o que significa psicanálise

Significado de Psicanálise: um resumo essencial

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Sobretudo, o significado da psicanálise é o estudo da psique humana, ao que se refere, principalmente na mente inconsciente. Assim, a psicanálise encontra razões para nossas atitudes que, até então, eram inexplicáveis.

Em síntese, todos os acontecimentos de nossas vidas afetam nossa mente inconsciente, tanto de maneira positiva quanto negativa. Desta forma, se estivermos com conflitos internos, nossa mente poderá desencadear diversas doenças mentais.

Desse modo, para cura de doenças da mente, o psicanalista ingressará no inconsciente do paciente. Deste modo, encontrará a razão de suas dores psíquicas, pelo entendimento de situações mal resolvidas durante sua vida!

Qual significado da palavra psicanálise?

A palavra psicanálise significa a teoria da alma, da psique. De criação de Sigmund Freud, a psicanálise explora as profundezas da mente.

Ainda, a palavra psicanálise tem origem do grego antigo ψυχή, do inglês psyche: respiração, sopro, alma, e ἀνάλυσις, do inglês.: analysis: ‘dissecção’, no sentido de ‘exame da alma’.

Em suma, a psicanálise é um método terapêutico, onde o psicanalista interpretará conteúdos inconscientes do imaginário do indivíduo. Utilizando, para tanto, um processo estratégico para ingressar na mente e descobrir a origem, tanto de atitudes quanto de pensamentos, que ocorrem no presente.

O que significa psicanálise?

A psicanálise significa um método de estudo investigativo da mente humana, interpretando o que está além do perceptível aos leigos em estudos psicanalíticos. Ou seja, a psicanálise traz a compreensão da realidade conforme o que está implícito na psique humana.

Neste ínterim, cumpre destacar que a psicanálise foi criada por Sigmund Freud (1856-1939), médico neurologista, no final do século XIX. Sendo que seus conceitos sob o aspecto psicanalítico são estudados e aplicados até agora.

Em suma, a conceituação da palavra psicanálise, é ser uma ciência da interpretação dos comportamentos humanos, conectando a realidade com a mente inconsciente.

Qual significado da psicanálise de Freud?

De antemão, as teorias elaboradas por Sigmund Freud, foram primordiais para a evolução da psicologia, diagnósticos para a medicina psiquiátrica e diversos estudos das ciências humanas.

Portanto, dos registros históricos, a psicanálise foi a ciência criada por Freud, se tratando de conhecimentos minuciosos sobre o funcionamento da psique. Para que, assim, seja possível entender a repercussão da mente sobre a vida do indivíduo analisado.

Em outras palavras, através de técnicas psicanalíticas, é possível descobrir a causa de diversas doenças mentais. Ou seja, descobrindo o que a mente inconsciente guarda, será possível ter um tratamento especializado para cura definitiva.

A psicanálise tem sido influente em uma ampla gama de disciplinas, incluindo psicologia, filosofia, literatura e arte.

  • Na psicologia, a psicanálise é uma das principais abordagens teóricas e terapêuticas.
  • Na filosofia, a psicanálise tem sido usada para explorar questões sobre a natureza da mente, da consciência e da realidade.
  • Na literatura, a psicanálise tem sido usada para interpretar obras literárias e para entender o comportamento dos personagens.
  • Na arte, a psicanálise tem sido usada para compreender a criação artística e para interpretar obras de arte.

Significado da psicanálise para compreensão da mente

Conforme expusemos até o momento, a psicanálise tem como foco principal a mente inconsciente. Para Freud, o pai da psicanálise, os comportamentos da mente consciente são reflexos da mente inconsciente. Ou seja, as atitudes de agora são reflexos de:

  • traumas passados que estão esquecidos;
  • memórias;
  • desejos contidos;
  • situações importantes da vida que foram mal resolvidas.

Em outras palavras, tudo que está guardado em nosso inconsciente é o retrato das atitudes que temos no cotidiano. Essa ideia nos remete a reflexão sobre as causas de atitudes impulsivas, que sobremaneira estão prejudicando nossas vidas.

Como a psicanálise explica os conflitos internos?

