filmes de psicanálise

Filmes de Psicanálise: 501 filmes analisados

Posted on Posted in Cinema, Filmes e Séries

É orgânica a relação que existe entre cinema e psicanálise. Aqui no nosso blog, tivemos a oportunidade de trazer análises de centenas de filmes de psicanálise, filmes sobre psicanálise ou filmes e séries que nos ajudam a entender a mente humana, os transtornos psíquicos, os desejos, os comportamentos e os relacionamentos.

Para alunos inscritos no Curso de Formação em Psicanálise, já analisamos dezenas de filmes na série Cinema e Psicanálise (veja a lista). Cada live conta com uma hora de duração, tempo para recuperar com bastante qualidade o enredo de cada obra, suas entrelinhas e os conceitos psicanalíticos de grandes autores, como Sigmund Freud, Melanie Klein e Donald Winnicott. Para assistir às lives, acesse sua área de membros do Curso.

Neste artigo de hoje, vamos trazer uma lista de alguns dos filmes e séries que analisamos não só nas lives, mas no nosso blog como um todo. Você pode clicar em cada link abaixo para saber mais detalhes sobre o filme ou série, tudo bem?

Filmes sobre Teoria e História da Psicanálise

Vamos começar com uma seleção de filmes que abordam diretamente conceitos da Psicanálise, ou que contam a história da Psicanálise.

Freud Além da Alma (Freud: The Secret Passion). Filme dirigido por John Huston, produzido nos EUA em 1962. Conta a vida do pai da psicanálise, Sigmund Freud, principalmente nos anos iniciais de seu trabalho clínico em Viena. Freud enfrenta o ceticismo enquanto explora teorias revolucionárias. A luta pessoal e profissional de Freud é intensamente retratada. O protagonista é interpretado pelo ator Montgomery Clift.

Um Método Perigoso (A Dangerous Method) é uma produção dramática e biográfica lançada em 2011, de Reino Unido, Canadá, Alemanha e Suíça. Diretor: David Cronenberg. Elenco: Michael Fassbender, Keira Knightley e Viggo Mortensen. O filme explora a complexa relação entre Carl Jung, Sigmund Freud e Sabina Spielrein. É uma abordagem sobre os anos de colaboração entre Freud e Jung, sua aproximação e suas divergências.

Édipo Rei (Edipo Re). Película italiana de 1967, dirigida por Pier Paolo Pasolini. Atores: Franco Citti, Silvana Mangano e Alida Valli. É uma adaptação da tragédia grega de Sófocles, a mesma que inspirou Freud em sua teoria sobre o Complexo de Édipo. O filme de Pasolini fala sobre destino e autoconhecimento. Édipo navega por profecias devastadoras e revelações sobre sua origem e seu destino.

A Tabacaria (Der Trafikant) é um filme lançado em 2019, da Áustria. Dirigido por Nikolaus Leytner, com Simon Morzé, Bruno Ganz e Johannes Krisch. O jovem Franz forma uma amizade com Sigmund Freud durante tempos turbulentos na Áustria. Eles navegam pelas agitações políticas e pessoais, compartilhando seus pensamentos.

Filmes Biográficos sobre pessoas famosas

Vamos listar separadamente os filmes abaixo por serem de natureza biográfica, com personagens que remetem diretamente a pessoas reais bastante conhecidas.

O Método de Stutz (Stutz). Este filme de 2022 foi produzido e dirigido por Jonah Hill, que também aparece no filme como entrevistador de Phil Stutz. Trata-se de um documentário, em que os dois conversam sobre a vida psíquica, desejos, demandas, medos e métodos de tratamento.

Uma mente brilhante (A Beautiful Mind). É um drama biográfico produzido nos EUA em 2001. Dirigido por Ron Howard, com os atores Russell Crowe, Jennifer Connelly e Ed Harris. História do matemático John Nash, assombrado pela esquizofrenia. Entre a genialidade e a loucura, Nash busca equilíbrio.

Filmes sobre Autoconhecimento

Praticamente todos os filmes têm uma abordagem de transformação do personagem, o que costuma passar pelo autoconhecimento. Mesmo sendo um ponto em comum na maioria dos filmes, alguns filmes se destacam na temática sobre autoconhecimento. Vamos ver?

