livros-de-freud

5 Livros de Freud para principiantes

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Você gosta de uma boa leitura? Imaginamos que sim! Principalmente quando ela é proveitosa e te faz conhecer mais sobre algum assunto.

Bom, se você está desejoso em conhecer mais sobre a psicanálise, esse artigo é para você! Nele, nós apresentamos opções de livros de Freud para que você se inteire sobre o assunto.

Nós sabemos que muitas pessoas têm curiosidade de conhecer os principais conceitos da área. No entanto, ao mesmo tempo, não têm ideia de por onde começar.

Por essa razão, sugerimos que você comece a se inteirar dos livros de Freud.

Quem foi Freud?

Sigmund Freud foi o pai da psicanálise. Ele nasceu em Freiberg no dia 06 de maio de 1856. Assim, ele estudou medicina na Universidade de Viena.

Posteriormente, tornou-se conhecido por criar um método de analisar processos inconscientes. Essse processo é guiado pela associação livre do discurso do paciente, que é a base da Psicanálise.

Assim, com esse método e com a interpretação dos sonhos, Freud revolucionou o pensamento sobre os sofrimentos psíquicos, garantindo melhorias nas técnicas.

Se você deseja conhecer as principais ideias da psicanálise, os livros dele servem como uma boa introdução. Assim, separamos cinco obras conhecidas do estudioso para que você se inteire de algumas de suas ideias.

Fique então atento à lista de indicações que iremos dar a seguir.

Sugestões de livros de Freud

1. A Interpretação dos Sonhos

Esse livro é interessante porque o psicanalista aborda as suas ideias sobre o inconsciente e os sonhos.

Segundo Freud, o meio mais eficaz de se acessar essa instância psíquica é por meio do relato dos sonhos, no qual ele chama de “conteúdo manifesto”, ou seja, aquilo que é lembrado do sonho por uma pessoa quando ela acorda.

Segundo as suas ideias, o conteúdo manifesto não é suficiente para se compreender os significados de um sonho, mas seria necessário que o sonhador buscasse interpretar o que foi sonhado, fazendo associações.

Se você já se questionou a razão de as pessoas sonharem, essa obra pode ser bastante esclarecedora. Freud dá a sua explicação para isso. Ele também aborda o funcionamento dos sonhos.

Para eles, estes são uma manifestação dos desejos, traumas e experiências vividas por um indivíduo.

2. Estudos sobre a Histeria

Como o nome do livro indica, essa é uma obra que trata sobre a histeria. O estudo não foi escrito somente por Freud, mas também pelo médico Josef Breuer, onde ambos se basearam no caso de cinco pacientes.

Essa é uma obra interessante para ser lida porque nela defende-se que a histeria é causada pelo sufocamento da memória de traumas. Assim, o isolamento dessas lembranças é denominado “recalcamento”. 

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    É importante frisar que tanto a hipnose quanto a associação livre foram métodos utilizados pelos estudiosos para os pacientes terem acesso a essas lembranças e aliviarem os sintomas da doença.

    3. Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade

    Essa obra é importante porque o psicanalista aborda o processo de desenvolvimento psicossexual de um indivíduo.

    De acordo com as ideias do psicanalista, as fases de desenvolvimento sexual de uma pessoa se iniciam nos primeiros momentos de vida dela e se prolongam até a adolescência. Em todas essas etapas, o indivíduo utiliza o seu próprio corpo para encontrar prazer.

    Nessa obra, Sigmund Freud também trata das perversões sexuais e defende que as psiconeuroses estão relacionadas a pulsões sexuais. Caso você tenha interesse em conhecer mais a fundo o que o psicanalista diz sobre essas questões, nós te recomendamos essa leitura.

    4. O mal-estar na civilização

    Freud afirma nesse livro que um indivíduo está sempre em conflito com a civilização. Isso porque, segundo o psicanalista, os desejos e pulsões de uma pessoa estão em desacordo com as leis da sociedade.

    Assim, por essa razão, ele afirma que o resultado dessa tensão é o descontentamento das pessoas. Esse descontentamento é causado pela eterna mediação do Ego entre o Superego e o Id.

    5. Totem e Tabu

    Sigmund Freud faz uma análise, em Totem e Tabu, da origem dos totens e dos tabus existentes em uma sociedade. Ele se utiliza desses dois conceitos para afirmar que em todas as sociedades pode-se perceber o horror e o desejo de incesto.

    De acordo com ele, tanto nos povos primitivos quanto nas sociedades modernas, verifica-se a proibição das relações incestuosas.

    Dessa forma, é possível afirmar que esse livro relaciona a psicanálise com questões antropológicas e arqueológicas. Assim sendo, essa pode ser uma abordagem que você pode gostar muito!

    Considerações finais

    Como você pôde ver, os estudos de Freud foram bastante abrangentes, abarcando o mundo dos sonhos e até mesmo a sexualidade infantil. Perceber como essas questões se interligam com a psicanálise é um desafio que te propomos.

    Você pode obter esse conhecimento pela leitura das obras, mas também por meio do Nosso Curso de Psicanálise Clínica.

    Ao realizar os nossos 12 módulos, você vai aprender os principais conceitos da psicanálise, estando pronto para atender as demandas do mercado. Contudo, caso você não deseje clinicar, não tem problema!

    É também possível realizar o curso tendo em vista aprimorar os seus conhecimentos sobre a área e utilizá-los em seu campo de atuação. Por exemplo, você pode fazer o curso para conhecer melhor os livros de Freud, ou, então, para conhecer melhor a si mesmo!

    Vantagens do nosso curso

    Uma das grandes vantagens desse curso é o fato de ele ser 100% online. Assim sendo, isso significa que você poderá realizá-lo no tempo que você tiver disponível.

    Assim, essa é uma boa notícia para aqueles que são muito ocupados, mas ainda desejam obter a sua formação. O curso é realizado normalmente no período de 18 meses. No entanto, é possível fazê-lo em mais tempo, caso seja necessário.

    No final de cada módulo, você irá realizar uma prova (também online). Após o término do curso, nosso aluno recebe um certificado que garantirá a sua formação na área da Psicanálise.

    Com ele, você estará autorizado a trabalhar em clínicas ou atuar em empresas. Ademais, não é necessário ser formado em psicologia ou medicina para realizar o curso.

    Mais um dos benefícios de se matricular conosco é que nós temos o melhor preço do mercado. No entanto, caso você encontre um curso que ofereça formação completa na área da psicanálise com um preço menor que o nosso, nós cobrimos a oferta.

    Ou seja, é possível realizar um curso de qualidade, com um preço acessível e no período mais confortável para você.

    Conclusão

    Agora que você já viu as nossas indicações de livros de Freud, aproveite para compartilhar a lista com outras pessoas! Certamente haverá outras pessoas interessadas em conhecer os principais livros do pai da psicanálise.

    Ademais, não esqueça de ler os outros artigos desse blog! Esperamos estar sempre contribuindo para o aprimoramento de seus conhecimentos sobre a psicanálise! Deixe um comentário sobre o que você acha sobre os livros do Freud, nós vamos adorar ler!

    2 thoughts on “5 Livros de Freud para principiantes

    1. francisco thiago santiago gomes disse:

      tenho muita curiosidade sobre a psicanalise , vocês tem um telefone de contato , estou em fortaleza ceara.

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Olá, Francisco, tudo bem? Fale conosco pelo email [email protected], assim agendamos um melhor horário para tirar suas dúvidas por telefone. Att., Equipe Psicanálise Clínica

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *