5 Livros de Freud para principiantes

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Você gosta de uma boa leitura? Imaginamos que sim! Principalmente quando ela é proveitosa e te faz conhecer mais sobre algum assunto. Bom, se você está desejoso em conhecer mais sobre a psicanálise, esse artigo é para você! Apresentamos opções de livros de Freud para que você se inteire sobre o assunto.

Nós sabemos que muitas pessoas têm curiosidade de conhecer os principais conceitos da área. No entanto, ao mesmo tempo, não têm ideia de por onde começar. Todos sabemos que existem muitos teóricos importantes que devem ser lidos, mas existem leituras quase que obrigatórias. Por essa razão, sugerimos que você comece a se inteirar dos livros de Freud.

Quem foi Freud?

Sigmund Freud foi o pai da psicanálise. Ele nasceu em Freiberg no dia 06 de maio de 1856. Estudou medicina na Universidade de Viena. Posteriormente, tornou-se conhecido por criar um método de analisar processos inconscientes.

Se você deseja conhecer as principais ideias da psicanálise, os livros dele servem como uma boa introdução. Assim, separamos cinco obras conhecidas do estudioso para que você se inteire de algumas de suas ideias. Fique então atento à lista de indicações que iremos dar a seguir.

Sugestões de livros de Freud

A interpretação dos sonhos

Longe de ser parecido com um dicionário de sonhos, esse livro é interessante porque o psicanalista aborda as suas ideias sobre o inconsciente. Segundo Freud, o meio mais eficaz de se acessar essa instância psíquica é por meio do relato dos sonhos. Ele chama de “conteúdo manifesto” aquilo que é lembrado do sonho por uma pessoa quando ela acorda.

Segundo as suas ideias, o conteúdo manifesto não é suficiente para se compreender os significados de um sonho. Assim, para este ser entendido, seria necessário que o sonhador buscasse interpretar o que foi sonhado, fazendo associações.

Se você já se questionou a razão de as pessoas sonharem, essa obra pode ser bastante esclarecedora. Freud dá a sua explicação para isso. Ele também aborda o funcionamento dos sonhos. Para eles, estes são uma manifestação dos desejos, traumas e experiências vividas por um indivíduo.

Estudos sobre a Histeria

Como o nome do livro indica, essa é uma obra que trata sobre a histeria. Esse termo era utilizado no século XIX para nomear certas neuroses. O estudo não foi escrito somente por Freud, mas também pelo médico Josef Breuer. Para escreverem o livro, eles se basearam no caso de cinco pacientes.

Essa é uma obra interessante para ser lida porque nela defende-se que a histeria é causada pelo sufocamento da memória de traumas. O isolamento dessas lembranças é denominado “recalcamento”. Tanto a hipnose quanto a associação livre foram métodos utilizados pelos estudiosos para os pacientes terem acesso a essas lembranças e aliviarem os sintomas da doença.

Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade

Essa obra é importante porque o psicanalista aborda o processo de desenvolvimento psicossexual de um indivíduo. De acordo com as ideias do psicanalista, as fases de desenvolvimento sexual de uma pessoa se iniciam nos primeiros momentos de vida dela e se prolongam até a adolescência. Em todas essas etapas, o indivíduo utiliza o seu próprio corpo para encontrar prazer.

Nessa obra, Sigmund Freud também trata das perversões sexuais e defende que as psiconeuroses estão relacionadas a pulsões sexuais. Caso você tenha interesse em conhecer mais a fundo o que o psicanalista diz sobre essas questões, nós te recomendamos essa leitura.

O mal-estar na civilização

Freud afirma, nesse livro, que um indivíduo está sempre em conflito com a civilização. Isso porque, segundo o psicanalista, os desejos e pulsões de uma pessoa estão em desacordo com as leis da sociedade. Assim, por essa razão, ele afirma que o resultado dessa tensão é o descontentamento das pessoas.

Totem e Tabu

Sigmund Freud faz uma análise, nessa obra, da origem dos totens e dos tabus existentes em uma sociedade. Ele se utiliza desses dois conceitos para afirmar que em todas as sociedades pode-se perceber o horror e o desejo de incesto. De acordo com ele, tanto nos povos primitivos quanto nas sociedades modernas, verifica-se a proibição das relações incestuosas.

Dessa forma, é possível afirmar que esse livro relaciona a psicanálise com questões antropológicas e arqueológicas. Assim sendo, essa pode ser uma abordagem que você pode gostar.

Considerações finais sobre os livros de Freud

Nós esperamos que essas indicações de leitura possam te inspirar a começar a ler a obra freudiana. Caso você seja um interessado nos estudos da área da psicanálise, é importante que você não deixe as ideias do médico austríaco de lado. Afinal, ele é um dos principais teóricos da área e a sua contribuição para os atuais conhecimentos da psicanálise deve ser reconhecida e estudada.

Como você pôde ver, os estudos de Freud foram bastante abrangentes, abarcando o mundo dos sonhos e até mesmo a sexualidade infantil. Perceber como essas questões se interligam com a psicanálise é um desafio que te propomos. Você pode obter esse conhecimento pela leitura das obras, mas também por meio do nosso curso de Psicanálise Clínica.

Aprenda mais sobre Freud com o nosso curso de Psicanálise

Ao realizar os nossos 12 módulos, você aprenderá os principais conceitos da psicanálise, estando pronto para atender as demandas do mercado. Contudo, caso você não deseje clinicar, não tem problema! É também possível realizar o curso tendo em vista aprimorar os seus conhecimentos sobre a área e utilizá-los em seu campo de atuação. Por exemplo, você pode fazer o curso para conhecer melhor os livros de Freud.

100% online

Uma das grandes vantagens desse curso é o fato de ele ser 100% online. Assim sendo, isso significa que você poderá realizá-lo no tempo que você tiver disponível. Essa é uma boa notícia para aqueles que são muito ocupados, mas ainda desejam obter a sua formação. O curso é realizado normalmente no período de 18 meses. No entanto, é possível fazê-lo em mais tempo, caso seja necessário.

Certificado

No final de cada módulo, realiza-se uma prova (também online). Após o término do curso, nosso aluno recebe um certificado que garantirá a sua formação na área da psicanálise. Com ele, você estará autorizado a trabalhar em clínicas ou atuar em empresas. Não é necessário ser formado em psicologia ou medicina para realizar o curso.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


Preço

Mais um dos benefícios de se matricular conosco é que nós temos o melhor preço do mercado. No entanto, caso você encontre um curso que ofereça formação completa na área da psicanálise com um preço menor que o nosso, nós cobrimos a oferta. Ou seja, é possível realizar um curso de qualidade, com um preço acessível e no período mais confortável para você.

Agora que você já viu as nossas indicações de livros de Freud, aproveite para compartilhar a lista com outras pessoas! Certamente haverá outras pessoas interessadas em conhecer os principais livros do pai da psicanálise. Ademais, não esqueça de ler os outros artigos desse blog! Esperamos estar sempre contribuindo para o aprimoramento de seus conhecimentos sobre a psicanálise!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

2 thoughts on “5 Livros de Freud para principiantes

  1. tenho muita curiosidade sobre a psicanalise , vocês tem um telefone de contato , estou em fortaleza ceara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 2 =