127 horas (127 Hours), EUA, 2010, Diretor: Danny Boyle, com James Franco. Baseado na história real do aventureiro Aron Ralston, que enfrenta uma luta solitária pela sobrevivência após ficar preso em um desfiladeiro isolado. Explora a determinação humana, resiliência e o desejo instintivo de viver.

À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness), EUA, 2006. É um drama baseado em uma história real. Um pai luta contra adversidades econômicas e pessoais para proporcionar um futuro melhor para seu filho, mostrando resiliência. Dirigido por Gabriele Muccino, com Will Smith, Thandie Newton e Jaden Smith.

Barbie (2023). Na terra das Barbies, uma das versões da boneca (Margot Robbie) começa a perceber que sua vida talvez não seja tão perfeita assim. Questiona-se sobre o sentido de sua existência e alarmando suas colegas. Forçada a viver no mundo real, ela precisará lutar contras as dificuldades de não ser mais apenas uma boneca. Filme de comédia, drama e romance produzido nos EUA em 2023, dirigido por Greta Gerwig, com Margot Robbie e Ryan Gosling. Este filme foi analisado em uma das nossas lives da série sobre Cinema e Psicanálise.

Boa Sorte, produção brasileira de 2004, dirigido por Carolina Jabor, com Deborah Secco, João Pedro Zappa e Fernanda Montenegro. Um adolescente em reabilitação conhece uma paciente HIV positivo. Eles encontram amor e esperança, ao enfrentar juntos seus estigmas.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    O Som do Silêncio (Sound of Metal). Produzido nos EUA em 2020, o filme mescla aspectos de drama com musical. Conta a história de um baterista que perde a audição. Assim, o filme explora sua jornada através da perda e aceitação, enquanto ele se adapta à sua nova realidade e identidade. Dirigido por Darius Marder; traz no elenco Riz Ahmed, Olivia Cooke e Paul Raci.

    Shrek é uma animação lançada em 2001 nos EUA, dirigida por Andrew Adamson e Vicky Jenson, com as vozes originais de Mike Myers, Eddie Murphy e Cameron Diaz. Um ogro chamado Shrek embarca em uma jornada para resgatar a princesa Fiona. A animação desafia os estereótipos dos contos de fadas e busca refletir sobre o significado do amor e da autoaceitação.

    Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption) produzido nos EUA em 1994, com direção de Frank Darabont. No elenco, estão Tim Robbins, Morgan Freeman e William Sadler. Encarcerado, Andy Dufresne mantém a esperança viva em uma prisão opressiva. Cria um elo com outro prisioneiro, mantendo-se vinculado ao espírito humano. Aborda a liberdade mental em meio ao confinamento físico.

    Filmes de Psicanálise sobre a relação pais e filhos

    A relação entre pais e filhos é abordada por muitos psicanalistas, como Sigmund Freud, Anna Freud, Melanie Klein, Donald Winnicott e Jacques Lacan. É enriquecedor poder olhar alguns filmes sob a ótica desses grandes autores!

    Capitão Fantástico (Captain Fantastic) é um drama com traços de humor. Realizado nos EUA, em 2016, sob a direção de Matt Ross. O elenco conta com Viggo Mortensen e George MacKay. Um pai dedicado quer ensinar seus filhos de forma não convencional. Força-se a enfrentar o mundo real, questionando suas práticas e ideais de paternidade. Filme discutido na nossa série de lives Cinema e Psicanálise.

    Precisamos falar sobre o Kevin (We Need to Talk About Kevin). É um drama de 2011, inspirado em um livro de ficção, sobre um adolescente que realiza um ataque armado a uma escola. O filme vai retratar a relação da mãe com o adolescente. Produção: EUA / Reino Unido. Diretora: Lynne Ramsay. Com Tilda Swinton, John C. Reilly e Ezra Miller.

    Sete Minutos Depois da Meia Noite (A Monster Calls), uma co-produção entre EUA, Espanha e Reino Unido. Dirigido por J.A. Bayona, com Lewis MacDougall, Sigourney Weaver e Felicity Jones. Um garoto lida com a doença da mãe, enquanto sofre bullying na escola. Encontra refúgio em um mundo de fantasia. Um monstro o ajuda a enfrentar seus medos.

    Filmes sobre compulsões, obsessões, fobias e transtornos

    As psiconeuroses (como histeria, fobia e compulsões) são aspectos muito abordados nos filmes. Integram a vida psíquica de muitos personagens. Além das neuroses, os personagens podem ser constituídos de duas outras estruturas subjetivas: a psicose e a perversão. Vejamos como alguns filmes trabalham essas personalidades ou psicopatologias relacionadas à neurose, à psicose e à perversão.

    Cor da Noite (Color of Night), EUA 1994. É uma história de romance e policial, dirigida por Richard Rush, com Bruce Willis e Jane March. Um psicólogo atormentado envolve-se romanticamente com uma mulher misteriosa enquanto é atormentado por um assassinato. Ele terá de navegar pelas águas obscuras do desejo e da paranoia.

    Cisne Negro (Black Swan): filme de 2010, realizado nos EUA, dirigido por Darren Aronofsky, com Natalie Portman, Mila Kunis e Vincent Cassel. Trata da busca obsessiva de uma bailarina pela perfeição. Isso a leva à loucura. Explora a dualidade e a natureza destrutiva da perfeição. Este filme foi abordado em uma live do nosso Curso.

    Gênio Indomável (Good Will Hunting), filme estadunidense de 1997, dirigido por Gus Van Sant, com Matt Damon, Robin Williams e Ben Affleck. Um jovem autodidata e rebelde trabalha como zelador no MIT. É descoberto com potencial para a matemática, graças a um professor do local. Porém, este jovem precisará enfrentar seus traumas pessoais para desbloquear seu futuro.

    Melancolia (Melancholia). Filme de 2011, uma co-produção entre Dinamarca, Suécia, França e Alemanha, sob direção de Lars von Trier. Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg e Kiefer Sutherland. Duas irmãs enfrentam relacionamentos tensos e medos. Na primeira parte, há a fraqueza psicológica da personagem de Kirsten Dunst, o que vai se transformar por completo na segunda parte do filme, com a ameaça de fim do mundo. Este filme foi analisado em uma de nossas lives.

    Perfume: A história de um assassino (Perfume: The Story of a Murderer). É um drama ficcional histórico produzido na Alemanha. Foi dirigido por Tom Tykwer, com Ben Whishaw e Dustin Hoffman no elenco. A busca obsessiva de um homem pelo aroma perfeito o leva a atos hediondos. Filme também analisado em live do Curso de Psicanálise.

    Psicose (Psico) de Alfred Hitchcock, lançado nos EUA em 1960, com Anthony Perkins, Janet Leigh e Vera Miles. Este clássico thriller explora a mente perturbada de Norman Bates, um homem dominado pela mãe.

    Um Corpo que Cai (Vertigo). Clássico de Alfred Hitchcock, produzido nos EUA em 1958. É um drama com aspectos de romance e policial. Com James Stewart e Kim Novak. Um detetive aposentado com medo de alturas é consumido pela obsessão enquanto segue a esposa perturbada de um amigo, explorando ilusão e identidade.

    Whiplash: em busca de perfeição (Whiplash) é um filme de 2014 dos EUA que aborda música e obsessão. Um jovem baterista é impulsionado ao limite por um instrutor implacável. O filme explora o desejo individual e a pressão social por excelência. Foi dirigido por Damien Chazelle, e conta no elenco com os atores: Miles Teller, J.K. Simmons e Paul Reiser.

    Filmes sobre Relacionamentos Abusivos

    O Livro de Henry (The Book of Henry), EUA, 2017. Diretor: Colin Trevorrow. Atores: Naomi Watts, Jaeden Martell e Jacob Tremblay. Uma mãe solteira descobre os planos do filho para ajudar a vizinha que está sendo abusada. Isso desencadeia uma série de eventos que mudam vidas, abordando sacrifício e moralidade.

    O Quarto de Jack (Room). Co-produção entre Canadá e Irlanda, lançada em 2015. Direção de Lenny Abrahamson, com Brie Larson, Jacob Tremblay e Sean Bridgers. Reflexões sobre cativeiro e liberdade. Uma mãe e seu filho vivem no mundo além do confinamento isolado. Na nossa live sobre este filme, abordamos a construção winnicottiana sobre “mãe suficientemente boa”.

    Filmes que relacionam mundo do trabalho, sociedade e psicologia social

    Mesmo filmes que abordam a psique individual ou o relacionamento entre casais possuem também (ainda que indiretamente) a dimensão social. Afinal, a psique individual se forma na relação com o mundo social, ainda que seja para negá-lo. Mesmo com essa pontuação, alguns filmes se destacam por abordar de maneira mais direta a dimensão da psicologia social. Vejamos alguns exemplos:

    A Assistente (The Assistant) é um filme de 2020, produzido nos Estados Unidos. Foi dirigido por Kitty Green e conta, no elenco, com os atores Julia Garner, Matthew Macfadyen e Makenzie Leigh. Uma aspirante a produtora de cinema enfrenta a cultura abusiva de seu ambiente de trabalho. Lida com dilemas éticos e desafios pessoais, evidenciando a banalidade do mal no mundo do entretenimento. Este filme foi analisado em uma de nossas lives, disponível para você na área de membros.

    Bacurau (2019), produção brasileira que é considerada uma ficção científica e também uma espécie de Western (ou faroeste) à la brasileira. Após a morte da matriarca, estranhos eventos começam a ocorrer num vilarejo remoto. A comunidade, já unida, precisa se fortalecer contra ameaças externas. Diretores: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Atores: Bárbara Colen, Thomas Aquino e Silvero Pereira.

    Coringa (Joker), filme do universo DC Comics, produzido nos EUA em 2019. Dirigido por Todd Phillips, com Joaquin Phoenix e Robert De Niro. Arthur Fleck é um comediante fracassado e com problemas mentais. Enfrenta a crueldade e o desprezo da sociedade. Esse contexto complexo leva-o a uma jornada sombria, transformando-o no Coringa. Live analisada em nossas lives da série Cinema & Psicanálise.

    O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada) é um drama com toques de comédia, produzido nos EUA em 2006, baseado em livro best-seller homônimo. Andy, uma jovem jornalista, entra no exigente mundo da moda, trabalhando para a poderosa Miranda Priestly. A trama explora a crueldade do mundo corporativo, a perda de autenticidade e o alto preço psicológico do sucesso. Direção de David Frankel, com Meryl Streep e Anne Hathaway. Este filme também foi analisado em uma de nossas lives.

    O Maquinista (The Machinist), Espanha / França / Reino Unido, 2004. Diretor: Brad Anderson. Elenco: Christian Bale, Jennifer Jason Leigh, Aitana Sánchez-Gijón. Um operário insone em uma fábrica é atormentado por severa desnutrição. Ocorre um trágico acidente de trabalho, que o leva a uma espiral perturbadora de paranoia e delírio.

    O Poço (El Hoyo), aqui há uma segunda opção de artigo sobre o filme O Poço. É uma ficção científica produzida na Espanha, em 2019. Dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia, com Iván Massagué e Antonia San Juan. Em uma prisão vertical, os prisioneiros acima comem primeiro. Os debaixo ficaram com os restos.

    Parasita (Gisaengchung) é uma produção da Coreia do Sul, lançada em 2019, vencedora do Oscar de melhor filme. Diretor: Bong Joon-ho, com Kang-ho Song, Sun-kyun Lee e Yeo-jeong Jo. Um olhar sobre a divisão de classes e como isso afeta os relacionamentos afetivos e a vida psíquica dos sujeitos. Uma família de baixa renda se infiltra na vida de uma família rica.

    Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society), produção dos EUA, 1989, dirigida por Peter Weir, estrelando Robin Williams. Um professor inspirador em uma escola conservadora incentiva os alunos a desafiarem as convenções e celebrarem a poesia. O filme explora as mudanças geracionais e as lutas internas da juventude contra as expectativas e a conformidade.

    Vida de Inseto (A Bug’s Life) é uma animação da Pixar (EUA 1998), com toques de humor e aventura. Flik, uma formiga inventiva, quer salvar sua colônia de gafanhotos opressores. Enfrenta desafios inesperados e a descrença de sua comunidade. O filme reflete sobre individualidade e coragem necessária para desafiar as convenções sociais. Diretores: John Lasseter e Andrew Stanton. Vozes da versão em inglês: Dave Foley, Kevin Spacey e Julia Louis-Dreyfus.

    Filmes de Psicanálise no gênero Drama

    A lista abaixo traz alguns filmes importantes para compreender a psicanálise e a psicologia, dentro do gênero Drama. Esses títulos a seguir abordam aspectos da vida psíquica e dos comportamentos dos personagens.

    A Cabana (The Shack) é um filme estadunidense de 2017, adaptação de livro homônimo. O filme fala sobre autoconhecimento e espiritualidade; exagera um pouco no caráter místico da abordagem. Dirigido por Stuart Hazeldine, com Sam Worthington, Octavia Spencer e Tim McGraw.

    A Single Man é um filme de 2009, produzido nos EUA, dirigido por Tom Ford. O elenco conta com os atores Colin Firth, Julianne Moore e Matthew Goode. George é um professor homossexual que luta com a morte repentina de seu parceiro. O luto o consome, e ele contempla o suicídio. Ambientado em um dia da década de 1960.

    Clube da Luta (Fight Club) é uma drama de ação produzido nos EUA em 1999. Dirigido por David Fincher, com Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter. Um homem descontente forma um clube secreto de lutas masculinas. O caos segue quando o clube evolui para um movimento anárquico. Uma estranha mescla de personalidades vão colocar em xeque a distinção entre os dois protagonistas.

    Magnólia (Magnolia). Este filme foi produzido em 1999, nos EUA. Direção de Paul Thomas Anderson, conta com os atores Tom Cruise, Julianne Moore e Philip Seymour Hoffman. Assim como as pétalas de uma magnólia, o filme entrelaça histórias aparentemente desconexas. No decorrer do filme, elas vão se mostrando como parte de um todo. Uma reflexão sobre a interdependência e a socialização como características humanas.

    O Farol (The Lighthouse) é uma co-produção EUA e Canadá, de 2019. Dois faroleiros enfrentam a solidão e a tensão crescente em uma ilha remota. A tempestade isola a ilha. Com isso, a sanidade de ambos começa a desmoronar. Filme dirigido por Robert Eggers, no elenco estão os atores Robert Pattinson e Willem Dafoe.

    Filmes sobre Sexualidade

    A sexualidade está presente nos filmes, seja na forma mais direta, seja na forma de sublimação. Os filmes abaixo abordam o tema de maneira mais direta e livre. Os personagens buscam viver suas paixões, mesmo contra os ditames sociais.

    50 Tons de Cinza (Fifty Shades of Grey) é um filme lançado nos EUA em 2015, dirigido por Sam Taylor-Johnson, com Dakota Johnson e Jamie Dornan. Anastasia Steele é uma estudante de literatura que embarca em um relacionamento complexo e obsessivo com o empresário Christian Grey. O filme explora a descoberta da sexualidade e os limites da sexualidade e do consentimento.

    Azul é a Cor mais Quente (La Vie d’Adèle – Chapitres 1 & 2) é uma produção francesa nos gêneros drama e romance. Diretor: Abdellatif Kechiche, com as atrizes protagonistas Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux. Adèle explora sua sexualidade, embarcando em uma intensa relação com Emma. Um filme sobre as complexidades do desejo, a descoberta do amor e os desafios da identidade sexual.

    Filme Psicológicos no gênero Romance

    Os filmes abaixo poderiam estar também na lista de Dramas. Mas, por serem histórias dramáticas que se fundamentam em relacionamentos afetivos, preferimos fazer uma lista à parte. Vamos ver?

    A Noiva Cadáver (Corpse Bride). Filme de animação produzido nos EUA / Reino Unido, em 2005, sob direção de Tim Burton e Mike Johnson. As vozes e inspiração dos personagens são dos atores Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Emily Watson. Um homem acidentalmente propõe casamento a uma noiva morta. Enquanto pratica seus votos, é levado ao mundo dos mortos. O filme aborda a temática do amor e da obsessão associada a este sentimento.

    À Prova de Fogo (Fireproof). EUA, 2008, dirigido por Alex Kendrick, com Kirk Cameron, Erin Bethea e Ken Bevel. Um bombeiro e sua esposa enfrentam turbulências no casamento. Ele aceita um desafio de 40 dias para entender e demonstrar amor, em uma luta para salvar seu relacionamento. Apesar do tema interessante, o filme se perde em alguns estereótipos sobre o amor.

    Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind). Este drama/romance foi produzido nos EUA, em 2004, Dirigido por Michel Gondry, com Jim Carrey, Kate Winslet e Kirsten Dunst. Joel e Clementine, ex-amantes, apagam as memórias de seu relacionamento tumultuado. O filme discute sobre a possibilidade e finalidade da memória e do esquecimento. Também foi analisado em uma live (gravação disponível). Analisamos esta live na nossa série Cinema e Psicanálise.

    O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain). Filme francês de 2001, dos gêneros comédia e romance. Dirigido por Jean-Pierre Jeunet, estrelado por Audrey Tautou. Amélie é uma mulher jovem e inocente, que decide ajudar aqueles ao seu redor a encontrar felicidade. Embarca num caminho em que explora a humanidade, o amor e as pequenas alegrias da vida. Este filme também foi analisado em uma de nossas lives, disponível na área de membros.

    Filmes de Psicanálise no gênero Comédia

    Já comentamos antes que os gêneros por vezes são mesclados. Porém, quase nenhum desses filmes da lista abaixo é apenas “comédia”. Há em quase todos eles uma dimensão principalmente dramática, além do aspecto central do humor.

    Babe O Porquinho Atrapalhado (Babe) é uma produção australiana do ano de 1995. Babe, um porquinho órfão, é criado por cães pastores e aspira a se tornar um deles. Enfrenta desafios e preconceitos. Os comportamentos do fazendeiro e dos animais da fazenda refletem aspectos do funcionamento psíquico humano. Diretor: Chris Noonan. Atores: James Cromwell e Magda Szubanski.

    O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook) é um filme de romance e comédia lançado nos EUA em 2012. Pat, diagnosticado com transtorno bipolar, busca reconstruir sua vida e reconectar-se com a ex-esposa. Ele forma um vínculo complexo com Tiffany (ela enfrenta seus próprios desafios). O filme é dirigido por David O. Russell; estrelando: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Robert De Niro.

    Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine): este drama hilário produzido nos EUA (2006) foi dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris. Atores: Principais atores: Abigail Breslin, Greg Kinnear, Toni Collette, entre outros. Uma família disfuncional embarca em uma viagem para apoiar a filha em um concurso de beleza. A viagem será uma possibilidade de relacionamento e autoconhecimento.

    Filmes de Psicanálise sobre Ficção Científica e Aventura

    A Quinta Onda (The 5th Wave) é um filme de 2016 dos Estados Unidos, que mescla ficção científica e ação. Cassie, sobrevivente de uma invasão alienígena, luta para salvar seu irmão. A narrativa explora a resiliência, a esperança e o custo emocional da sobrevivência em circunstâncias extremas. Dirigido por J. Blakeson, com os atores Chloë Grace Moretz, Nick Robinson e Alex Roe.

    Alexandria (Agora), filme da Espanha, 2009. Diretor: Alejandro Amenábar, com Rachel Weisz, Max Minghella e Oscar Isaac. No Egito Romano, uma filósofa e professora luta pela preservação do conhecimento. Para isso, vão enfrentar conflitos religiosos e sociais. O filme explora os desafios da mente contra o fanatismo.

    Avatar, filme realizado nos EUA em 2009, dirigido por James Cameron, com Sam Worthington, Zoe Saldana e Sigourney Weaver. Jake, um humano, infiltra-se nos Na’vi, habitantes de Pandora, em uma missão militar. Envolve-se profundamente com a cultura Na’vi, enfrentando conflitos morais e lealdades divididas. O filme aborda a individualidade face a uma (nova) cultura.

    Matrix (The Matrix Trilogy). São três filmes, produzidos nos Estados Unidos em 1999, 2002 e 2003, nos gêneros de ficção científica e ação. Diretores: Lana Wachowski e Lilly Wachowski. Elenco: Keanu Reeves, Laurence Fishburne e Carrie-Anne Moss. Essa trilogia discute os limites entre realidade e fantasia, fazendo-nos repensar a percepção sobre a realidade. Um hacker descobre sua existência em um mundo simulado. É chamado para liderar uma rebelião contra seus opressores.