Como dito anteriormente, o que está guardado na mente inconsciente afeta diretamente nossas vidas. Sendo assim, como agimos, nos expressamos e até mesmo nossos pensamentos, são consequências de nossas memórias e desejos escondidos na mente.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Dessa maneira, como desconhecemos todos esses acontecimentos, por estarem escondidos na mente inconsciente, acabamos entrando em conflitos internos. Ou seja, conflitos que, para nós, até então, são inexplicáveis e irracionais. Então, neste momento, que a psicanálise entra em cena.

    Em síntese, através da psicanálise é possível buscar todas as causas de sentimentos como:

    • infelicidade;
    • angústia;
    • ansiedade;
    • falta de esperança sobre o futuro.

    Assim, potencialmente, surgirão explicações, com as quais será possível resolver todos os conflitos internos. Conflitos estes que estão bloqueando o sucesso da vida do indivíduo e que agora serão solucionados.

    O que é psicanálise moderna?

    Atualmente a psicanálise, sobremodo, investiga comportamentos e situações, que resultam de emoções reprimidas na psique. Assim, na relação entre o analista e quem está sendo analisado, há uma interpretação sobre o modo de pensar e agir.

    Neste sentido, a psicanálise moderna significa a libertação das emoções que estão reprimidas internamente, para que a pessoa possa dar um novo rumo à sua vida.

    Por outro lado, também são interpretadas questões hereditárias. Ou seja, serão analisados se antecedentes próximos sofreram de doenças mentais, como, por exemplo, depressão ou transtorno de ansiedade.

    Significado da psicanálise na cura de doenças mentais

    Profissionais usam a psicanálise para tratar uma variedade de doenças mentais, como neuroses, ansiedade, depressão, transtornos alimentares, transtornos de personalidade e problemas de relacionamento.


    Leia Também:  Controle Aversivo: significado em Psicologia

    Curso de Formação em Psicanálise Clínica EAD


    Por exemplo, a psicanálise ajuda pessoas com neuroses a compreender e lidar com seus conflitos internos. Além disso, a psicanálise auxilia pessoas com ansiedade a entender as origens de sua ansiedade e a desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis.

    Eis alguns exemplos específicos de como profissionais utilizam a psicanálise no tratamento de doenças mentais:

    • Uma pessoa com fobia de aranhas pode usar a psicanálise para explorar as origens de sua fobia. O psicanalista pode ajudá-la a identificar memórias ou experiências traumáticas que podem ter contribuído para o desenvolvimento de sua fobia.
    • Uma pessoa com depressão pode usar a psicanálise para compreender as origens de sua depressão. O psicanalista pode ajudá-la a identificar pensamentos e sentimentos negativos que podem estar contribuindo para sua depressão.
    • Uma pessoa com transtorno de personalidade borderline pode usar a psicanálise para aprender a lidar com suas emoções intensas. O psicanalista pode ajudá-la a desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis e a construir relacionamentos mais saudáveis.

    Considerações finais

    Então, se interessou pelo estudo da psicanálise e quer saber mais sobre o assunto? Inscreva-se no curso de formação em Psicanálise 100% EAD. Ou seja, de forma totalmente online poderá descobrir todos os segredos profundos da mente humana!

    Por fim, curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Desse modo, nos incentivará a sempre produzir conteúdos de muita qualidade para nossos leitores.

    One thought on “Significado de Psicanálise: um resumo essencial

    1. ROSANE DE FÁTIMA FAGUNDES SOARES _ disse:

      Excelente explicação sobre o significado da palavra psicanálise e como ela pode ajudar as pessoas no seu autoconhecimento e cura de traumas e conflitos internos, que se manifestam no consciente como gatilhos que interferem negativamente no cotidiano e nas relações pessoais e profissionais de muitas pessoas. É muito valioso esse conhecimento para que possamos estar ajudando pessoas a se libertarem de suas angústias, ansiedade e tormentos da mente. Aprender sobre o aparelho psíquico é acima de tudo uma busca constante por desvendar os mistérios do inconsciente e após concluir o curso ter as ferramentas necessárias para se conhecer melhor e poder conduzir uma pessoa no seu processo de analise e autoconhecimento.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *