saindo da zona de conforto

Saia da Zona de Conforto: 5 dicas da psicologia

Posted on Posted in Uncategorized

Estar em uma zona de conforto remete à sensação de segurança e estabilidade, como se estivéssemos em um lugar protegido dos riscos que a vida pode trazer. Você está nessa situação e se sente estagnado? Então chegou a hora: saia da zona de conforto, com essas dicas que mostraremos a seguir.

Isso muito se vê em relações de emprego, onde o funcionário fica anos trabalhando, ainda que infeliz, pois lá se sente seguro. Ao pensar em mudar de emprego, de ter de se adaptar a novas situações, chega a ser apavorante.

Entretanto, chegará a um ponto da vida que possivelmente se arrependerá de ter tido uma vida plena, simplesmente pelo medo de tentar. Então, embora saia da sua zona de conforto e busque o novo, entenda que poder chegar onde quiser, tenha coragem, valerá a pena.

Saiba se está em uma zona de conforto

Uma zona de conforto engloba um conjunto de circunstâncias que levam a pessoa a se seriem protegidas, em tese, das maldades do mundo ao redor. Como se ficasse em seu quarto, para evitar passar por qualquer perigo nas ruas. Somente com este exemplo já podemos imaginar tudo que disso poderá desencadear.

É natural o ser humano sempre buscar este conforto, que, sem dúvida, é uma dádiva para todos. Como, por exemplo, após um dia de trabalho cansativo, ter a segurança de voltar para casa. Entretanto, necessário pesar sob outro ângulo, pois o comodismo possivelmente irá frear seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Desse modo, fundamental que saia da sua zona de conforto para conseguir sua crescer. Ter novos desafios faz com que nos forcemos a desenvolver novas habilidades, que nem sabíamos ter. Afinal, os desafios existem para serem superados.

Tenho medo de sair da zona de conforto?

Sair do ambiente, que está acostumado, lhe traz uma sensação de empolgação ou de medo? Essa é uma das maneiras de analisar se está com medo de sair da sua zona de conforto. Se o novo lhe assusta e você prefere ficar no “velho”, pois já o conhece, precisa mudar, pois talvez possa se arrepender mais tarde.

Saiba que ter medo de sair da zona de conforto é natural, é inato do ser buscar um lugar seguro para se proteger. Porém, desde os primórdios da humanidade, somente saindo do comodismo que se descobriu o novo e a sociedade evoluiu. E assim acontece com você, saia da zona de conforto e verá que conseguirá romper suas barreiras.

Nesse sentido, para identificar se tem medo de sair da zona de conforto, entenda primeiro se a frase “saia da zona de conforto” leva você a situações desesperadoras. Verifique se você possui alguns destes comportamentos. Além disso, analise pontualmente quais estão afetando sua vida de maneira prejudicial, ainda que esse despertar esteja acontecendo agora:

  • ansiedade;
  • estresse;
  • sem motivação;
  • carreira profissional estagnada;
  • conformismo que não terá mais do que isso, como, por exemplo, sobre seus recursos financeiros.

Dicas de como sair da zona de conforto

Antes de tudo, passe a “pensar fora da caixa”, assim estará aberto a ter novas percepções e conhecimentos sobre a vida. Pois, na verdade, a zona de conforto não existe, tudo pode mudar do dia para noite. E, para isso, você deve estar preparado, desenvolvendo sua inteligência e novas habilidades.

Em suma, enfrentar o medo, ansiedade e risco, diante do novo, faz parte da vida humana, inerente ao seu desenvolvimento. Então, seguem algumas dicas que lhe ajudarão, para que, então, saia da zona de conforto:

1. Zona de conforto é uma ilusão

Saia e desbrave novos horizontes. Tenha em mente que nada é seguro, tudo pode mudar repentinamente. Ou seja, uma zona de conforto, de fato, não existe. E a sensação de conquista do novo, com certeza lhe será mais recompensador do que a estagnação do comodismo.

2. Aceite novos desafios

Possivelmente todas as conquistas de sua vida foi resultado da realização de coisas novas, como, por exemplo, mudar de cidade, ingressar em uma universidade, mudar de emprego, casar, ter filhos. Então, todos os dias podem mudar e serem cada vez mais felicidades, e tudo isso depende somente de você.

Leia Também:  O que é zona de conforto? Os 3 passos para escapar

3. Tenha foco

Ter um propósito de vida e seguir fielmente seus planos, lhe trará um novo sentido para vida. Ao saber sobre a recompensa que terá ao se dedicar, lhe motivará a ter foco e não esmorecer diante das dificuldades.

4. Pensamento positivo

Tudo que você se propôs a fazer, dê o seu melhor, “vista a camisa”, até mesmo nas pequenas coisas da vida. Isso lhe será recompensador pessoal e profissionalmente.

5. Aprender a controlar os medos

Os medos, na maioria das vezes, advém de momentos de indecisão, e acabam por influenciar em nossas decisões. Ou, até mesmo, acaba sendo um medo paralisante, que não deixa tomarmos decisão alguma, nos mantendo estáticos.

Frases para melhorar seu motivacional e sobre sair da zona de conforto

Para lhe motivar a mudanças para que saia da zona de conforto, confira frases motivacionais inspiradoras, de grandes pensadores da humanidade:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    • “As espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças.” (Buda);
    • “Quando você não está feliz, é preciso mudar, resistir à tentação do retorno. O fraco não vai a lugar algum.” (Karl Marx);
    • “Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto para mudar novamente. Não aceite uma verdade eterna.” (Dalai Lama);
    • “A mudança é a lei da vida. Aqueles que olham apenas para o passado ou para o presente serão esquecidos no futuro.” (Sigmund Freud);
    • “Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.” (Aristóteles).

    Contudo, é primordial que saia da zona de conforto para poder evoluir, e tudo isso vai partir do seu autoconhecimento, depende unicamente de você. Se você está nesse processo de conhecer a si mesmo, valerá a pena estudar sobre a psiquê humana.

    Conheça nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica, dentre os benefícios, conseguirá aprimorar seu autoconhecimento. Tendo em vista que a experiência da psicanálise é capaz de proporcionar ao aluno visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho.

    Por fim, se gostou do conteúdo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Isso nos incentivará a continuar sempre produzindo conteúdos de qualidade para nossos leitores.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.