    Mulher Maravilha 1984 (Wonder Woman 1984). Produção do universo DC Comics, realizada nos EUA em 2020. Diretor: Patty Jenkins, com Gal Gadot, Chris Pine e Kristen Wiig. Princesa Diana enfrenta novos inimigos nos anos 1980. O filme traz temáticas feministas e navega entre o glamour e a destruição. A protagonista descobrirá mais sobre seus poderes e enfrenta conflitos morais e emocionais.

    Pantera Negra (Black Panther) filme de aventura do universo Marvel, produzido nos EUA em 2018. Dirigido por Ryan Coogler, contando no papel de protagonista com Chadwick Boseman. T’Challa é o novo rei de Wakanda. Enfrenta desafios ao trono e ameaças externas. Aborda questões de identidade, legado e responsabilidade global.

    Filmes de Psicanálise nos gêneros Suspense, Terror ou Thriller

    A Vastidão da Noite (The Vast of Night). Ficção Científica com mescla de mistério, este filme produzido nos EUA em 2018 conta sobre uma noite nos anos 1950. Em uma pequena cidade, um DJ e uma operadora de telefone descobrem uma frequência estranha, levando a uma descoberta sobrenatural e misteriosa. Diretor: Andrew Patterson; com Sierra McCormick, Jake Horowitz e Gail Cronauer.

    Não Se Preocupe, Querida (Don’t Worry, Darling) é um filme de thriller ou mistério realizado nos Estados Unidos, lançado em 2022. Foi dirigido por Olivia Wilde, com os atores Florence Pugh, Harry Styles, Chris Pine.

    O Pacto (The Pact), filme de terror ou mistério lançado nos EUA em 2011. Diretor: Nicholas McCarthy, com Caity Lotz, Casper Van Dien e Mark Steger.

    Silêncio (Silence) é uma co-produção EUA / México / Taiwan, de 2016. Dirigido por Martin Scorsese, com Andrew Garfield, Adam Driver e Liam Neeson. Dois padres jesuítas enfrentam perseguição e crise de fé ao viajar ao Japão para encontrar seu mentor desaparecido. O filme explora dilemas espirituais e humanos.

    Séries de Psicanálise de diversos gêneros

    Além dos filmes sobre Psicanálise, analisamos também muitas séries que possuem enredos e personagens interessantes para a Psicanálise e a Psicologias. Vamos a alguns exemplos principais:

    13 Reasons Why, série produzida nos EUA entre 2017 e 2020. Explora as razões por trás do suicídio de uma adolescente, lidando com temas como bullying, assédio e saúde mental, provocando discussões sobre culpabilidade e responsabilidade. Diretor: Brian Yorkey. Elenco: Dylan Minnette, Katherine Langford e Christian Navarro.

    Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons). Esta série em desenho animado dos gêneros fantasia e aventura foi produzida nos EUA entre 1983 e 1985. Jovens são transportados para um mundo místico e enfrentam desafios enquanto buscam voltar para casa. Dirigida por Kevin Paul Coates, principais vozes na versão em inglês: Willie Aames, Don Most e Katie Leigh.

    Dexter é uma série dos EUA produzida entre 2006 e 2013, e que em 2021 voltou a ser produzida para uma temporada final. Gêneros de crime e mistério. Foram vários diretores durante os anos de temporadas. Principais atores: Michael C. Hall, Jennifer Carpenter e David Zayas.

    Evangelion (Shin Seiki Evangerion) é uma animação de ação e drama realizada no Japão, entre 1995 e 1996. O anime explora traumas pessoais, relacionamentos e a mente humana. Cada personagem enfrenta batalhas internas, explorando vulnerabilidades e desejos. A série foi dirigida por Hideaki Anno, Principais vozes no original: Megumi Ogata, Megumi Hayashibara e Kotono Mitsuishi.

    F is for Family: série de comédia em desenho animado que reflete a vida de uma família dos EUA nos anos 1970. Aborda os desafios da paternidade, casamento e relações no mundo do trabalho. Foi produzida nos Estados Unidos entre 2015 a 2020, para a Netflix. Dirigida por Benjamin Marsaud e Olivier Schramm, a voz principal e produção é do ator Bill Burr.

    Família Dinossauro (Dinosaurs), série de humor produzida entre 1991 e 1994 nos Estados Unidos. Direção de Michael Jacobs, Bob Young, com Stuart Pankin, Jessica Walter e Jason Willinger. Apresenta a vida de dinossauros antropomórficos. Usa humor para explorar temas bastante humanos, como relações familiares e trabalho, oferece muito material para análise psicanalítica.

