F is for Family no Netflix

Série F is for Family no Netflix: resumo e personagens

Posted on Posted in Filmes

A série F is for Family é um desenho animado, para maiores de 16 anos, disponível no Netflix, ambientada nos anos 70, mostrando a vida de uma família, teoricamente, tradicional. A série mostra os conflitos desta família norte-americana, durante as suas quatro temporadas já lançadas.

Desde o início já se nota que a série tem um objetivo bem claro em sua trama, apresentar um pai frustrado, chamado Frank Murphy. E, também, de sua família, constituída por sua esposa, Sue, e seus três filhos, Kevin, Maureen e Bill.

Personagens da Série F is for Family

A série F is for Family, criada por Bill Burr e Michael Price, é uma comédia que se baseia no stand-up de Bill Bur, contando sobre suas as memórias de infância. Assim, o protagonista da série, Frank, é dublado pelo comediante Bill Bur, e, os demais integrantes do elenco, e seus respectivos dubladores, são:

  • Sue Murphy (mãe), por Laura Dern;
  • Kevin Murphy (filho mais velho), por Justin Long;
  • Bill Murphy (filho do meio), por Haley Reinhart;
  • Maureen Murphy (filha mais nova), por Debi Derryberry.

Diante das características de cada personagem da família, vale a pena você conhecer um pouco mais sobre eles:

Frank Murphy

Como personagem central da série F is for Family, Frank é casado e pai de três filhos, que busca “viver de aparências” para a sociedade, como sua família e vida é feliz. Quando, na verdade, é um homem extremamente frustrado, que não atingiu seus sonhos, como, por exemplo, ser um piloto de caça.

Ainda, é um homem que não se interessa por uma boa educação para seus filhos nem tampouco respeita sua esposa com seus comportamentos extremamente machistas. Como, por exemplo, em uma das cenas Frank diz que o papel da esposa é “fazer almoço, janta e cuidar das crianças”.

Além disso, Frank é invejoso, egocêntrico e racista. Um personagem complexo, que, com seus problemas de personalidade e comportamentos detestáveis, causa apenas desarmonia, prejudicando todos a sua volta.

Basicamente, o protagonista nada mais é que um homem desiludido, um pai de família que, na verdade, queria ser um piloto de avião. Porém, que acaba passando anos de sua vida infeliz, trabalhando como gerente em um aeroporto, sofrendo humilhações, sem o prestígio que sonhava.

Kevin Murphy (filho mais velho)

O adolescente é um clássico rebelde dos anos 1970, com uma família ausente e a desaprovação dos pais por suas escolhas, então nada “tradicionais”, como, por exemplo, ser um rockstar.

Kevin é o retrato de um adolescente com traumas infantis, mostrando suas fragilidades diante de bullying, notas baixas na escola e que, ainda, sofre com a grosseria e preconceito dos pais.

Bill Murphy (filho do meio)

Dos três filhos, Bill mostra ser o mais sensível de todos, o que o torna mais suscetíveis a preconceitos na escola, enfrentando dificuldades de ter amigos. Em uma fase de descoberta do mundo, típico de crianças, Bill se vê em diversas situações cômicas e, sobremodo, perigosas.

Maureen Murphy (filha mais nova)

A filha mais nova da disfuncional família da série F is for Family, chamada Maureen, mostra seu conflito de personalidade. Pois, seus pais, querer que ela seja a filha perfeita, segundo os padrões da época, com um olhar sobremaneira machista. Como, por exemplo, lhe é imposto como certo brincar de bonecas, crescer, se casar e ter filhos.

Entretanto, a menina é o oposto do esperado, com escolhas e gostos próprios, como gostar de brincar na rua e realizar atividades perigosas relacionadas a altura.

Ou seja, Maurren, desde criança, se mostra totalmente contra ao que os pais lhe impõe como correto para sua vida. Dentre as atitudes da garotinha, se destaca sua inteligência e dedicação para trabalhar com computadores, o que era “proibido”, à época, para mulheres.

Sue Murphy (mãe)

Por último e não menos importante, Sue, a mãe e esposa dedicada, é uma mulher que abandona os seus sonhos, principalmente os profissionais. Para, assim, poder se dedicar, unicamente, em ser dona de casa e cuidar dos filhos.

Sue também vive a frustração de ter uma invenção sua “roubada” por uma empresa que trabalhou, que, além de não lhe dar os devidos créditos, também a demite.

Leia Também:  Filmes sobre adoção: lista com 7 melhores

Na quarta temporada, grávida do quarto filho, Sue reflete sobre todas as suas escolhas na vida, colocando-se em dúvida se é uma pessoa bem sucedida. No contexto dos anos 70, Sue se mostra uma mulher com força e feminismo, enfrentando todo o preconceito acerca da dita “família tradicional norte-americana”.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Série F is for Family no Netflix

    Com foco no modo politicamente incorreto em que se vivia nos anos 1970, nos Estados Unidos, a Série F is for Family mostra como Frank, o patriarca, vive, teoricamente, uma família perfeita. Ou seja, com filhos saudáveis, uma esposa amorosa, filhos saudáveis e um emprego estável.

    A família disfuncional, mostra uma época totalmente diferente da que vivemos atualmente. Como, por exemplo, os pais podiam bater nos filhos para educá-los e, também, permitido portar armas em aeroportos.

    Durante toda série você verá o machismo e racismo impregnado nas relações interpessoais da época, nos seus mais variados contextos. Em uma nítida crítica à sociedade, sobremaneira deste período, a sátira retrata, fielmente, as características das principais famílias daquele tempo. Como, por exemplo:

    • maridos grosseiros e machistas;
    • mulheres começando a contribuir para as despesas do lar;
    • filhos que não tinham um acompanhamento familiar na educação
    • como a televisão era uma das únicas maneiras de se reunir a família.

    Sem dúvidas a série acaba nos fazendo refletir de como diversas atitudes de cinco décadas atrás, eram comuns e, hoje, são extremamente inaceitáveis, e até mesmo, criminosas.

    Resumo da série F is for Family

    Portanto, a série F is for Family, mostra a vida de uma família disfuncional, com uma trama cheia de sarcasmo e humor ácido, acaba por trazer grandes reflexões sobre comportamentos, inaceitáveis aos padrões atuais. Trazendo questões importantes que precisam, ainda hoje, serem debatidas, como pessoas que vivem de aparência, preconceitos, discriminação racial, machismo, dentre outros.

    Assim, vale a pena assistir essa série, que, embora seja um desenho animado com conteúdo adulto de comédia, se mostra uma crítica para sociedade. O que acaba trazendo mensagens positivas e bastante construtivas, para que as pessoas possam encarar o mundo de uma forma diferente da maioria. E, assim, ajam para que mudanças e evoluções continuem acontecendo.

    Por fim, nos conte se você gostou do conteúdo nos comentários logo abaixo, para, assim, continuarmos produzindo artigos sobre séries e filmes sobre comportamento humano e as relações interpessoais. E não deixe de curtir e compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.