença de, no mínimo, cinco das características descritas por um período de pelo menos um ano (em contextos sociais diferentes) para que o diagnóstico possa ser estabelecido de fato:

  1. Impulsividade potencialmente perigosa em pelo menos duas áreas (como gastos excessivos, promiscuidade, direção perigosa, abuso de drogas, compulsão alimentar etc.).
  2. Ira inapropriada e intensa ou dificuldade para controlá-la.
  3. Instabilidade afetiva devido a uma grande reatividade do estado de humor.
  4. Ideias paranoides transitórias relacionadas a estresse ou sintomas dissociativos graves.
  5. Alteração de identidade: instabilidade acentuada e resistente da autoimagem ou do sentimento do self.
  6. Um padrão de relações interpessoais instáveis e intensas.
  7. Esforços frenéticos para evitar um abandono real ou imaginário.
  8. Ameaças, gestos ou comportamentos suicidas recorrentes ou comportamentos de automutilação: 90% dos borderlines irão cometer uma ou algumas tentativas de suicídio e, infelizmente, 10% dessas culminarão em óbito.
  9. Sentimentos crônicos de vazio. (SILVA, 2018, p.48-49) E, agora que compreendemos um pouco mais sobre as características do TPB, conheceremos algumas celebridades que apresentam características Borderline.

A impulsividade

Dona de uma das vozes mais icônicas da música dos últimos anos, Amy Winehouse, nasceu e faleceu em Londres com apenas 27 anos. Durante sua conturbada história, sempre foi descrita como sendo muito impulsiva (AMY WINEHOUSE – BORDERLINE, 2019). Se inspirou muito em sua avó, inclusive no estilo e na tatuagem de uma pin-up que possuía em homenagem a ela (AMY WINEHOUSE E A PERDA DA IDENTIDADE, 2021).

Já começamos, neste ponto, a perceber uma perda de sua própria identidade e também quando inicia a prática de bulimia, ao começar a andar com um grupo diferente de amigas, ainda na adolescência. Os dois traços mais marcantes da personalidade borderline que podemos citar com relação à tão admirada Amy são a dependência do relacionamento amoroso com Blake Fielder-Civil e o abuso de drogas.

  • De tudo que foi visto sobre a cantora, pode-se perceber características típicas de uma personalidade borderline:
  • intempestividade, instabilidade e excesso de emoções, autodestruição (automutilações, drogas, bulimia, anorexia);
  • medo extremo do abandono e da rejeição.

Sua vida se equilibrava em – vínculos afetivos, a razão maior do seu viver. (SILVA, 2018, p.169)

Exemplos e características, o que significa borderline

A também famosa, mas com muito menos glamour em suas manchetes jornalísticas, Suzane Von Richthofen, também é caracterizada como fronteiriça pelo psiquiatra forense Guido Palomba no segundo episódio da série Investigação Criminal (2012), atualmente disponível em plataformas de streaming. O psiquiatra, para ilustrar a condição da parricida, faz uma alusão ao nascer e pôr do sol, explicando que Suzane habita na “aurora”, ou seja, nem noite, nem dia. “Ela é fronteiriça, nem louca, nem normal.” (INVESTIGAÇÃO Criminal – Suzane Von Richthofen, 2012).

Leia Também:  Noções básicas de Psicanálise: começando do zero

No livro Suzane: assassina e manipuladora, o autor Ullisses Campbell transcreve um relato no qual a psicóloga Maria Cecília de Vilhena Moraes reiterou a conduta infantilizada da assassina, além dos traços de personalidade negativos já citados por outros profissionais. “Suzane entende que as suas necessidades sejam centrais e se preocupa basicamente com elas.” Em outro trecho, a especialista completou o perfil da criminosa reforçando a sua característica fronteiriça, ou seja, ela vive no limbo existente entre a loucura e a sanidade.

“Vazia e impessoal, Suzane depende fundamentalmente do ambiente externo para se orientar na vida. Como é comum nas pessoas de estruturação de personalidade fronteiriça, ela se mantém bastante atenta às pistas que o ambiente fornece e procura se comportar de acordo com o que capta nesse sentido.” (CAMPBELL, 2020, p. 277)

Conclusão sobre o que significa borderline

Sobre o que significa borderline, ainda sobre isso podemos citar o comentário da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva no vídeo TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE – ANA BEATRIZ BARBOSA (2022), sobre o Borderline, no que diz respeito alterações muito grandes de humor, a dependência do parceiro e medo de abandono nos relacionamentos afetivos, a adaptação ao ambiente para que o indivíduo border possa ser validado e aceito, sem contar o abuso de drogas.

Referências

AMY WINEHOUSE – BORDERLINE – ep. 01. São Paulo: Canal da Luka Salomão, 2019. (3 min.), son., color. Série CADA CASO UM CAOS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tjY6o8FDjW0&t=22s. Acesso em: 22 set. 2022. AMY WINEHOUSE E A PERDA DA IDENTIDADE com BERENICE CARPIGIANI – CC1C. São Paulo: Pombo Produções, 2021. (14 min.), son., color. Série CADA CASO UM CAOS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hX4AeHcomMA&t=20s. Acesso em: 22 set. 2022. CAMPBELL, Ullisses. Suzane: assassina e manipuladora. São Paulo: Matrix, 2020. 280 p. INVESTIGAÇÃO Criminal – Suzane Von Richthofen. Direção de Carla Albuquerque, Beto Ribeiro. [S.I.]: Medialand, 2012. Color. Série Season 1 – Ep. 2. Disponível em: https://www.primevideo.com/region/na/detail/0OSETBAWJF1G3IBV5YMK39C0L7/ref=atv_hm_hom_1_c_cjm7wb_2_1 . Acesso em: 17 set. 2022. MARILYN MONROE: BORDERLINE -PERSONALIDADE LIMÍTROFE. São Paulo: Pombo Produções, 2022. (16 min.), son., color. Série CADA CASO UM CAOS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=trFYJu0F8sE. Acesso em: 22 set. 2022. TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE – ANA BEATRIZ BARBOSA. [S.I.]: Cortes do Inteligência [Oficial], 2022. (14 min.), color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8XBR1i8xdro&t=104s. Acesso em: 22 set. 2022. SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes que Amam Demais_ o Jeito Borderline de Ser. 2. ed. Rio de Janeiro: Principium, 2018. 240 p. SILVA, Jordan Prazeres Freitas da. A psicopatia a partir da psicanalise: desmistificando a visão da mídia. Mneme – Revista de Humanidades, Caicó, v. 16, n. 37, p. 72-90, dez. 2015.

Este artigo foi escrito por Vivian Tonini G. Srauss M. Vieira([email protected]), professora de inglês, pós-graduada em Ensino de Língua Inglesa e em formação de psicanalista; leciona há 12 anos no ensino público na cidade de São Paulo.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    2 thoughts on “O que significa Borderline: significado e características

    1. Interesante gostaria de saber se este trastorno acontece mas entre pessoas de 20 a 30 anos ou nåo tem idade especifica?

    2. Muito bom texto. Esperamos que assuntos importante como esse sejam cada vez mais divulgados.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.