    Freud é uma série da Netflix que não é uma biografia fidedigna sobre a vida de Sigmund Freud. A série inspira-se em temas da psicanálise para abordar mistérios e investigações de crimes. Produzido na Áustria e Alemanha, em 2020. Dirigido por Marvin Kren, com Robert Finster.

    Ozark é uma série do gênero thriller ou policial, realizada nos EUA entre 2017 e 2022. Foram vários os diretores. Entre os atores principais, estão Jason Bateman, Laura Linney e Sofia Hublitz. Uma família se envolve com o crime organizado e lavagem de dinheiro. A série trata da descentralização moral e das complexidades humanas em condições extremas.

    Punky A Levada da Breca (Punky Brewster). Sitcom produzida entre 1984 e 1988, dirigida por David W. Duclon, com Soleil Moon Frye. Uma menina abandonada é adotada por um homem idoso. Com humor, a série explora questões sobre abandono, formação de identidade e adaptação em situações adversas.

    Seinfeld é uma série de comédia estadunidense muito longeva, de 1989 a 1998. Elenco: Jerry Seinfeld, Julia Louis-Dreyfus e Michael Richards. É uma sitcom que gira em torno do cotidiano de Jerry Seinfeld e seus amigos. Mescla realidade e ficção. Explora as trivialidades da vida, neuroses e as complexidades das relações interpessoais.

    Eu Sou Franky (Yo Soy Franky). Colômbia, 2015 e 2016. Uma série dos gêneros comédia e drama, em que uma adolescente robô luta para viver as experiências humanas. Ela enfrenta dilemas de identidade, pertencimento e emoções, em sua busca por ‘ser humana’. Diretora: Marcela Citterio, com María Gabriela de Faría, Martín Barba e Eduardo Pérez.

    The Sinner, série sobre crime e mistério, produzida nos EUA a partir de 2017. Diretor: Derek Simonds. Com: Bill Pullman, Dohn Norwood e Adam LeFevre. Aborda histórias de crimes perturbadores e os motivos ocultos por trás.

    Visitando a obra de grandes cineastas

    Ufa! Foram muitos filmes de psicanálise (e também séries) que analisamos por meio de artigos no nosso blog. Você pode saber mais sobre estes filmes, clicando no link correspondente, acima.

    Vamos listar também alguns dos cineastas sobre os quais publicamos artigos em nosso blog. Estamos falando do chamado cinema de autor, em que o diretor do filme é o grande mestre guiando conceitualmente cada obra.

    Falando sobre personagens emblemáticos

    Além dos diretores, as obras são marcadas pelos personagens, bem como a atuação de grandes atores, como Joaquin Phoenix, vencedor do Oscar por Coringa. Veja estes artigos sobre alguns desses personagens:

    Seleção de filmes e séries de psicologia e psicanálise

    A lista acima considera os filmes analisados individualmente. Além disso, fizemos também algumas seleções de filmes por afinidade temática, em que também analisamos brevemente tais filmes. Veja alguns desses artigos de seleção:

    Outros filmes de psicanálise de nossas lives

    Em vários filmes listados acima, informamos que foram objeto também de lives, além dos artigos.

    Abaixo, vamos listar filmes que foram analisados em nossas lives, mas que não contam (ainda) com artigo em nosso blog:

    • Soul – uma aventura com alma (2020)
    • Tempos Modernos (1936)
    • O Cidadão Ilustre (2016)
    • As Horas (2002)

    As lives da série Cinema & Psicanálise você pode assistir na área de membros, do nosso Curso de Formação em Psicanálise.

    Basicamente, todos os filmes e séries podem ser vistos sob a ótica da psicanálise ou da psicologia. Inclusive os filmes mais brutos e superficiais, em que esses aspectos da “superficialidade” e “brutalidade” também podem ser debatidos.

    O que você achou deste nosso resumo sobre filmes e séries de psicanálise e psicologia que já analisamos no blog? Quais seus filmes e séries preferidos desta lista? Tem mais algum filme de psicanálise ou psicologia, ou série de psicanálise ou psicologia, que você acha que faltou mencionar? Deixe nos comentários, que vamos sempre trazer novas obras para analisar.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *